Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1998 > Índice de artigos > Dossier Oceanos > [Oceanos e relações externas portuguesas]  
- JANUS 2004 -

Janus 2004



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Oceanos e relações externas portuguesas

Observatório de Relações Exteriores *

separador

O ano de 1998 tem os Oceanos como tema forte, depois de as Nações Unidas terem proposto que eles sejam objecto de atenção universal e de, em Lisboa, a última exposição mundial do século lhes ser consagrada, coincidindo com os 500 anos da viagem marítima de Vasco da Gama. Os Oceanos são aqui focados a partir da óptica que é própria e característica do Anuário de Relações Exteriores. Não são estudados em si mesmos, mas apenas enquanto relevantes para as relações externas de Portugal. E aí surge-nos uma impressionante variedade de pontos de abordagem.

A longa fronteira marítima de Portugal leva a que, desde cedo, as ligações por via marítima sejam estruturantes da sua identidade, como se o país estivesse, à partida, colocado no ângulo de coincidência dos itinerários de fenícios e de vikings, no cruzamento de influências mediterrânicas e atlânticas. Daí em diante, os mares serão um espaço por excelência do contacto entre portugueses e o resto do mundo. Esse multiforme relacionamento permite enquadrar a análise dos Oceanos em dimensões tão diversas como as políticas e as geoestratégicas, as jurídicas e as científicas, as económicas e as ambientais, as climatéricas e as arqueológicas. Se o transporte marítimo ou as pescas manifestam, de imediato, questões importantes das relações externas portuguesas, o mesmo interesse relacional vamos encontrar, porventura menos evidente, no direito do mar, ou na investigação oceanográfica, ou nos achados subaquáticos. Reputados especialistas registam aqui os seus contributos acerca dessas perspectivas, incluindo-se também um estudo sobre as exposições internacionais, de modo a articular o tema dos Oceanos com o da Expo-98.

O nosso planeta, mais que terrestre, é oceânico. Pelo seu lado, Portugal, solidamente ancorado no continente europeu, é também quase um arquipélago. Essa posição continental e insular dá-lhe potencialidades mas também responsabilidades. Ao inventariar umas e outras, redescobre-se o lugar do país no contexto internacional.

separador

* Observatório de Relações Exteriores

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Oceanos e relações externas portuguesas

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores