Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2005 > Índice de artigos > Guerra e Paz nos nossos dias > Missões de paz da ONU e participação portuguesa > [Cronograma das missões de paz e localização por países]  
- JANUS 2005 -

Janus 2005



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Cronograma das missões de paz e localização por países

José Jorge Duque *

separador

O presente texto, bem como o cronograma que o acompanha, têm por objectivo fornecer uma visão integradora e geral da participação portuguesa em Missões de Paz, desde os finais da década de 80 à actualidade. O cronograma detalha o desenvolvimento temporal de cada intervenção portuguesa em missões de paz, no período de 1989-2004, pretendendo dar uma imagem da dimensão e dispersão do esforço nacional em cada ano e o contributo de Portugal para a paz e segurança internacionais. Para cada missão é fornecida a informação tida por essencial. De todas as missões ficou apenas excluída a participação na UNOGIL (1956), não apenas por razões meramente gráficas, mas também porque a mesma se situa fora do período cronologicamente por nós analisado.

A representação é organizada por teatros de operações (eixo das ordenadas) com a variável tempo no eixo das abcissas. O comprimento dos traços espessos/barras coloridas revela, assim, o ano de início e o de fim de cada participação portuguesa que, salienta-se, muitas vezes é diferente da duração da missão. Razões de grafismo não permitem representar os meses, donde resulta a primeira limitação deste gráfico, para a qual chamamos a atenção do leitor: uma hipotética participação com a duração de um mês é representada com a mesma dimensão de traço/barra que uma outra de 12 meses, caso estes pertençam ao mesmo ano civil. Os traços/barras contêm as outras seguintes informações: o traço espesso representa participações com elementos individuais; a barra indica o empenhamento nacional de unidades constituídas.

Topo Seta de topo

A cor dos traços/barras indica o tipo de missão (construção, manutenção, imposição ou consolidação da paz) de acordo com o código de cores descrito na legenda que acompanha o gráfico. Quando surge uma seta preta no final do traço/barra ao nível da abcissa do ano de 2004, tal indica que o envolvimento português prossegue à data da elaboração deste gráfico (31 de Março de 2004). Sobre o traço/barra são indicados, por esta ordem, a abreviatura do nome da missão, o país ou região onde ela decorre e a entidade que exerce a direcção política ou comando estratégico. Sob o traço/barra são inscritos os efectivos médios empenhados em cada ano (ou vários anos, se não sofreram alteração). Esses efectivos são fragmentados por Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, Diplomatas e Civis.

Importa registar, ainda, uma segunda limitação de representação neste gráfico: os efectivos reais em cada missão não são fixos ao longo de cada ano, variando com as chegadas ao teatro de operações, repatriamentos, prorrogação de contratos, sobreposição de unidades e redução das missões (“down-sizing”). Assim, os valores que indicamos são os dos efectivos médios. Refira-se ainda que, quando são indicados meios importantes (navios ou aviões) neles estão incluídas as respectivas tripulações. Por exemplo, para o caso de uma fragata, esse efectivo pode rondar os duzentos homens. Uma nota final de chamada de atenção para que, neste gráfico, por razões metodológicas, igualmente não é representado o envolvimento nacional em missões humanitárias, o qual não apenas é e tem sido muito elevado, merecendo neste capítulo a análise de outros autores, como, em regra, é caracterizado pela curta duração das suas missões.

separador

* José Jorge Duque

Coronel tirocinado reformado. Cursos de Estado Maior, Superior de Comando e Direcção e de Defesa Nacional. Artillary Advanced Course, nos EUA. Brevet d’Études Militaires Supérieur e Cours Supérieur Interarmées em Paris.

separador

Bibliografia

BOUTROS–Ghali, Boutros
An Agenda for Peace - Preventive Diplomacy, Peacemaking and Peacekeeping – UN, Nova York, Junho, 1992; e Suplemento Janeiro 1995.

CASTANHEIRA, HenriqueMissões Humanitárias e de Paz, Participação Portuguesa, 1992 - 2002 – Direcção de Política de Defesa Nacional; MDN, Novembro, 2003.

DUQUE, Jorge – “Portugal nas Missões de Paz”. In Janus 98, Suplemento Especial, UAL, 1998.

TEIXEIRA, Nuno Severiano – “Portugal e as Operações de Paz”. In Nova História Militar de Portugal, Vol. 4, Edição: Circulo de Leitores; Lisboa, 2004.

VIANA, V. RodriguesSegurança Colectiva; A ONU e as operações de apoio à paz. Edições Cosmos e IDN, Lisboa 2002.

Paz e Cooperação – Edição MDN, Julho, 1995.

The Blue Helmets – A review of UN Peace Keeping – 3ª edição, UN Dept. of Public Information, NY, 1996.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Relação de abreviaturas e siglas usadas no cronograma

Link em nova janela Participação portuguesa em missões de paz

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
 

Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores