Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2001 > Índice de artigos > Actualidade das migrações > A emigração portuguesa > [Os portugueses nas Américas: Venezuela, Canadá e EUA]  
- JANUS 2001 -

Janus 2001



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Os portugueses nas Américas: Venezuela, Canadá e EUA

Nancy Gomes *

separador

O processo de industrialização que teve início na Venezuela nos começos do século XX, estimulou a ida duma importante vaga migratória proveniente da Europa, especialmente de espanhóis, italianos e portugueses. Na década de 70, cidadãos oriundos do sul do próprio continente americano contribuíram também para a definição de uma população venezuelana actualmente bastante heterogénea. Os portugueses estão na Venezuela desde a época dos descobrimentos (1492): o português João Vizcaino era piloto na expedição que fizera Alonso de Ojeda. Durante o período da colonização do território, destaca-se o nome de João Fernandes de Leão e Pacheco, fundador da cidade de Guanare. Uma filha deste ilustre português casou com D. Simón Bolívar, bisavô do libertador Simón Bolívar.

Se visitarmos o famoso monumento do "Campo de Carabobo" (Valência) erguido em honra da mais decisiva das batalhas pela independência nele poderemos ler gravados, os nomes de alguns bravos portugueses que lutaram durante a guerra contra a potência colonial. Hoje os portugueses na Venezuela somam cerca de 480.000 pessoas, sendo 75% natural da Região Autónoma de Madeira — número considerável tendo em atenção o somatório de habitantes residentes na ilha que é de aproximadamente 270.000 pessoas —, havendo contudo alguns contingentes oriundos do Porto e de Aveiro. Esta comunidade formou-se principalmente a partir dum grande número de imigrantes que chegou ao país nas décadas de 50, 60 e 70. Mesmo que distribuídos por todo o território nacional, a grande maioria está concentrada em grandes cidades como Caracas e Valência.

Espalhados pelas mais diversas profissões encontramos entre os luso-venezuelanos alguns grandes empresários, reconhecidos arquitectos e engenheiros, proeminentes advogados, economistas, professores, médicos, padres, militares e alguns (poucos) políticos. Mas o comércio constitui, sem dúvida, a principal actividade desenvolvida pêlos portugueses na Venezuela. Como expoente máximo desta realidade, temos a grande cadeia de supermercados Central Madeirense, um dos maiores grupos económicos da Venezuela, cuja actividade neste momento está descentralizada para a banca (Banco Plaza na Venezuela e Ocean Bank nos EUA), agropecuária e construção civil. Em Caracas encontramos grandes hotéis, famosos restaurantes, extensas áreas comerciais, excelentes night clubs, lojas de roupa, sapatarias, lojas de ferragens, agências de viagens, quiosques, tabacarias, bombas de gasolina, peixarias, talhos, cervejarias, venda de acessórios de automóveis, pertencentes a portugueses. No país, os portugueses são os proprietários de aproximadamente 80% do total das padarias e 60% do total das mercearias.

No sector agrícola os portugueses tem um papel muito importante ao nível da produção e distribuição. Neste sector destacam-se as produções de cana-de-açúcar, arroz, mandioca, batata, tomate e frutos, em especial a banana e laranja. No sector da pecuária, embora em menor escala, a criação de gado bovino e a criação de suínos "cochineras", encontra-se nas mãos de alguns portugueses, especialmente nos estados Miranda, Arágua e Lara.

O português na Venezuela é visto como o comerciante especulador, pelo que constitui um alvo fácil para a agressão por parte das massas populares descontentes e revoltadas. Em 1989, durante o "caracazo" muitos comerciantes portugueses foram vítimas de ataques pela multidão enfurecida. Muitas propriedades de portugueses foram saqueadas e destruídas. A actual situação de instabilidade política e económica que vive "La República Bolivariana" de Hugo Chávez preocupa a comunidade portuguesa que vive e trabalha neste país. O movimento associativo tem grande expressão no seio da comunidade portuguesa na Venezuela. Existe em quase todas as grandes cidades venezuelanas um Centro português. O maior de todos é o Centro Português de Caracas, o maior centro português do mundo, que nos dias mais festivos chega a ser frequentado por cerca de 10 mil pessoas. Estes centros funcionam também como pólos de ligação e criação de lobbies, em especial os de cariz económico. Sendo locais por excelência de óptimo convívio e frequentemente visitados pela "fina flor" da política venezuelana, a Comunidade (com significativo peso económico) transforma-se num verdadeiro grupo de pressão na hora de definir políticas que mexem com os seus interesses. O ensino da língua portuguesa tem sido uma das principais reivindicações dos portugueses na Venezuela.

Topo Seta de topo

 

Os portugueses no Canadá

O Canadá sofreu, desde a II Guerra Mundial, alterações consideráveis no que se refere à composição étnica e racial da população, e é agora conhecido pela sua sociedade culturalmente heterogénea. Um dos grupos de imigração relativamente recente que contribuiu para esta heterogeneidade foram os portugueses, cujo somatório varia entre os 400 a 500 mil.

Os portugueses foram para o Canadá há pouco mais de 40 anos. Foi uma longa e difícil viagem desde as ilhas dos Açores e da Madeira, ou desde o continente, de início para zonas rurais e depois para as maiores cidades do Canadá. Começaram pelo trabalho duro, empregando a sua actividade com especial incidência na construção. Saíram das suas mãos obras como a CN Tower ou o Skydome. Nas últimas quatro décadas os portugueses atingiram um nível de organização comunitária notável, desenvolvendo na sua própria língua serviços de comunicação e informação, negócios e serviços comerciais.

Hoje há luso-canadianos espalhados por todos os ramos da actividade, e já vemos até tentativas de alcançar lugares políticos, candidaturas em Toronto e em Montreal, por exemplo. Um português já foi director da faculdade de arquitectura da Universidade de Toronto e um outro presidente de um grande grupo financeiro. Encontramos centenas de advogados e de médicos portugueses, além de professores universitários, altos funcionários governamentais locais e funcionários das repartições públicas. No que se refere à comunidade portuguesa na Província do Québec e nas Províncias Marítimas e segundo as estatísticas do governo local, consta existirem cerca de 48.000 residentes de origem portuguesa, mas este número pode não corresponder à realidade dado que as referidas estatísticas provêm do recenseamento da população, mas sendo os jovens que respondem aos questionários, têm tendência a confundir a origem, com a língua que falam na escola.

Calcula-se, assim, que 55.000 será um número mais realista. Quanto às actividades económicas e no que se refere aos sectores profissionais começa a verificar-se a presença de portugueses em profissões liberais, embora em número ainda pouco representativo, como seja o caso dos médicos, engenheiros, advogados (estes em maior número), notários e dois casos de portugueses em postos de relevo no sector bancário. A grande maioria, contudo, trabalha na construção, na indústria hoteleira, restauração, manufacturas e no sector dos serviços públicos. Há uma proliferação de pequenos comércios. Relativamente ao peso político, a presença de portugueses é quase inexistente, muito embora tenhamos neste momento um português, originário dos Açores, como Presidente da Câmara Municipal de Anjoi (um dos distritos da vasta região de Montreal) e um outro (do Continente) como Presidente do Conselho das Relações Interculturais do governo do Québec.(1)

 

Portugueses nos EUA

Os portugueses desempenharam um papel muito importante na descoberta e exploração das zonas costeiras ao nordeste e Pacífico da América do Norte, particularmente na região que hoje conhecemos por Estado de Califórnia. Apesar de não terem sido estabelecidas importantes colónias nesta parte do continente, os portugueses constituíram, sem dúvida, uma importante comunidade de imigrantes nos fins do século XIX e primeira metade do século XX.

A imigração portuguesa nos EUA registou um aumento significativo durante o século XIX, mesmo sem ter alcançado grandes proporções. A maior parte desses imigrantes vieram das ilhas dos Açores e foram imediatamente envolvidos na indústria criada em torno da pesca da baleia. Estas comunidades concentraram-se no sudeste de New England (especialmente nos arredores de New Bedford, Massachusetts), estabelecendo-se em pequeno número no Havai e ao longo da costa californiana. Mas o maior número de imigrantes chegou nas duas últimas décadas do século XIX e na primeira metade do século XX, concentrando-se nas zonas industriais do sudeste de New England e estabelecendo comunidades agrícolas ao redor da bacia de San Francisco e através do Vale de San Joaquin e centro de Califórnia.

Segundo as estatísticas oficiais, o Estado de Massachusetts ocupa o segundo lugar entre os Estados norte-americanos com maior percentagem de população portuguesa ou descendente de portugueses. De acordo com os resultados do censo de 1990, estima-se que a população de origem portuguesa só em New Bedford é de 136.000 habitantes, mas o número cresce para 272.610 quando incluímos as primeiras e segundas gerações. Aproximadamente 70% da comunidade portuguesa que reside nesta área provém da região autónoma de Açores (80% da ilha de São Miguel), 3% da região autónoma de Madeira e 27% de Portugal continental.

Durante as primeiras décadas do século XX, Providence, Rhode Island, chegou a substituir New Bedford como porta de entrada para a imigração portuguesa. Apesar de a maior parte dos imigrantes que vieram para a cidade se terem movimentado para outras zonas industriais no sul de New England ou para as zonas agrícolas, no centro da Califórnia, muitos dos restantes trabalharam nas fábricas têxteis da cidade. No ano de 1915, Providence e East Providence contava com aproximadamente 5.000 residentes de origem portuguesa. Encontramos uma concentração significativa de luso-americanos na área metropolitana da cidade de Nova Iorque, com importantes ramificações nos bairros de Manhattan e Brooklyn, na comunidade suburbana de Yonkers em Westchester County e The Long Island Town de Mineola em Nassau County. Estas duas últimas comunidades formaram-se a partir de 1920, com trabalhadores da indústria têxtil que se movimentaram de New Bedford e de outras zonas industriais para o sul de New England. Outra comunidade da zona metropolitana de New York que representa alguma da mais recente imigração portuguesa é Newark, em New Jersey. Chegaram de Portugal continental, particularmente das vilas de pesca do norte do país. Na altura da II Guerra Mundial esta comunidade portuguesa tinha uma população aproximada de 6.000 habitantes.

 

Informação complementar

Algumas Associações Portuguesas em New Jersey:

Academia do Bacalhau de Newark, Açores Social e Sport Club, Amigos da Freguesia de Parada, Associação Recreativa e Cultural Gafanhenese, Casa do Alentejo, Casa do Ribatejo, Casa do Minho, Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro-USA, Centro Cultural "Os Serranos", Centro Recreativo Madeirense, Conselho Paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Convívio Algarvio, Fundação Bernardino Coutinho, Lar dos Leões de New Jersey

 

Algumas Universidades dos EUA onde se ensina o português:

University of Arizona; University of Califórnia at Berkeley, Irvine, Los Angeles, Riverside, Santa Barbara; Stanford University; Yale University; University of Connecticut; Georgetown University; University of Florida; Georgia; lowa State; Chicago; Illinois; Tulane University; Massachusetts; Harvard University; Maryland, Michigan, Princeton University; New Jersey; New México; Co-lumbia University; Cornell University; New York University; Miami University; University of Texas; Smith College.

__________
1 Informação obtida no Consulado geral de Portugal em Montreal através da Dr.ª Maria Luísa Fernandes, Chefe dos Serviços Sociais e Culturais.

separador

* Nancy Gomes

Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Central da Venezuela. Mestre em Relações Internacionais pelo ISCSR Docente na UAL

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Distribuição da população portuguesa em New Bedford

Link em nova janela População portuguesa ou descendentes, declarada no último recenseamento dos EUA

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores