Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1998 > Índice de artigos > Olhares sobre Portugal > [Portugal visto de Bucareste: Os romenos da Ibéria têm mais sorte]  
- JANUS 2004 -

Janus 2004



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável


Portugal visto de Bucareste: Os romenos da Ibéria têm mais sorte

Mihai Zanfir *

separador

Do outro lado do território que foi chamado convencionalmente Romania, ou seja da fronteira oposta do antigo Império Romano, da Roménia, Portugal é visto de uma forma estranha: existe para os romenos um Portugal quase imaginário, mas infinitamente mais presente nas suas consciências do que o Portugal real. Por causa da distância geográfica mas sobretudo por causa da lenda cultural que o envolve, Portugal surge preferencialmente para nós com a imagem de um território mirífico, de um país de sonho. Não se trata porém de uma situação sem precedente. No século passado, toda a Ibéria — tal como a Itália aliás — foram vistas pelos primeiros românticos franceses ou ingleses como mundos da fantasia e do inverosímil, territórios garantidamente exóticos. Essa situação durou várias décadas, até que a Ibéria e a Itália reais se substituíram progressivamente às fantasmagorias românticas.

No nosso país a imagem de Portugal permaneceu até hoje num estádio quase mitológico. Entre as poucas coisas que os romenos — mesmo os bem informados — sabem sobre o país mais ocidental da Europa avultam as informações de natureza cultural: é o sítio onde parou Ulisses, o sítio onde a terra acaba e o mar começa, o sítio de onde se partiu à descoberta de novos mundos, a terra onde nasceram Camões e Pessoa — praticamente os únicos nomes de referência. Mas, é sobretudo, a terra onde o clima ameno faz com que as laranjeiras estejam sempre em flor e onde a índole dos habitantes se deixa penetrar obrigatoriamente pela brandura da paisagem. Sobre este fundo comum, tão irreal quanto apaziguador, os poucos elementos concretos, de história recente, dificilmente fazem corpo comum com a imagem tradicional.

Topo Seta de topo

Os romenos sabem que em Portugal aconteceu no ano de 1974 uma revolução anti-ditatorial e que o país passou depois por perturbações que os romenos compreenderam bem, que esteve a um passo de substituir a ditadura de direita pela ditadura da esquerda; mas que agora as coisas acalmaram, e que a Lusitânia penetrou num nevoeiro de prosperidade comum a toda a Europa Ocidental, do qual a Roménia se encontra momentaneamente excluída.

Aliás, alguma literatura escrita por romenos, tendo Portugal como tema ou cenário, não contribuiu de modo nenhum para a diminuição do mito. Dois dos grandes escritores romenos deste século, que viveram algum tempo em Portugal como diplomatas, foram seduzidos principalmente pelo país imaginário, pela lenda portuguesa. Lucian Blaga, um dos grandes poetas romenos, viu a pátria de Camões sob a metáfora de La curtile dorului (Nas cortes da saudade), num volume de versos escritos em Lisboa em 1939; nas poesias deste ciclo, Portugal adquire valor eminentemente simbólico, como território da espera, última paragem do homem antes do mergulho no nada. Mircea Eliade, o conhecido historiador e filósofo das religiões, ao colocar um dos capítulos do seu romance mais representativo Noaptea de Sanziene (O Bosque Proibido), em Lisboa, viu a cidade concreta também com olhos entreabertos de quem procura uma lenda em vez de um país real.

Para além destes conhecimentos intermediários, o que fica para os romenos como informação essencial sobre Portugal é o facto de — humanamente falando — o nosso povo se parecer com o português. Quando terá aparecido pela primeira vez esta ideia na mentalidade colectiva romena? É difícil dizer, mas ela insinuou-se lentamente, tornando-se um verdadeiro lugar comum que ninguém questiona. O que são os portugueses? Uma espécie de romenos da longínqua Ibéria. O que é Portugal? Uma espécie de Roménia vivida em condições históricas e geográficas mais favoráveis. Estas são informações básicas que modelam, para os romenos, o resto das informações recebidas — sejam elas reais ou meio imaginárias. E, no fundo, não será esta a verdade? Relativamente a Portugal os romenos só retiveram o essencial. Bucareste, 10 de Outubro de 1997.

separador

* Mihai Zanfir

Catedrático de Literatura Francesa e Portuguesa na Universidade de Bucareste.

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores