Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2006> Índice de artigos > Internacionalização da educação e da cultura > Tendências e políticas da cultura > [ Património construído e cultural: Portugal no mundo ]  
- JANUS 2006 -

Janus 2006



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável


Património construído e cultural: Portugal no mundo

José Manuel Fernandes *

separador

Embora a consciência colectiva, histórica e institucional do Património Arquitectónico e Cultural se venha desenvolvendo no Ocidente pelo menos desde o Iluminismo (com os Enciclopedistas do século XVIII, com os primeiros museus), os mais recentes antecedentes situam-se, na Europa, já na época industrial e no Romantismo. Viollet le Duc estabeleceu os primeiros critérios arquitectónicos de restauro, de “reintegração” dos monumentos do passado.

Ao longo do século XX, firmou-se uma política internacional face aos Monumentos Arquitectónicos e Urbanos, com gradual percepção dos seus múltiplos níveis (das cidades aos pequenos objectos, do território às construções utilitárias e industriais), através das Declarações e sobretudo das Cartas Internacionais, reguladoras dos conceitos de Património e dos respectivos critérios de intervenção, assinadas e aceites por inúmeros Estados do mundo. Marcantes: a Carta de Atenas do Restauro, dos anos 1930 (fundadora de conceitos), a Carta de Veneza de 1964 (articulando o “moderno” e o “histórico”), e a Carta de Varsóvia de 2000 (relacionando cidades, a vida da comunidade e a vivência do património) – entre muitos outros documentos e textos.

 

Evolução recente e situação actual

Em Portugal, as primeiras classificações de “Monumentos Nacionais”, pelo Estado republicano datam de 1910. Tal acção de reconhecimento, identificação e restauro de monumentos teve crescente desenvolvimento, seguindo-se a criação da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), pelo Estado Novo, em 1929, ainda na óptica das chamadas “Políticas de Obras Públicas”. Já nas décadas finais do século XX, é criado o IPPC (Instituto Português do Património Cultural), actual IPPAR, especializado exclusivamente no Património Arquitectónico. Este organismo, inscrito no Ministério da Cultura, assumiu a dimensão primacialmente cultural que o tema hoje adquiriu internacionalmente. A actuação do Estado neste domínio assenta pois, em Portugal, na acção da DGEMN e do IPPAR. As Regiões Autónomas têm organismos e regras de classificação e protecção próprios, embora em articulação com as instituições do Estado Central. Quantifiquemos a classificação oficial de monumentos e sítios:

• em 1993, existiam em Portugal 2.592 Imóveis Classificados (763 Monumentos Nacionais, 1655 Imóveis de Interesse Público, 174 Valores Concelhios);

• em 2005, os Imóveis Classificados são 4.547 (para além dos em via de classificação, com processo oficial em curso). Se analisarmos as quantificações nos 18 distritos do País, verificamos que em todos quase duplicou a quantidade de edifícios classificados, com especial acento nos Imóveis de Interesse Público. Conclui-se que

• em pouco mais de uma década (1993-2005), a quantidade de obras classificadas quase duplicou, em relação aos totais dos 83 anos anteriores;

• o tipo de classificação mais utilizado, provavelmente por ser mais abrangente e eficaz, foi o de Imóvel de Interesse Público;

• o Distrito de Lisboa regista mais de 10% do total de todo o país (585), dada a sua importância histórica e cultural. Estas considerações permitem sinalizar a importância que a Classificação do Património Arquitectónico e Urbano assumiu e assume hoje em Portugal, como no quadro Europeu e Mundial.

  Topo Seta de topo

Expressão no Mundo

A partir do percurso colonial, iniciado com a expansão marítima e transatlântica portuguesa do século XV, a nossa cultura construída, arquitectónica e urbana, esta “arte de fazer cidades e edifícios”, foi transportada para muitos e diferentes lugares.

Destacámos, em breve listagem, algumas das cidades de matriz portuguesa, com as suas arquitecturas principais – sem preocupação exaustiva, mas procurando antes os mais interessantes casos, desenvolvidos entre os séculos XV e XVIII (ver caixa).

Com a longa e planetária série de edificações e de espaços urbanos como base, é natural que tenha havido e persista ainda a maior dificuldade na sua preservação, restauro e revitalização, do ponto de vista das instituições e das iniciativas portuguesas no sentido da intervenção prática. Questões de foro técnico, diplomático, jurídico, institucional, financeiro e político são quase sempre obstáculos ou criam frequentemente dificuldades à concretização de tais acções práticas – começando que, se por um lado se inscrevem no quadro de uma cultura “lusófona”, onde Portugal terá um papel vital, por outro lado situam-se em solo estrangeiro, muitas vezes em áreas de difícil acesso ou instalação de obra. Sem ser exaustivo, há que referir os projectos e acções desencadeadas pelo Estado português, nomeadamente nos PALOP (como é exemplo a recuperação e salvaguarda das ruínas da antiga Sé da Cidade Velha de Santiago de Cabo Verde, em operação demorada e ainda a decorrer, com o apoio do IPPAR), e pelas instituições privadas, entre as quais se deve destacar, como é reconhecido, a actuação da Fundação Calouste Gulbenkian.

Tendo actuado, através do seu extinto Serviço de Cooperação, também no âmbito dos PALOP (por exemplo, no apoio ao restauro da Capela do Baluarte, na Fortaleza da Ilha de Moçambique, nos anos de 1990), a acção da Fundação Gulbenkian assenta presentemente, e desde há anos, no Serviço Internacional, que tem ou teve a seu cargo, já 17 intervenções no designado “Património Histórico Português no Estrangeiro” (12 realizadas, 5 em projecto), um pouco por todo o mundo, como mostrou a exposição que apresentou o conjunto das intervenções e projectos em 2004.

Em relação a este conjunto, e a partir da documentação cedida pela FCG, há a registar obras em locais tão diversos como na Europa (Amsterdão, Malta), em África (Arzila/Marrocos, Ajudá/Benim, Mombaça/Quénia), na Ásia (Rachol/Goa, Cochim/Índia, Daca/Bangladesh, Ayuthaia/Tailândia, Yogiakarta/Indonésia), América (São Luís do Maranhão/Brasil, Colónia de Sacramento/Uruguai), estando ainda presentemente em projecto obras para Ormuz e fortes de Keshm/Irão, Safim/Marrocos, Quíloa/Tanzânia, Príncipe da Beira/Amazónia, e Malaca/Malásia).

De ressaltar igualmente a diversidade funcional, locativa, cronológica de todo este conjunto de obras, que implica uma forte e contínua capacidade financeira, cultural e técnica por parte da instituição: assim, incluem-se obras em bibliotecas, palácios, residências e museus (Amsterdão, Malta, Indonésia, São Luís, Colónia, Rachol e Cochim), em fortalezas (Arzila, Ajudá, Mombaça, Ormuz e arredores, Safim, Quíloa, Amazónia e Malaca) e em igrejas (do Rosário, Bangladesh e Ayuthaia, Tailândia).

 

Cultura lusófona nas listas mundiais

A UNESCO organizou em finais da década de 1970 a “World Heritage List”, ou “Lista do Património Mundial”, que reúne uma selecção dos mais valiosos monumentos e testemunhos materiais – naturais e culturais – da Humanidade. Anualmente é aprovada a inclusão de um conjunto de novas obras, propostas e analisadas por especialistas, com um rigor e um grau de exigência cada vez maior. Em 2005 a lista incluía um total de 812 sítios e monumentos, sendo 628 de tipo cultural (ou seja, património edificado, cidades ou edifícios), 160 de tipo natural (paisagens), 24 de tipo misto (ou seja, agregando paisagem natural e construída, como é o caso de Sintra) – num total de 137 países do mundo.

Em relação aos 652 sítios e monumentos (incluindo os mistos), que aqui nos interessam (excluindo o património dito “natural”), 30 correspondem a sítios e monumentos de origem, influência ou matriz portuguesa, ou, simplificando, “lusófona”: isto é, quase 5% do total. Eis, na frieza simples dos números, a quantificação do contributo total da nossa cultura construída no mundo, em relação aos seus melhores exemplos, em cerca de 800 anos de “produção”, e 500 de expansão.

A partir da breve síntese sobre o percurso da cultura construída portuguesa no mundo, bem como analisando as listas do “Património Mundial” da UNESCO, verificamos, por uma simples estatística:

• que os monumentos e sítios integrantes da lista de “Património Mundial” em Portugal são 12, enquanto no restante mundo são 18 - ou seja, que a quantidade desse património lusófono construído no Mundo quase duplica a do mesmo património existente no espaço português europeu (e isto, considerando que Angra é “Europa”).

Dito de outro modo, o contributo na construção de um património cultural “lusófono” foi mais intenso, ou expressivo “fora” do Portugal ibérico, do que dentro das suas acanhadas fronteiras – facto que corrobora a “generosidade” cultural lusófona (ou a “vontade de sair”, de viagem), que claramente se soube, e sabe, afirmar com outra capacidade de realização além fronteiras.

• que os 18 monumentos e sítios “Património Mundial” de caracterização lusófona se espraiam hoje por 11 países, nos diversos continentes e oceanos: América (Brasil, Uruguai), África (Etiópia, Marrocos, Moçambique, Senegal, Gana), Ásia (China, Índia, Tailândia, Sri Lanka), confirmando uma dimensão de universalidade nos conteúdos e no sentido da nossa cultura construída.

• que a diversidade e qualidade de conteúdos desse património acompanha a sua vastidão e dispersão geo-histórica: na lista do Património Mundial Lusófono estão incluídos espaços urbanos (Macau, Galle, 6 núcleos no Brasil), fortificações (Mazagão, Mina, Gondar, Colónia de Sacramento), territórios (Ilha de Moçambique, Goreia), ruínas (Velha Goa, Ayuthia, Missões) e santuários (Congonhas do Campo).

Em síntese, e tal como sucede noutras culturas de origem europeia (como a hispânica), a importância do património cultural construído dentro da esfera cultural da Expansão Portuguesa, ou “lusófona” tem uma dimensão internacional, e está de algum modo universalizado, por razão do seu processo geo-histórico.

Topo Seta de topo

 

Informação Complementar

CIDADES, SÍTIOS E EDIFÍCIOS DO PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO LUSÓFONO NO MUNDO (SÉCULOS XV-XVIII)

Funchal – Sé Catedral, Alfândega, Fortaleza S. Lourenço;
Angra do Heroísmo (PM UNESCO) – Palácio dos Capitães-Generais;
Sé Catedral, Fortaleza de S. João Baptista e fortaleza de São Sebastião;
Ponta Delgada e Ribeira Grande – Igrejas Jesuítas;
Mazagão – El Jadida / Marrocos (PM UNESCO) - cisterna;
Cidade Velha de Santiago de Cabo Verde – Ruínas da Sé Catedral e Forta leza de São Filipe;
Goreia / Senegal (PM UNESCO) – Povoação e território;
Castelo de São Jorge da Mina /Ghana (PM UNESCO) – Conjunto fortificado costeiro;
Cacheu / Guiné-Bissau – Povoação seiscentista;
São José de Amura / Guiné-bissau – Fortaleza em Bissau;
São Tomé /ilha de São Tomé – Povoação costeira;
Santo António do Príncipe – Povoação costeira;
Luanda – Fortaleza de São Filipe, “sobrados”;
Benguela - Conjunto urbano;
São Salvador do Congo /M'Banzacongo – Ruínas;
Ilha de Moçambique (PM UNESCO) - Conjunto urbano, fortaleza de São Sebastião, paisagem;
Ibo, Cabaceira Grande e Pequena / Moçambique – Núcleos, igrejas e paisagem;
Mombaça / Quénia – Fortaleza costeira;
Ormuz e área envolvente / Irão – Fortalezas e ruínas;
Gondar / Etiópia (PM UNESCO) – Castelo;
Diu / Índia – Fortaleza da ilha, igrejas e conjunto urbano. Igreja de São Paulo e de São Francisco. Arco da Alfândega;
Damão / Índia - Praça–forte, estrutura urbana, largo da igreja da Mãe de Deus e Igreja Jesuíta (actual matriz). Forte de São Jerónimo em Damão Pequeno;
Baçaim / Índia - Ruínas das muralhas e portas, igrejas e traçado urbano. Cidadela, Igreja de São Francisco e matriz de São José, igreja Jesuíta;
Velha Goa / Índia (PM UNESCO) – Ruínas da cidade, conjunto das igrejas: Sé Catedral, Bom Jesus, Graça e São Caetano;
Ilha de Goa, Salcete e Bardez / Índia - Igreja de Santana de Talaulim, Largo da igreja Jesuíta e “casa do Juiz” em Margão. Fortalezas de Aguada e Reis Magos;
Galle / Sri Lanka (PM UNESCO) – Conjunto fortificado e urbano;
Ayuthaia / Tailândia (PM UNESCO) – Sítio arqueológico e ruínas de igrejas;
Malaca / Malásia – Ruínas da fortaleza, portas e igreja;
Macau / China (PM UNESCO) – Conjunto da cidade portuguesa, com traçado urbano, largos, igrejas, fortalezas e habitações. Largo do Leal Senado e Ruínas da Igreja de São Paulo. Colégio Jesuíta e São Lourenço;
Nagasaki / Japão – Sítio, paisagem e vestígios cristãos. Ilha costeira de Deshima;
Belém do Pará / Brasil – Igreja Jesuíta e fortaleza, conjunto urbano. Obras por José Landi (igrejas e palácios);
São Luís do Maranhão / Brasil (PM UNESCO) – Conjunto urbano e povoado fronteiro de Alcântara;
Natal / Brasil – Fortaleza;
Olinda / Brasil (PM UNESCO) – Ruínas, conjunto urbano e igrejas. Convento de São Francisco, igreja jesuíta;
Recife / Brasil – Conjunto do centro histórico, Capela Dourada e Igreja de Santo António;
São Salvador da Bahia / Brasil (PM UNESCO) – Conjunto do centro histórico, largos, traçado, ruas, igrejas, habitações. Praça da Câmara e do Palácio do Governo. Terreiro da Sé com igreja Jesuíta e igreja de São Francisco. Largo do Pelourinho;
São Sebastião do Rio de Janeiro – Praça e Palácio do Governador. Igreja de São Bento. São Francisco, Aqueduto da Carioca e N. S. da Glória;
Vila Rica de Ouro Preto (PM UNESCO) – Conjunto urbano e paisagístico, igrejas e casas. Praça de Tiradentes, igreja de São Francisco;
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo / Brasil (PM UNESCO) – Igreja e escadório, esculturas do Aleijadinho;
Goiás e Diamantina, Brasil (PM UNESCO – Conjuntos urbanos respectivos;
São Paulo / Brasil – Largo fundacional com igreja;
Santa Catarina / Florianópolis – Conjunto da ilha e suas povoações;
Porto Alegre e Rio Grande – Centros históricos respectivos;
Vestígios das Missões Jesuítas (PM UNESCO) – Igrejas, ruínas, terreiros;
Colónia de Sacramento / Uruguai (PM UNESCO) – Cidadela fortificada, suas praças, largos e casario.

 

LISTA DE CIDADES, TERRITÓRIOS E SÍTIOS DE ORIGEM, INFLUÊNCIA OU MATRIZ PORTUGUESA CLASSIFICADOS COMO PATRIMÓNIO MUNDIAL PELA UNESCO

Brasil – Cidade Histórica de Ouro Preto – 1980; Centro histórico da cidade de Olinda – 1982; Missões Jesuítas dos Guaranis, com São Miguel das Missões (e outras na Argentina) – 1983, 1984; Centro histórico de Salvador da Bahia – 1985; Santuário do Bom Jesus em Congonhas do Campo – 1985; Centro Histórico de São Luís do Maranhão – 1997; Centro Histórico da cidade de Diamantina – 1999; Centro histórico da cidade de Goiás – 2001;
China – Monumentos históricos de Macau – 2005;
Etiópia – Região de Gondar (c. castelo?) – 1979;
Gana – Fortes e Castelos da região de Accra (com São Jorge da Mina - El Mina) – 1979;
Índia – Igrejas e Conventos de Goa – 1986;
Marrocos – Cidade portuguesa de Mazagão / El Jadida – 2004;
Moçambique – Ilha de Moçambique – 1991;
Senegal – Ilha de Goreia / Gorée – 1978;
Sri Lanka – Cidade velha de Galle e fortificações – 1988;
Tailândia – Cidade histórica de Ayuthaia – 1991;
Uruguai – Colónia de Sacramento – 1995.

separador

* José Manuel Fernandes

Arquitecto pela ESBAL em 1977, Doutorado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1993., Professor Agregado em História de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da UTL em 1999. Investiga, escreve e publica regularmente desde 1980.

separador

Bibliografia

Fernandes, José Manuel – Arquitectura do “Mundo Lusófono” in Revista Camões n.11 de 10-12/2000, Lisboa, Instituto Camões, 2000.

Fernandes, José Manuel – Cidades e Arquitecturas , Lisboa, Livros Horizonte, 1999.

Fernandes, José Manuel – «Arquitectura no Espaço Lusófono», in Expresso, Lisboa, 21/5/2005.

El Patrimonio Mundial 2001 – folheto, com lista da UNESCO com o Património Mundial classificado em 2001 (e actualizações em 2005, em site http://whc.unesco.org/).

Caminhos do Património – catálogo de exposição, Lisboa, DGEMN, 1999 (coord. científica João Vieira Caldas).

Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado , Lisboa, IPPAR, 1993 (3 vols).

1.º Congresso do Património Construído Luso no Mundo – catálogo de exposição, Lisboa, FAUTL e FCG, 1987.

A Fundação Calouste Gulbenkian e o Património Histórico Português no Estrangeiro – folheto-catálogo de exposição, Porto, FCG, 2004.

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2005)
_____________

2005

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores