Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2005 > Índice de artigos > Internacionalização da economia portuguesa > [Política pública, internacionalização e envolvente empresarial]  
- JANUS 2005 -

Janus 2005



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Política pública, internacionalização e envolvente empresarial

Jorge Abegão *

separador

Os grandes objectivos do nosso desenvolvimento económico, que há mais de uma década têm sido reafirmados pelos sucessivos governos, quer no âmbito nacional, quer a nível da União Europeia, são a melhoria da competitividade e a criação sustentada de melhores empregos. A prossecução destes objectivos pressupõe de uma forma cada vez mais intensa a internacionalização da nossa economia, exigindo às empresas uma presença internacional reforçada em velhos e novos mercados.

A internacionalização de uma economia, que outrora se caracterizava fundamentalmente pelos fluxos de comércio externo e movimento de pessoas, traduz-se actualmente numa intensificação dos movimentos internacionais de investimento directo para o interior e exterior, constituindo, estes últimos, um instrumento prioritário dessa internacionalização. Deste modo, internacionalizar abrange iniciativas que se poderão traduzir em exportar mais e melhor, garantir a presença em mercados através de parcerias ou cooperação, captar investimento directo estruturante ou ainda optimizar a localização dos processos de fabrico ou o acesso a conhecimento e a inovações tecnológicas.

Este fenómeno está muito marcado pela consolidação progressiva do mercado único europeu. Na segunda metade da década de 90, o total de fluxos internacionais de investimento directo quase quadruplicou, registando um crescimento médio anual de 30,9%, face a uma variação média das trocas comerciais e do produto mundial, respectivamente, de 8,3 e 3,1%, em termos reais. As empresas portuguesas, confrontadas com o acréscimo da concorrência, quer no quadro da construção europeia, envolvendo agora 25 países, quer no mercado global, necessitam de construir e adquirir uma maior iniciativa internacional, procurando a cooperação e as parcerias adequadas, uma presença mais constante nos mercados mais dinâmicos e uma maior proximidade dos centros de decisão e inserção em rede de conhecimento, ultrapassando insuficiências logísticas e maximizando as oportunidades abertas pelas novas tecnologias e serviços.

A internacionalização é, portanto, um desafio global politicamente e economicamente assumido da sociedade portuguesa, envolvendo o(s) governo(s) na implementação de políticas visando criar condições adequadas a nível da envolvente, valorizando os recursos nacionais, na promoção de infra-estruturas, de um ambiente macroeconómico e de um sistema competitivo favoráveis a um novo protagonismo empresarial na dinamização da internacionalização da nossa economia. Para os Estados a internacionalização é uma ameaça e uma oportunidade. Sendo um constrangimento resultante da globalização da economia, é também uma oportunidade implicando a assunção de uma estratégia que promova os interesses vitais do país.

 

Política de internacionalização da economia

Na década de 90, acentua-se a preocupação na política governamental portuguesas de dotar o país de uma estratégia de internacionalização da economia portuguesa, com uma primeira referência substancial em 1992, com a criação do Programa de Apoio à Internacionalização das Empresas Portuguesas, consagrada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/92, de 9 de Julho, e posteriormente, com maior dimensão e clareza, através da nova política para a internacionalização, consignada na Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/97, de 15 de Abril. Este documento continua a ser, do ponto de vista político, uma referência estratégica actualizada no quadro dos desafios da internacionalização da economia portuguesa.

No início de 2003 o Governo apresentou o chamado modelo português de Diplomacia Económica e Promoção Externa, centrado no ICEP, que, no seguimento das actividades já desenvolvidas anteriormente por aquela entidade, pretende reorientar a política pública de internacionalização da economia e das empresas portuguesas. Este modelo visa potenciar maior eficácia e eficiência em rede, quer com a interface institucional quer com outras entidades, designadamente com as redes de conselheiros para a internacionalização da economia, câmaras do comércio, associações empresariais, clubes de excelência, pequenas e médias empresas, centros de investigação, de tecnologia e inovação.

Este modelo implicou a integração dos delegados do ICEP na estrutura de apoio das embaixadas, a dupla tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Economia, assegurando o ICEP a gestão da rede externa de delegados. Pretende-se ainda uma integração plena dos conselheiros económicos e comerciais na estrutura das missões diplomáticas. É posteriormente criado, em 2004, o NEPE (Núcleo Executivo de Promoção Externa), mais orientado para a definição de prioridades e selecção de projectos visando a promoção externa dos produtos portugueses, e o CEPT (Conselho Estratégico para a Promoção do Turismo) como estrutura homóloga para a promoção do turismo.

O NEPE foi institucionalizado através de protocolo celebrado entre o ICEP, a Associação Empresarial de Portugal e a Associação Industrial Portuguesa. Em síntese, o Estado português tem procurado actuar no processo de internacionalização da economia através das seguintes vertentes: no plano interno procurando ser um facilitador do IDE em Portugal, com tudo o que isso implica de dinamização interna.

A criação, em Novembro de 2002, da Agência Portuguesa para o Investimento (API), qual foram transferidas as atribuições conferidas por lei ao ICEP e ao IAPMEI, visando assegurar a recepção e o acompanhamento de todos os projectos de investimento directo estrangeiro, muito particularmente investimentos cujo valor exceda 25 milhões de euros, constituiu um passo no sentido da dinamização da internacionalização e do Investimento Directo Estrangeiro em Portugal, assumindo-se a API como interlocutor único nos processos de negociação.

No plano externo, o Estado assume a promoção da imagem de Portugal no estrangeiro, a dinamização da promoção do acesso a mercados externos e o estímulo à cooperação internacional e de novas formas de internacionalização assentando, fundamentalmente a sua acção institucional através do ICEP. Nesta última vertente os mecanismos principais de apoio institucional às empresas portuguesas são:

• Centros de Apoio ao Investidor Português – Estruturas permanentes de apoio aos investidores nos mercados externos. Estas estruturas estão localizadas e orientadas para o mercado brasileiro, espanhol e polaco.

Topo Seta de topo

• Rede de Conselheiros para a internacionalização da economia portuguesa – Criada em 2000, conta, actualmente com 36 conselheiros, nomeados pelo ministro da Economia, localizados nos EUA, Venezuela, Espanha, Austrália, Holanda, França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha e Brasil. Estes conselheiros são, à partida, individualidades com experiência comprovada, nos países onde residem, no mundo dos negócios e da internacionalização. Colaboram com os poderes públicos na definição de políticas e estratégias de internacionalização da economiae da imagem de Portugal;

• Oportunidades geradas pelos diversos programas comunitários de apoio ao desenvolvimento nos países terceiros (Phare, ISPA, SAPARAD, TACIS, MEDA, FED, ALA) – no quadro da internacionalização do sector dos serviços das empresas de consultoria no apoio à implementação desses programas.

• Benefícios Fiscais à Internacionalização – As empresas promotoras de projectos de internacionalização de montante superior a cerca de 249 mil euros podem beneficiar de um crédito de imposto correspondente a uma proporção dos investimentos efectuados. Estes apoios, para países de destino na União Europeia, só são elegíveis para PME.

• CDE – Centro para o Desenvolvimento da Empresa – É um organismo paritário UE/ACP criado ao abrigo do Acordo de Cotonu e financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), com o objectivo de apoiar o desenvolvimento de empresas e associações profissionais dos países ACP (África, Caraíbas e Pacífi co), visando o reforço do sector privado.

• Seguro de Créditos e de Investimento – Os riscos relacionados com a exportação de bens/serviços ou capitais podem ser cobertos através das apólices de seguro da COSEC, SA. Com a apólice de Seguro de Créditos, o exportador português poderá cobrir os riscos associados à empresa importadora (riscos comerciais) ou ao país de importação (riscos políticos/extraordinários), quer ocorram na fase de preparação da encomenda, quer após a sua expedição. O Conselho de Garantias Financeiras (CGF) é o órgão especializado que actua nesta área dos seguros de crédito à exportação, caução e investimento, concedidos pela COSEC, por conta do Estado português. Segundo os dados da Síntese da Actividade do CGF no ano 2003, o valor total bruto das responsabilidades do Estado, assumidas naquele ano, situou-se em 18.367 mil euros, o que representa um decréscimo de 60% em relação a 2002. A exposição do Estado no final de 2003 atingiu 177.177 mil euros, valor que se situou cerca de 43% abaixo do registado em 2002. 

• FIEP – Fundo para a Internacionalização das Empresas Portuguesas – A actividade do FIEP baseia-se na participação no capital (por via de aumentos de capital) de empresas envolvidas em processos de internacionalização e tem como objectivo apoiar e promover o investimento, através da constituição de uma estrutura financeira sólida, viabilizando a sua valorização e tendo como resultado a rentabilização da participação através da venda das participações sociais. O FIEP encerrou o ano 2002 com um volume de investimentos em curso de 66 milhões de euros para o período de 1997-2002. No início de 2004 ficaram concluídas as negociações relativas à reestruturação do FIEP SGPS, entre a API (Agência Portuguesa do Investimento), detentora de uma participação de 40% do capital, e os restantes accionistas, detentores de 60%. As negociações resultaram no acordo da criação de um Fundo de Capital de Risco para Investidores Qualificados (FIQ), dotado de um capital aproximado de 60 milhões de euros, composto pelas participações detidas pelo FIEP.

A oferta de capital de risco no País será reforçada, uma vez que será ainda criado um Fundo de Capital de Risco “API Grandes Projectos” com um capital de cerca de 60 milhões de euros. A API Capital será a entidade gestora dos dois novos FIQ. Os pedidos de constituição e registo do FIQ FIEP e do FIQ API Capital – Grandes Projectos de Investimento estão em fase de apreciação na CMVM para fins de aprovação nos termos legais.

 

Apoios financeiros e QCA III

Mas é através do QCA III que se operam os apoios financeiros mais substanciais a este tipo de iniciativas, no âmbito das diversas medidas do PRIME. Ao nível da envolvente o PRIME contempla, ainda, na sua Medida8 (Internacionalizar a Economia) o apoio a projectos que visem a criação de uma envolvente favorável à actuação das empresas no mercado global, promovendo a imagem de Portugal no exterior, associando o país e a sua oferta à qualidade, inovação e diferenciação, possibilitando um melhor conhecimento dos mercados e dinamizando iniciativas colectivas de abordagens e presença nos mesmos.

Esta medida é implementada através dos seguintes tipos de acção: Promoção de Portugal e Criação de Marcas Portuguesas, enquadrando-se projectos de divulgação da Imagem de Portugal e projectos de promoção de marcas portuguesas; Promoção de Acesso a Mercados, abrangendo projectos articulados de abordagem de mercados que incluam acções colectivas de conhecimento, presença ou demonstração nos mesmos.

De 2000 ao 1º semestre de 2004, através do co-financiamento comunitário no PRIME, no quadro do QCA III, a despesa pública comprometida com estes objectivos atinge cerca de 165 milhões de euros. Cerca de 56% desta verba (cerca de 91,5 milhões e euros) diz respeito a financiamentos de projectos liderados por associações empresariais, 39% por organismos da administração central (cerca de 64,5 milhões de euros) e 5% por agrupamento de empresas.

No quadro destes apoios foi criado um Sistema de Informação às Empresas (Janeiro de 2003), visando facilitar um acesso rápido das empresas a instrumentos que lhes permitam a melhoria da capacidade de gestão, o reforço da competitividade, o recurso a apoios ao investimento e à internacionalização, bem como o reforço da sua penetração nos mercados externos.

separador

* Jorge Abegão

Sociólogo. Coordena a Área de Coordenação, Planeamento e Avaliação no Gabinete de Gestão do PRIME (Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho).

separador

Bibliografia

Informar Portugal nº2, ICEP, Fevereiro 2003.

SIMÕES, V. C. – Portugal, Inovação e internacionalização – Para uma política de Inovação em Portugal, ED. Quixote, 447-469, 2003.

MINISTÉRIO da EconomiaA Reforma Económica em Portugal, Lisboa, 2002.

DPPPortugal no Espaço Europeu – Lisboa, 2003.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Internacionalização - despesa pública comprometida por ano de decisão e tipologia de acção

Link em nova janela Investimento 2001-2004 (Junho)

Link em nova janela Projectos de apoio à internacionalização da economia - 2000-2004 (1º semestre) por tipologia de promotores líderes dos projectos

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
 

Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores