Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2001 > Índice de artigos > Actualidade das migrações > A emigração portuguesa > [Panorama histórico da emigração portuguesa]  
- JANUS 2001 -

Janus 2001



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Panorama histórico da emigração portuguesa

Maria Luís Rovisco *

separador

Não obstante a ausência de dados estatísticos consistentes sobre a emigração portuguesa até ao séc. XIX, é possível afirmar-se que a génese do fenómeno emigratório remonta já ao período das Descobertas. Embora alguns autores, como Eduardo Lourenço (1), salientem que as saídas massivas de população portuguesa registadas, ao longo dos séculos XV e XVI, quer para as índias quer para o Brasil não constituem verdadeiros fluxos emigratórios, a verdade é que o contexto histórico que lançou os portugueses além-mar definiu, em certa medida, os destinos preferenciais da primeira vaga emigratória. A abordagem histórica da emigração portuguesa contempla forçosamente a avaliação de dois movimentos distintos — o movimento transoceânico e o movimento intra-europeu.

O movimento transoceânico é o mais antigo e dominou ao longo de todo o século XIX, dirigindo-se predominantemente para o Brasil. Ao longo do século XX, para além do Brasil, os EUA, o Canadá, a Venezuela e a África do Sul contam-se entre os destinos mais procurados no contexto desta corrente. O movimento intra-europeu, bastante mais recente, estabelece-se sobretudo na segunda metade do século XX, constituindo a França e a Alemanha os principais pólos de atracção.

 

O movimento transoceânico

A partir do século XVII, com um fluxo emigratório para o Brasil constituído, em grande parte, por indivíduos provenientes do campesinato que saem do país em busca de melhores condições de vida (de início, nas plantações de tabaco e da cana-de-açucar e, mais tarde, na extracção mineira), começam a desenhar-se os contornos da corrente que designámos por "movimento transoceânico".

Desde o século XVII até meados do século XX, a corrente para o Brasil dominou o panorama da emigração portuguesa, apresentando valores sempre superiores a 50% do total da emigração, que só vieram a decair na década de 60. Factores relacionados com a estrutura social e económica portuguesa contam-se entre as causas deste movimento; o atraso no desenvolvimento industrial e uma economia assente num sector primário fortemente deficitário propiciaram uma quantidade excessiva de mão-de-obra disponível que, sem outra alternativa, veio engrossar o contingente emigratório para o Brasil.

A perspectiva de uma melhoria das condições materiais alimentou o sonho de um enriquecimento fácil, que nem sempre se concretizou. São, no entanto, de salientar, ao longo do século XIX, as obras de benemerência que emigrantes portugueses retornados do Brasil (os "brasileiros" (2)) ergueram após o regresso ao país. Refira-se ainda que, em meados do século XIX, e na sequência do desaparecimento do tráfico negreiro, a carência de mão-de-obra então gerada levou o governo brasileiro à implementação de uma política de imigração (redes de "engajadores" encorajados pelo governo procuravam atrair emigrantes oriundos da Europa) que em muito contribuiu para a eleição do Brasil como destino preferencial.

Actualmente, e graças à presença constante dos portugueses ao longo de vários séculos, encontra-se no Brasil uma das maiores comunidades de luso-descendentes, já fortemente enraizada na sociedade de acolhimento. Nas duas primeiras décadas do século XX, os EUA impõem-se como um dos principais destinos da emigração portuguesa, assumindo o contigente emigratório para este país proporções que só viriam a repetir-se nas décadas de 60 e 70. Ao contrário do movimento para o Brasil que é geralmente composto por indivíduos oriundos de Portugal continental, a corrente que se dirige para os EUA provém maioritariamente das ilhas dos Açores. Este ciclo teve início, ainda no século XIX, com uma vaga emigratória, de natureza familiar, dos arquipélagos da Madeira e dos Açores para as ilhas do Hawai. O fluxo para o Hawai manteve-se especialmente activo na segunda metade do século XIX, vindo a extinguir-se quase totalmente já nas primeiras décadas do século XX.

Tal como se verificou com a emigração para o Brasil, a corrente para os EUA desenrolou-se numa conjuntura em que condições económicas altamente desfavoráveis obrigaram milhares de portugueses, muitos deles ligados à vida rural e jovens do sexo masculino com baixas qualificações, a sair do país. As comunidades portuguesas nos EUA viriam então a concentrar-se num número reduzido de regiões — Massachusetts, Califórnia, Rhode Island, New Jersey, Connecticut e o Hawai surgem como as principais zonas de fixação. Refira-se ainda que os portugueses residentes distribuem-se por um número muito diverso de actividades profissionais. Nos dias de hoje, as políticas de restrição à imigração impostas pelo governo americano provocaram uma retracção considerável desta vaga emigratória, mantendo-se todavia a preferência por este destino.

Topo Seta de topo

O Canadá surge nas décadas de 60 e 70 como um novo pólo de atracção, embora com números sempre inferiores aos registados para os EUA. Originários na sua grande maioria das ilhas atlânticas (contando o arquipélago dos Açores o maior número de saídas), estes emigrantes do sexo masculino, detentores de baixos níveis de qualificação, partem sozinhos para o Canadá em busca de emprego nos grandes centros urbanos, distribuindo-se, com particular incidência, pêlos sectores da hotelaria, restauração e construção civil. Mais tarde, logo que as condições económicas o permitissem, juntavam-se-lhes a mulher e os filhos. Os portugueses residentes concentraram-se, sobretudo, em cidades como Toronto, Otawa, Montreal, Hamilton, Kitchener e Winnipeg.

Um outro ponto de chegada da emigração portuguesa para as Américas que importa considerar é a Venezuela. O movimento para este país desenvolveu-se essencialmente, e sem grandes oscilações, entre as décadas de 50 e 70. Tratando-se de um fluxo maioritariamente oriundo da ilha da Madeira, a emigração para a Venezuela é composta por indivíduos pouco qualificados, que acabam por encontrar emprego na agricultura ou nos sectores dos transportes e da construção civil. Mais recentemente, registou-se um aumento do nível de qualificação dos emigrantes que seguem para este país. É de notar que a comunidade residente se revelou bastante dinâmica na promoção de actividades associativas (como a Casa da Madeira, o Clube Desportivo Português e o Centro Social Português de Caracas) e no estabelecimento de órgãos de comunicação social dirigidos à comunidade portuguesa (é o caso dos semanários Ecos de Portugal e o Lusitano).

Finalmente, com a corrente dirigida para a África do Sul fechamos o ciclo do movimento transoceânico. Os dados estatísticos disponíveis a partir dos anos 50 permitem-nos concluir que é durante os anos 60 que este fluxo atinge maior relevância, apresentando valores pouco significativos já a partir do final da década. A generalidade dos indivíduos que integram esta corrente são originários da ilha da Madeira ou portugueses vindos de Moçambique. Enquanto os emigrantes madeirenses apresentam um baixo estatuto sócio-económico, que acabaria por se reproduzir no país de acolhimento, os portugueses chegados de Moçambique, com alto nível de escolaridade e poder económico, contribuíram para um aumento significativo do prestígio social e influência política da comunidade portuguesa.

 

O movimento infra-europeu

O fluxo para a Europa, sobretudo para a França e para a Alemanha, apresenta características distintas do movimento transoceânico. As políticas de restrição à imigração promulgadas pelo Brasil e o sucesso do plano Marshall, que gerando um déficit de mão-de-obra obrigou os países industrializados da Europa ao recrutamento de trabalhadores estrangeiros, determinaram fortemente o estabelecimento e a orientação do movimento intra-europeu. É neste contexto que redes de engajadores, com promessas de salários superiores e beneficiando da cumplicidade dos governos dos países receptores, aliciam muitos portugueses para o trabalho nos sectores da construção civil, obras públicas, serviços domésticos e agricultura, em especial na França e na Alemanha.

Na década de 60, a França, superando o Brasil, impõe-se como destino preferencial, iniciando-se assim um novo movimento na história da emigração portuguesa.

O fluxo para França começou a desenhar-se a partir dos finais dos anos 50, mas é na década seguinte que se regista o maior número de saídas. Segundo estatísticas oficiais, se ao longo dos anos 50 o número de emigrantes para França se ficou pelos 15 000, o balanço para a década de 60 indica um contingente emigratório superior a 300 000 indivíduos. A partir da década de 70, esta vaga emigratória vai-se reduzindo progressivamente atingindo, já no final dos anos 80, valores bastante diminutos.

A emigração para a Alemanha registou-se, quase exclusivamente, durante as décadas de 60 e 70. Apresentando sempre um volume de saídas inferior ao verificado para França, o número de emigrantes que se dirigiu para este país ao longo dos anos 70 quase duplica o verificado na década anterior, vindo a atingir valores quase residuais no decorrer da década de 80. Saliente-se, no entanto, que as estatísticas oficiais não contemplam os números relativos à emigração clandestina, que se crê muito superior à oficialmente registada.

O perfil do emigrante português para a Europa é relativamente fácil de traçar: de início, tratava-se sobretudo de jovens do sexo masculino, muitos deles casados, de baixo estatuto sócio-económico e habilitações literárias muito fracas ou mesmo inexistentes que, dadas as deficiências estruturais da economia portuguesa (designadamente no que se refere à incapacidade do país para absorver a mão-de-obra excedentária do sector primário), se viram obrigados a procurar trabalho nos países industrializados da Europa central. Posteriormente, e sobretudo em virtude do reagrupamento familiar, verifica-se um aumento progressivo da emigração feminina. A generalidade destes indivíduos era proveniente de Portugal continental, continuando a população das ilhas atlânticas a preferir as Américas. Ao contrário da corrente transoceânica que apresenta um fraco movimento de retorno, o fluxo para a Europa, graças às ligações à terra natal (concretizadas nas deslocações frequentes ao país de origem) e à possibilidade do regresso definitivo, desenvolveu uma forte interdependência entre locais de origem e pontos de chegada, que torna ainda mais evidente essa característica marcante da emigração portuguesa — a "especialização de destinos" (a correspondência entre regiões de origem e pontos de chegada no país de acolhimento).

Na viragem para os anos 80, e na sequência da crise petrolífera de 1973/74 que levou os países desenvolvidos da Europa a restringir acentuadamente a entrada de imigrantes, assistimos a uma grande retracção do movimento intra-europeu, sendo no entanto de registar a Suíça e o Luxemburgo como novos pólos de atracção. O grosso do fluxo emigratório português tem dirigido desde então para as Américas (em especial, EUA e Canadá), embora com um volume inferior ao verificado em décadas anteriores, e para a Austrália.

__________
1 Cf. Lourenço. Eduardo, A Nau de Ícaro seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia, Lisboa, Gradiva, 1999, p. 45.
2 Cf. Serrão, Joel, "Notas sobre a emigração e mudança social no Portugal contemporâneo" in Análise Social, n.ºs- 87-88-89, vol. XXI, Lisboa, p. 999.

separador

* Maria Luís Rovisco

Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Doutoranda no Departamento de Sociologia da Universidade de York.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Emigrantes por países de destino e regiões de origem (1960-1969)

Link em nova janela Emigrantes por países de destino e regiões de origem (1970-1979)

Link em nova janela Emigrantes segundo o destino (1900-1949)

Link em nova janela Emigrantes segundo o destino (1950-1988)

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores