Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1998 > Índice de artigos > Relações exteriores > Economia e recursos > [A internacionalização das empresas portuguesas]  
- JANUS 2004 -

Janus 2004



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

A internacionalização das empresas portuguesas

Maria Alberto Branco *

separador

A integração de Portugal na CEE, primeiro, a construção da União Europeia e a globalização da economia mundial, depois, vieram alterar o quadro de actuação das empresas portuguesas. De um mercado nacional protegido, as empresas portuguesas viram-se confrontadas com processos de internacionalização passiva, obrigando-as a bater-se com a concorrência de produtos e empresas estrangeiras no seu próprio mercado. O aumento significativo das importações portuguesas e da entrada de investimento directo estrangeiro foram dois processos simultâneos que alteraram o referencial de actuação das empresas portuguesas.

A globalização dos mercados veio aprofundar aquelas alterações colocando as empresas portuguesas perante a necessidade de um outro posicionamento no mercado: "Em determinadas condições — ocorrência de economias de escala ou de gama, repartição internacional mais eficiente das actividades da cadeia de valor, fixação discriminatória dos preços conforme os mercados — a própria internacionalização da empresa provoca o reforço da sua vantagem competitiva inicial. Nestes casos de "negócio global", as políticas de internacionalização da empresa tornam-se, simultaneamente, políticas de competitividade, isto é, condição da sua vantagem competitiva".

A necessidade de uma posição activa sobre o mercado e, nomeadamente, sobre o mercado internacional impõe às empresas portuguesas a necessidade de estabelecer processos de internacionalização activa no sentido de manterem a posição competitiva criada no mercado nacional. A própria concepção de mercado nacional tem vindo a alterar-se na perspectiva de actuação das empresas. A inexistência de barreiras ao movimento de capitais e mercadorias dilui o mercado nacional num mercado mais vasto de carácter mundial. Algumas empresas portuguesas têm, assim, vindo a alterar a sua posição no mercado, quer aproveitando relações de cooperação estabelecidas através de joint-ventures, quer expandindo a sua acção para mercados conhecidos através da actividade exportadora ou por razões sócio-culturais e, por isso, culturalmente mais próximos, quer para outros mais longínquos, com menores custos, disponibilidade de matérias-primas e proximidade de mercados potenciais importantes.

Os processos de internacionalização podem assumir duas formas: por "réplica", modo em que o investimento directo estrangeiro assume particular importância, e por "extensão", onde as exportações são protagonistas. Os processos de internacionalização das empresas portuguesas têm assumido as duas formas. As exportações nacionais cresceram ao longo dos três últimos anos (1994-96) cerca de 24%, isto é, cerca de 11% ao ano e o investimento directo líquido das empresas portuguesas no exterior mais que duplicou no mesmo período. As exportações centram-se nos países membros da União Europeia. Eles constituem o destino de mais de 70% das exportações nacionais. Entre eles destacam-se a Alemanha, a Espanha, a França e o Reino Unido que, em 1996, representavam o destino de mais de metade das exportações nacionais. O investimento líquido das empresas portuguesas no exterior, em 1996, pelo contrário, centrava-se no "Resto do Mundo". Este concentrava mais de metade daquele investimento. A importância do investimento líquido português no "Resto do Mundo" em 1996 constitui uma alteração à situação observada nos anos anteriores, anos em que os países membros da União Europeia representavam cerca de 70% do investimento externo das empresas nacionais, constituindo a Espanha e a França os principais destinos daquele investimento.

Topo Seta de topo

Os investimentos no "Resto do Mundo" constituem, aliás, em 1996, cerca de metade do investimento português no exterior, a par com o investimento na União Europeia, traduzindo a importância dada pelas empresas portuguesas a mercados como os dos países do Leste Europeu, do Brasil e do Extremo Oriente. É por via do que os países membros da União Europeia representavam cerca de 70% do investimento externo das empresas nacionais, constituindo a Espanha e a França os principais destinos daquele investimento. Os investimentos no "Resto do Mundo" constituem, aliás, em 1996, cerca de metade do investimento português no exterior, a par com o investimento na União Europeia, traduzindo a importância dada pelas empresas portuguesas a mercados como os dos países do Leste Europeu, do Brasil e do Extremo Oriente.

É por via do desinvestimento que a União Europeia perde importância no investimento líquido externo, na medida em que é dela que provêm mais de 90% do desinvestimento português no Mundo. A alteração observada relativamente aos países de destino do investimento líquido português não corresponde, no entanto, a alterações na forma como esse investimento se realiza. Em termos líquidos, o investimento das empresas portuguesas processa-se, essencialmente pela participação no capital de empresas existentes, particularmente através da aquisição de partes de capital.

A alteração observada na estrutura dos países de destino do investimento nacional corresponde, no entanto, simultaneamente, a uma alteração nos sectores em que esse investimento se verifica: observa-se, entre 1995 e 1996 e uma diminuição significativa do investimento líquido nos sectores financeiros e um aumento acentuado do peso dos sectores da electricidade, gás e água e da indústria transformadora. Esta constitui, no entanto, uma alteração pontual (possivelmente influenciada pelo investimento realizado pela EDP na aquisição de 30% da Companhia de Electricidade do Rio de Janeiro, 1996) que apenas o futuro poderá permitir determinar se corresponde a uma alteração mais profunda. Isto porque a análise das taxas médias de crescimento do investimento líquido em cada sector permite observar serem os sectores financeiros e da electricidade, gás e água aqueles que apresentam taxas de crescimento médias mais significativas, limitando-se a variação do investimento líquido na indústria transformadora ao período 1995-96, momento em que o valor do investimento líquido nacional naquele sector triplicou.

 

Informação Complementar

A internacionalização das empresas portuguesas: alguns exemplos

Sobrinca na Roménia

"A Sobrinca vai arrancar em Setembro com um investimento na Roménia para produzir componentes para mobiliário. A escolha deste país é uma consequência da forte posição da Roménia na produção de madeira, principalmente faia, e que a coloca no primeiro lugar mundial da exportação de mobiliário"

Público, 19.03.97

Interchampe e Farame no mercado francês

"A Interchampe, que há vários anos exportava para o mercado francês, mas através de um intermediário, criou recentemente uma sociedade de direito local, a Perrot-Inter, em associação com a empresa francesa Maison Perrot. Os portugueses detêm 90% do capital e os sócios franceses o restante." "A Farame, ligada à indústria de componentes automóveis e fornecedora de contentores para os correios franceses, tem neste momento uma fábrica na zona sul de Paris, onde ocupa 60 pessoas na produção de componentes para fornecimento à Renault. A Farame Industrie resulta da associação entre a empresa portuguesa, com 90% do capital, e um sócio francês, Mirelli, com os restantes 10%."

Público, 10.04.97

Portugal é o principal investidor

"Só no ano passado a Caixa Geral de Depósitos comprou o Banco Comercial e de Investimento de Moçambique, o Banco Mello venceu a privatização do Banco Comercial de Moçambique e, em finais de 1995, o Banco Comercial Português criou, de raiz e em parceria com instituições estatais moçambicanas, o Banco Internacional de Moçambique." "Ainda no que toca às privatizações, a Cimpor e a Barbosa & Almeida marcaram trunfos ao passar a controlar a Empresa de Cimentos de Moçambique e a Vidreira de Moçambique, respectivamente."

Público, 22.04.97

Cimpor investe 62 milhões de contos no Brasil

"A Cimpor chegou a acordo para a compra de duas empresas brasileiras de cimento, a Cisafra e a Cimentos Serrana, um investimento que ascende a 62 milhões de contos."

Público, 15.01.97

separador

* Maria Alberto Branco

Licenciada em Economia pelo ISEG. Consultora permanente da CESO I&D.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Evolução das exportações portuguesas

Link em nova janela Destino do investimento directo português

Link em nova janela Investimento directo português no exterior por sectores

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores