Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1997 > Índice de artigos > Relações exteriores: economia e recursos > [Moeda e Preços]  
- JANUS 1997 -

Janus 1997



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Moeda e Preços

Henrique Morais *

separador

A taxa de inflação evidenciou uma clara tendência decrescente em 1995, na sequência do processo desinflacionista que se iniciou em finais de 1990 e que tem caracterizado a política económica em Portugal. Nos últimos cinco anos, a taxa média de inflação desceu cerca de 9,3 pontos percentuais, passando do valor médio de 13,4% em 1990, para 4,1% em 1995.

A taxa de variação homóloga registou igualmente uma significativa descida ao longo do ano, atingindo em Dezembro 3,4% (4,0% em Dezembro de 1994). Por outro lado, verificou-se uma progressiva aproximação dos níveis de preços face à média da União Europeia, sendo o respectivo diferencial em termos médios de 0,9 p.p. (2,2 p.p. em 1994). Este nivelamento da taxa de inflação interna face à média comunitária é, como se sabe, uma condição essencial para o cumprimento dos critérios de convergência de Maastricht. A este propósito, saliente-se que o critério de convergência para a inflação apontava, no ano de 1995, para uma taxa média de inflação de 2,9%.

A desaceleração do ritmo de crescimento dos preços tem assentado desde 1990 na estabilidade cambial, associada à adesão do escudo, em Abril de 1992, ao Mecanismo de Taxas de Câmbio (MTC) do Sistema Monetário Europeu. No entanto, em 1995 o escudo sofreu algumas pressões ao longo do primeiro semestre, retomando a estabilidade cambial a partir do início do segundo semestre. Por outro lado, os salários nominais continuam a registar ritmos de crescimento menos acentuados, enquanto a procura interna revela igualmente alguma fraqueza, o que contribui ainda para a referida estabilização dos preços internos.

O índice de preços no consumidor desagregado por classes evidencia uma tendência de desaceleração, com excepção do tabaco e despesas do fumador (6,1% em 1994, 6,3% em 1995). Nas restantes classes, convirá salientar, pela magnitude das variações, a diminuição do ritmo de crescimento dos preços da saúde (2,9 p.p. face ao ano de 1994) e do vestuário e calçado (2,2 p.p.). Para além disso, a classe da alimentação e bebidas, que é responsável por 41,8% do total, registou uma descida de 0,8 p.p. face ao ano anterior.

 

Política Monetária

A política monetária em Portugal teve como principal objectivo nos últimos anos a estabilidade dos preços internos e, para isso, pretendeu-se atingir uma relativa estabilização do escudo nos mercados cambiais internacionais. No primeiro semestre de 1995, registou-se no âmbito do SME alguma perturbação, centrada inicialmente na peseta e que implicou um realinhamento das moedas no MTC do Sistema Monetário Europeu — que no caso espanhol significou a desvalorização em 7% da taxa central da peseta. O clima de instabilidade influenciou também a moeda nacional, tendo esta registado igualmente um realinhamento de 3,5% em Março.

Por outro lado, o banco central interveio activamente no mercado cambial no período mais conturbado, enquanto as taxas de juro do mercado monetário reagiram, como é natural, em alta a esta instabilidade cambial. No entanto, o escudo registou neste período depreciações face ao marco significativamente menores do que outras moedas da União Europeia, como a peseta e o franco francês. No segundo semestre, as pressões cambiais no seio do SME abrandaram acentuadamente, assistindo-se deste modo a alguma apreciação do escudo face ao marco. A nossa moeda revelou novamente uma menor volatilidade do que algumas divisas do MTC, pelo que a referida apreciação foi de menor amplitude.

O escudo permaneceu ao longo do ano dentro dos limites do MTC do SME (bandas de 15%). O desvio do escudo face à moeda mais fraca do MTC era em Dezembro de 1995 de 2,78% (2,62% em Dezembro de 1994), enquanto o desvio em relação à moeda mais forte diminuiu para - 2,85% (- 4,46%).

O índice de taxas de câmbio do escudo revelou ao longo de 1995 alguma estabilidade, atingindo em Dezembro o valor de 84,788 (84,572 em Dezembro de 1994). Para além disso, verificou-se uma tendência de apreciação da moeda nacional face ao dólar americano, tendo a cotação média em Dezembro de 1995 registado o valor de 150,939 (161,240 no final de 1994). A cotação oficial indicativa do marco alemão assumiu em Dezembro o valor médio de 104,86 (102,57 em Dezembro de 1994), sendo de salientar que o marco evoluiu em alta acentuada desde meados de 1992, o que determinou igualmente a sua valorização face ao escudo.

Topo Seta de topo

As taxas de juro oficiais registaram ao longo de 1995 uma tendência clara de descida, em consequência da estabilidade cambial e da quebra dos níveis de inflação que caracterizaram o referido período. A taxa regular de cedência de liquidez atingiu no final do ano 8,5%, o que representou uma descida de 0,375 p.p. face ao valor de 8,875% que vigorava no início do ano. Para além disso, a facilidade diária desceu em idêntico período 1,0 p.p., registando em Dezembro o valor de 10,50% (11,50% no mês homólogo do ano anterior). A taxa oficial de absorção de liquidez evoluiu igualmente em baixa, tendo assumido em Dezembro o valor de 7,75% - 8,50% no final de 1994.

Convirá ainda referir que outras taxas de juro de referência para os mercados evidenciaram um comportamento similar, em particular a taxa de desconto do Banco de Portugal que desceu em 1995 para 9,5% (10,5% em Dezembro de 1994) e a taxa base anual dos bilhetes do tesouro que atingiu 8,86% (10,55%). Paralelamente, verificou-se uma descida generalizada das taxas de juro praticadas no mercado interbancário, tendo a taxa de juro do "overnight" atingido em Dezembro de 1995 o valor médio de 8,610% (8,898% em Dezembro de 1994).

Em 1995 intensificou-se a política monetária expansionista que vinha a ser seguida desde o ano anterior, com as taxas de rentabilidade dos títulos de prazo mais longo a evoluírem acima das taxas mais curtas. Deste modo, a inclinação da curva de rendimentos em Portugal revelou-se claramente positiva, à semelhança do que ocorreu na generalidade dos países da União Europeia neste período.

 

Informação Complementar

A evolução da inflação em Portugal

Nos últimos anos, o controlo da inflação constituiu um dos objectivos fundamentais da política económica e, simultaneamente, um dos mais eficazmente atingidos. Em termos históricos, Portugal não tem uma tradição altista no que diz respeito às taxas de crescimento dos preços, como se pode verificar pela taxa média de inflação de 3% no período 1950/70. No entanto, os anos 70 e a primeira metade da década de 80 salientam-se pelas fortes taxas de inflação internas, que chegaram a ultrapassar, em valores homólogos, a fasquia dos 30%, sobretudo em 1974, 1977 e 1984.

A necessidade de assegurar a estabilidade cambial, associada ao cumprimento dos critérios de convergência de Maastricht, elevou a objectivo fundamental nos anos 90 a diminuição da taxa de inflação interna. Em termos médios, este indicador passou de 13.4% em 1990, para 4.1% em 1995, diminuindo o diferencial face à União Europeia em idêntico período de 7.8p.p. para 0.9 p.p.

O processo desinflacionista foi especialmente forte em 1995, tendo a inflação atingido mínimos históricos, quer em termos médios ou homólogos. A taxa de variação homóloga desceu entre Janeiro e Dezembro cerca de 1.1 p.p., atingindo o valor de 3.4% no final do ano, enquanto a taxa média diminuiu 1.0 p.p.

A descida da taxa de inflação, justificada pelo objectivo fundamental de manter o país em condições de aderir à moeda única europeia, tem ainda outras justificações económicas. Em primeiro lugar, este processo provoca uma diminuição da incerteza dos agentes económicos sobre a evolução futura dos preços, o que é de extrema importância para as decisões de consumo/investimento.

Por outro lado, a estabilização dos preços permite um maior equilíbrio a nível das taxas de juro, incentivando o investimento e contribuindo para a estabilidade monetária, o que terá consequências positivas a nível do crescimento da actividade económica.

separador

* Henrique Morais

Licenciado em Economia pelo ISEG. Docente na UAL.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Inflação - taxa de variação média

Link em nova janela Índice de preços no consumidor por classes

Link em nova janelaTaxas oficiais - valores em Dezembro

Link em nova janela Taxas do mercado interbancário - valores em Dezembro

Link em nova janela Taxas longas versus taxas curtas - valores em Dezembro

Link em nova janela Inflação - taxa média e diferencial P/UE

Link em nova janela Inflação - taxa média e taxa homóloga

Link em nova janela Cotações oficiais indicativas, índice de taxas câmbio do escudo (ITCE), marco e dólar

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores