Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1997 > Índice de artigos > Relações exteriores: movimento de populações e permutas culturais > [Audiovisual]  
- JANUS 1997 -

Janus 1997



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Audiovisual

Rui Cádima*

separador

Em 1994 foram estreadas em Portugal (Continente e Ilhas) 186 longas metragens, 115 delas de origem norte-americana (61,8 %). Portugueses eram estreados apenas 9 filmes (4,9%), enquanto que a totalidade dos europeus correspondia a uma percentagem de 28,5 por cento. Estes números evidenciam à saciedade a enorme dependência do mercado de exibição/distribuição nacional face ao produto norte-americano.

No que respeita ao número de salas, o total nacional apurado é de 175, a que correspondem 7,135 milhões de espectadores, o mais baixo valor de sempre. Como termo de comparação, repare-se que em 1989 essa frequência foi de 18,9 milhões de espectadores e, em 1975, foi de 41,5 milhões. Estabelecendo-se a comparação com 1989, a quebra percentual do total de salas a nível nacional foi da ordem dos 53%.

Contudo, em termos de receitas, um menor número de espectadores realizou um maior volume de negócios. De facto, em consequência do constante aumento do preço do bilhete de cinema, verifica-se, por exemplo em relação a 1992, um aumento de receitas significativo, da ordem dos 20,9 por cento.

 

Filmes portugueses no estrangeiro

Apenas uma nota para referir a necessidade de apostar mais seriamente na difusão do cinema português junto dos PALOP. A título de exemplo, repare-se que em 1995 não foi exibido qualquer filme português em Angola, S. Tomé e Guiné-Bissau.

 

Radiografia da distribuição

Em termos da distribuição e da capacidade de estreia e, portanto, do número de salas, o mercado é detido em cerca de 60 por cento pela Lusomundo, que também representa a esmagadora maioria das "majors" norte-americanas, excepto a Fox e a Columbia/Warner, embora com esta tenha uma "joint-venture" para o lançamento de novas salas. Trata-se assim de uma situação que, segundo empresas e personalidades do sector, configura uma espécie de monopólio ou um abuso de posição dominante no mercado em função das regras da concorrência.

Efeitos imediatos deste sistema: manutenção de um modelo de distribuição que privilegia o filme de «grande público» norte-americano, em detrimento do filme europeu (em particular, defendido por uma pequena distribuidora, a Atalanta/Medeia) e nomeadamente do cinema português, que por esse motivo pode ver negada a possibilidade de ser exibido em todo o território nacional (problema que teve, por exemplo, José Fonseca e Costa com o seu último filme, "Cinco Dias, Cinco Noites", estreado em 1996 apenas em cinemas de apenas algumas regiões do país). Nesse sentido foram apresentadas queixas, ainda durante o governo de Cavaco Silva, à Direcção-Geral de Concorrência e Preços, que aliás não chegaram a produzir qualquer efeito.

Topo Seta de topo

 

Televisão

Dados do Observatório Europeu do Audiovisual e da Comissão Europeia (Fonte: ETS) sobre a origem dos programas de ficção importados por 88 estações de televisão da União Europeia (filmes, telefilmes, séries e novelas) confirmam, tal como já vimos para o caso do cinema, uma situação há muito conhecida: o esmagador domínio da ficção norte-americana, que representa 69% do total da programação de ficção importada pelas mesmas 88 redes consideradas. Em Portugal, esse valor é significativamente mais baixo se atendermos ao tempo total de emissão de ficção relativo aos quatro canais generalistas (Canal 1, TV2, SIC e TVI): média de 45,7%.

Há no entanto que considerar que esta quase excepção portuguesa à regra europeia tem a ver com a forte percentagem da ficção brasileira/outra: média de 29% no conjunto dos quatro canais. Visto canal a canal, com percentagens relativas ao tempo total de ficção importada, Canal 1 e TVI ultrapassam os 50 por cento em termos de ficção norte-americana; e em termos de ficção não-europeia, então é o descalabro: Canal 1 - 80,61%; SIC -80,24%; TVI - 90,07%. Salva-se a TV2, que apresenta uma quota de 51,15%.

 

Informação Complementar

Por uma reforma do audiovisual

São recorrentes as estimativas pessimistas quanto à possibilidade do mercado publicitário nacional poder manter quatro canais generalistas de televisão. Do nosso ponto de vista, há que resolver esta questão com a reorientação do serviço público. Mas num contexto de redes e serviços diversificados — locais, regionais, temáticos, por cabo, Pay TV, Direct TV, Video-on-demand, etc. — há que acreditar nos mercados específicos dessa mesma oferta.

Vendo a questão numa perspectiva integrada, em termos da convergência de sectores, e relevando de facto os sectores concorrenciais mais directos — a televisão hertziana, o satélite, o vídeo e os sistemas multimédia — a tendência é para uma cada vez maior quota de mercado das redes não generalistas. Resolvidos os problemas de ordem tecnológica, resta ao legislador cumprir com celeridade as suas competências. Uma vez clarificados os campos tecnológico e jurídico, resta saber quais, efectivamente, as potencialidades concretas dos serviços de tipo interactivo para gerar recursos e fazer amortizar os custos da instalação.

Mas o ponto fundamental continua a situar-se no plano da indústria dos conteúdos. É imperioso incentivar inequivocamente a produção de programas, filmes, conteúdos "on" e "off-line", que venham assim a equilibrar o mercado, controlado pelos produtos americanos.

Por isso, a estratégia de desenvolvimento do audiovisual em Portugal passa necessariamente pela sua democratização no plano das comunidades locais, pela correcção da estratégia do serviço público de televisão — com um só canal nacional, a par da RTPi, podendo ser o outro sub concessionado, por exemplo, ou cedido às redes regionais —, com o incentivo à produção de ficção nacional, com a criação de um Instituto do Audiovisual com competências na área do arquivo, do controlo e da regulação do sector e da investigação. Finalmente, com a cablagem do território nacional, preparando-o para a «rede-matriz» das auto-estradas da informação.

separador

* Rui Cádima

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa. Professor de Ciências da Comunicação na UNL.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Cinema em Portugal em 1994

Link em nova janela Total de filmes portugueses em manifestações cinematográficas no estrangeiro - 1995 (festivais, ciclos, mostras)

Link em nova janela Filmes estreados em Portugal em 1994

Link em nova janela Origem dos programas de ficção difundidos em 1994

Link em nova janela Origem dos programas de ficção não-europeia difundidos, 1994

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores