Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1997 > Índice de artigos > Indicadores comparativos > [Demografia]  
- JANUS 1997 -

Janus 1997



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Demografia

Marco Dinis *

separador

Os indicadores demográficos portugueses demonstram, pela sua semelhança com os restantes países da União Europeia (UE) e mais alargadamente com os da OCDE, a definitiva consolidação da "modernização" da demografia portuguesa. Os factos mais significativos deste processo são a aproximação aos indicadores europeus e o ritmo a que esta se processou (2 a 3 décadas enquanto para outros demorou 4 a 6 décadas).

Em 1993 a Terra tinha cerca de 5.734 milhões de habitantes. Portugal com 9,8 milhões de habitantes representa 2,67% da população da UE, enquadrando-se a nível mundial, em termos económicos, nos países de rendimento intermédio. O crescimento da população mundial bem como o seu ritmo diferenciado são questões actuais, demonstrativas dos diferentes níveis de desenvolvimento no mundo.

A taxa de natalidade baixou fortemente em Portugal desde os anos 60, acompanhando na actualidade a maioria das suas congéneres europeias. Pode referir-se que este indicador apresenta comportamentos diferenciados geograficamente: os valores mais elevados ocorrem no norte da Europa (países escandinavos e ilhas britânicas) e os mais baixos na Europa Mediterrânica.

Integrando os países da OCDE não Europeus na análise, verifica-se que as taxas são bastante mais elevadas nos EUA, Nova Zelândia, Turquia e México. O Japão segue o padrão do sul da Europa baixando a sua taxa ao longo da última década. A nível mundial a taxa de natalidade tem vindo a diminuir, em alguns casos significativamente (economias de rendimento intermédio). No entanto, nas economias de rendimento fraco (excluindo a China e a índia) este indicador, sobe bastante apresentando valores duas e três vezes maiores aos das economias de rendimento elevado.

A taxa de mortalidade é o indicador demográfico mais estável, quer a nível mundial, quer em Portugal onde se encontra actualmente ao nível dos restantes valores europeus. A taxa de mortalidade não apresenta grandes variações entre as várias economias, apesar do valor ligeiramente superior apresentado pelas economias de rendimento fraco.

A mortalidade infantil tem vindo a diminuir nos países da UE, embora a ritmos diferentes devido às diferenças entre os pontos de partida. Os países do sul são os que registam evoluções mais significativas sendo acompanhados pela Áustria. Os países não europeus da OCDE registam valores bastante semelhantes aos da UE. Apenas se observam diferenças significativas no México e Turquia com taxas bastante elevadas. A nível mundial a taxa de mortalidade infantil é, ainda, bastante elevada nos países de rendimento intermédio e fraco. A situação é mais grave nestes últimos devido ao facto de aumentar significativamente, enquanto nos restantes países diminui.

A taxa de urbanização é o indicador demográfico em que Portugal se encontra mais distante dos seus vizinhos da UE. Apesar dos fenómenos de migração das vilas para as cidades e do interior para o litoral, dos anos 70/80, apenas 35% da população portuguesa vive em meio urbano, sendo a Áustria o país da OCDE que mais se aproxima com 55%. A taxa apresentada por Portugal é apenas comparável, a nível mundial, com as taxas dos países de rendimento fraco, ficando bastante aquém dos restantes grupos de economias.

O processo de modernização demográfica e o ritmo rápido a que se desenvolveu, leva-nos a equacionar hoje, problemas como o do envelhecimento da população, que se poderá tornar bastante mais grave em Portugal do que na UE, uma vez que dada a evolução actual do saldo natural e da fecundidade, não parece haver capacidade para substituir gerações.

Topo Seta de topo

 

Informação Complementar

Taxa de Natalidade
Numero de nados-vivos por 1000 habitantes

Taxa de Mortalidade
Número de óbitos por 1000 habitantes

Taxa de Mortalidade Infantil
Número de óbitos de crianças com menos de 1 ano por 1000 nados-vivos

Taxa de Urbanização
Percentagem de população total a viver em meio urbano

Saldo Natural
Diferença entre o número de nascimentos e o número de óbitos

Economias de Rendimento Baixo
São aqueles que têm um PNB per capita igual ou inferior a 695 dólares

Economias de Rendimento Intermédio
Um rendimento entre 695 e 8.625 dólares

Economias de Rendimento Elevado
Um rendimento igual ou superior a 8.626 dólares

separador

* Marco Dinis

Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa. Consultor permanente da CESO I&D.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Estrutura da população da UE por países

Link em nova janela Taxa de natalidade

Link em nova janela Taxa de mortalidade

Link em nova janela Taxa de mortalidade infantil

Link em nova janela Indicadores demográficos portugueses

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores