Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2007> Índice de artigos > As mudanças de uma década > [ Comunicação social: mudanças de uma década ]  
- JANUS 2007 -



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Comunicação social: mudanças de uma década

Pedro Pinto *

separador

Nos últimos dez anos, o panorama da comunicação social em Portugal fica marcado pela emergência de vários factores que, de forma orgânica ou tecnológica, influíram decisivamente no seu desenho estrutural.

A consolidação de uma lógica empresarial saiu ainda mais reforçada, assente na procura do lucro em detrimento de uma utilização dos media como instrumento político e partidário – tão típica até a adesão do país à Europa. Os grupos de media nacionais aprofundaram as suas estratégias de concentração, procuraram multiplicar sinergias, criar economias de escala e lutaram por ganhar competitividade num mercado de reduzidas dimensões, escasso em publicidade. Uma linha de rumo a que nem a imprensa regional escapou, com a sucessiva integração dos principais títulos em grupos de comunicação autónomos ou de amplitude nacional.

Para além disso, o sector apresentou uma trajectória similar à restante economia, com os media a assumirem-se, também eles, como actores de direito na crescente globalização financeira. A inclusão de accionistas internacionais na estrutura dos grupos portugueses passou a ser comum, até porque muitos foram vendo o seu capital disperso em Bolsa. Ainda assim, a nível de controlo directo, a última década tem como principal referência neste capítulo a entrada no grupo Media Capital dos espanhóis da Prisa e dos alemães da RTL. Pela primeira vez, o capital estrangeiro assumiu o total controlo de um dos mais importantes grupos nacionais, com uma televisão e várias rádios no seu activo. O tema recuperou um debate antigo: definir com rigor o valor estratégico dos medias no contexto da promoção da língua, cultura e valores nacionais. Um dossier longe ainda de estar encerrado, tal como os efeitos da concentração na liberdade e independência dos jornalistas. Ainda neste contexto, sublinhe-se a emergência de uma outra linha de rumo. Embora Portugal continue a caracterizar-se pela receptividade de formatos de entretenimento e conteúdos informativos com origem estrangeira, a relação começa finalmente a ter um sentido inverso. Além de uma actividade dinâmica em termos de imprensa, com a disseminação internacional de várias revistas especializadas, o mercado do audiovisual conheceu uma forte expansão externa. Produções nacionais como “Olá Pai”, “Jóia de África” ou “Diário de Sofia” têm visto os seus direitos ser adquiridos além fronteiras – mercados de Leste, América Latina e África – e a ambição é reforçar a tendência.

Por fim, um último aspecto orgânico: um novo “mapa” foi sendo moldado no interior dos órgãos de informação. À tradição do “tarimbeiro” sobrepôs-se o “doutor”, com a chegada ao mercado de milhares de licenciados em Comunicação Social. O fenómeno foi acompanhado por uma forte feminilização das redacções e uma redução acentuada da sua média etária.

Topo Seta de topo

Novas tecnologias, novos públicos

Todo o sector foi sacudido na última década com a chegada de novas tecnologias e novos conceitos de distribuição de conteúdos, que obrigaram a um olhar mais competitivo sobre o mercado de informação e entretenimento. A internet e os telemóveis, por um 0lado, e o cabo, por outro, revolucionaram a forma de comunicar com leitores, espectadores e ouvintes e reclamaram uma postura ainda mais agressiva do lado da oferta. A explosão da internet, enquanto ferramenta de produção e consumo de media, veio impor novos desafios a uma imprensa que já lutava contra um dos mais baixos índices de leitura da Europa. Três tendências foram ganhando espaço. A segmentação de mercado e o crescimento dos títulos especializados, sobretudo na área da economia e no campo das revistas. Depois, se os jornais tradicionais enfrentaram uma erosão ao nível das vendas em papel – 2005 fica na história como o pior registo dos últimos 15 anos com a perda de 26 mil leitores a afectar sobretudo os generalistas – novos conceitos de negócio surgiram na rede.

Após um boom inicial, o próprio mercado encarregou-se de uma selecção natural. Ao estádio inicial em que os conteúdos disponibilizados on line eram apenas umas transposição das versões tradicionais, paulatinamente, o sector evoluiu para um patamar onde a mensagem é exclusivamente desenvolvida para a web, tirando partido de todo o potencial da rede, com hiperligações, aplicações interactivas, downloads, apresentação de fotos, video e som. A emergência do “webjornalismo” vai confirmar-se nos próximos anos e funcionará como uma alternativa forte aos modelos de comunicação tradicionais. Ainda assim, não é despiciendo olhar para as novas tecnologias mais como um factor complementar do que directamente substituitivo da realidade tradicional, até porque apontam para a chegada de novos públicos ao mercado de informação. Aliás, o mesmo aconteceu, em parte, com um outro fenómeno que a marcou a última década da imprensa em Portugal: a ascensão dos gratuitos.

A onda nasceu na Suécia, em 1992, concebida para utentes dos transportes públicos e espalhou-se depois por toda a Europa. Pensado para ser lido em pouco mais de 20 minutos e resistir à fadiga das horas de ponta, depende em exclusivo da publicidade e projecta uma informação sintética, capaz de cativar um público mais jovem e sem grandes hábitos de leitura. A ascensão foi meteórica e, apesar da chamada de novos leitores – 300 mil no último ano – e um posicionamento distante da profundidade apresentada pelos concorrentes de referência, não deixaram de constituir-se como uma nova ameaça ao sector mais tradicional da imprensa. Até porque a entrada em mercados mais especializados como a economia ou o desporto já foi ou está em vias de se concretizar, bem como no campo das revistas.

No panorama televisivo, assistiu-se igualmente a uma segmentação do mercado com o aparecimento de dezenas de canais temáticos que vieram retirar às estações generalistas o monopólio da oferta de conteúdos. Com uma lenta mas inexorável ascensão, o cabo tem vindo a posicionar-se como um verdadeiro quinto canal, aumentando a sua quota de share para mais de treze por cento do total de espectadores, com a SIC Notícias a ser o canal mais visto. Uma subida de influência do cabo ultrapassada em importância pela inversão na liderança das audiências do canal público para as estações privadas, primeiro para a SIC e, numa segunda fase, a partir de 2000, para a TVI. O serviço público de televisão foi assim perdendo peso num mercado caracterizado por uma concorrência feroz, com uma crescente estandardização dos conteúdos oferecidos pelos privados e a supremacia do entretenimento face à informação.

E se a televisão já começou a sentir os efeitos de ter que disputar com a internet a quantidade de tempo que cada cidadão dedica aos media, a rádio fez uma adaptação mais célere, mergulhando numa série de inovações e reinventando-se a partir de um ponto prévio: vai ser cada vez menos importante para dar a conhecer as novidades no panorama musical. Difusão online, difusão por telemóvel, download de músicas, proliferação de podcasts e outros serviços ligados à indústria musical e a possibilidade de cada ouvinte criar o seu próprio canal via internet têm estado a mudar a forma como tradicionalmente encaramos o sector e como ele lida com um mercado em rápida mudança.


Tendências futuras

A diversificação da oferta e a multiplicação das plataformas de distribuição de conteúdos vão trazer, sobretudo no panorama televisivo, uma maior concorrência no sector. A chegada da televisão terrestre digital, prevista para 2011, a expansão do cabo, a concorrência do Pay TV e do ADSL, para além do satélite, faz adivinhar uma especialização crescente em termos de gosto de consumidores e uma oferta diversificada de serviços, com telefone, canais de televisão, rádio e internet incluídas. Como o volume da publicidade não é elástico as televisões generalistas vão, quase obrigatoriamente, reposicionar-se em matéria de custos. É de esperar uma retracção na produção de ficção nacional – mais cara que a simples compra de formatos estrangeiros – e uma política assumida de fazer mais com menos investimento. Em televisão, como na rádio e na imprensa, a especialização e a procura de nichos de mercado vai fazer a diferença entre a sobrevivência e o encerramento de projectos de comunicação. O consumidor de informação e entretenimento vai ser cada vez menos indiferenciado e cada vez mais personalizado, com um B.I de gostos e preferências intransmissível, matéria-prima a explorar em questões de concorrência. A sua capacidade de escolha e a multiplicidade de produtos a que poderá aceder vão conferir-lhe um poder inédito. Nesse sentido, a escassez de recursos por via da partilha do volume publicitário entre uma concorrência crescente – dos telemóveis aos ipods, passando por uma internet agressiva e extensa em conteúdos – vai deixar os jornalistas mais vulneráveis à apresentação de resultados e ao cumprimento de metas relacionadas com orçamentos e audiências. O jornalismo de investigação, muito mais caro que uma mera cobertura da actualidade, tenderá para a rarefacção. Em sentido contrário, os espaços de debate, de discussão política, os fóruns do cidadão serão produtos a privilegiar dado o seu baixo custo.

À margem dos conteúdos, o sector da comunicação social vai assistir ainda a uma outra batalha ao longo dos próximos anos: a da distribuição. As diferentes plataformas, cabo, ADSL, digital, etc., vão concorrer para assegurar um melhor menu de serviços. Para isso, terão que contratar conteúdos e muito do sucesso de projectos de comunicação vai também passar por saberem posicionar-se na plataforma certa e oferecer produtos à medida. As novas gerações têm na internet o seu grande centro de atenção. Em matéria de hábitos de consumo dispensam metade do tempo das gerações mais velhas no recurso aos formatos de comunicação tradicionais e esse é um caminho que jornais, rádios e televisões vão ter que necessariamente fazer e aproveitar, quer através de produtos genuínos para este formato quer pela migração de conteúdos já existentes.

O jornalismo do cidadão, que com um telemóvel e o recurso às novas tecnologias poderá gravar qualquer acontecimento e reportar de qualquer lugar, vai ainda ser reforçado com o engrandecimento da blogosfera, cujo espaço duplica em cada seis meses. A opinião individual deixou de estar confinada, a agenda deixou de ser um exclusivo dos meios de comunicação. É um novo primado a exigir mudanças rápidas e dramáticas aos meios convencionais, bem como aos grupos de comunicação portugueses: ou arranjam massa crítica para atacar um novo conceito de mercado e lidarem com os novos desafios ou estarão muito vulneráveis ao avanço de grupos estrangeiros.

separador

Topo Seta de topo

Informação Complementar

MEDIA CAPITAL
Televisão
TVI, NBP (produção audiovisual).
Rádio
Media Capita Rádios – Rádio Comercial, Rádio Cidade FM, Rádio Clube Português, Best Rock FM.
Imprensa
Lux, Lux Women, Maxmen, Casas de Portugal, Revistas de Vinhos, Portuguese Wines, Briefing, Revista Fotochoque, Grazia, Jornal Metro .
Internet
IOL, PortugalDiário, MaisFutebol, Cotonete.
Publicidade
Media Capital Outdoor.

IMPRESA
Televisão
SIC, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, SIC Comédia, SIC Internacional, SIC Filmes (produção audiovisual).
Imprensa
Sojornal – Expresso.
Medipress – Autosport, Blitz, Volante.
Interjornal – Courrier Internacional, em parceria com Le Monde.
Publiregiões – Jornal da Região.
Publisurf – SurfPortugal.
Edimpresa – Activa, Arquitectura & Construção, Autoguia, Narbie, Boa Mesa, Caras, Caras Decoração, Casa Cláudia, Dysney, Exame Informática, Exame, FHM, Rotas do Mundo, Jornal de Letras, Super Interessante, Telenovelas, Turbo, Tv Mais, Visão, Visão Júnior, Witch, Cosmopolitan.
Agência noticiosa
Lusa (22,35%).
Internet
SIC Online.
Distribuição
VASP (33,33%).
Publicidade
SIC Indoor.

CONTROLINVESTE
Televisão
Sport TV (50%).
Imprensa
Jornalinvest – O Jogo.
Global Notícias – Diário de Notícias, Jornal de Notícias, 24 Horas, Tal&Qual, Ocasião, Notícias Magazine,Jornal do Fundão, Volta ao Mundo, Evasões, Viagens, PlayStation2.
Empresa DN Funchal – Diário de Notícias da Madeira.
RC Açores – Açoreano Oriental, Rádio Comercial dos Açores.
Rádio
TSF ( 67,71%).
Agência noticiosa
Lusa (23,4%).
Impressão
NaverPrinter, Gráfica Funchalense (50%).
Distribuição
VASP ( 33,5%).
Publicidade
Direitos de exploração da publicidade estática nos estádios de futebol.

IMPALA
Imprensa
Nova Gente, Nova Gente Decoração, Nova Gente Viagens. Segredos de Cozinha, Linhas & Pontos, 100% Jovem, Boa Forma, VIP, Maria, Mulher Moderna, Focus, Ana, Crescer, TV Sete Dias, Ego Masculina, Ego Feminina, G Decoração.

SONAE.COM
Imprensa
Público.
Internet
Clix.
Rádio
Radio Nova.

COFINA
Imprensa
Mediafin – Jornal de Negócios.
Edirevistas – Máxima, Máxima Interiores, PC Guia, Automotor, Vogue, Rotas & Destinos, GQ, Semana Informática.
Presslivre – TV Guia (73,9%), Correio da Manhã, Sábado, Flash.
Edisport – Record, TV Guia (26,1%).
Distribuição
VASP (33,33%).

ESTADO
Televisão
RTP1, 2:, RTP Madeira, RTP Açores, RTP África, RTP Internacional, NTV.
Rádio
RDP – Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Açores, RDP Madeira.
Agência Noticiosa
Lusa (maioria do capital).

IGREJA CATÓLICA
Televisão
Ecclesia.
Rádio
Rádio Renascença, RFM, Mega FM, 90 FM Coimbra, Rádio Metropolitana.
Imprensa
Mais de seis centenas de publicações locais e regionais incluindo A União, Jornal da Madeira, Correio da Horta.
Publicidade
Intervoz, SA.

GRUPO PT-LUSOMUNDO
PT Multimédia
Lusomundo Serviços – Gráfica Funchalense (50%), VASP (33,33%), LUSA (23,35%), Lusomundo.net
PT Conteúdos – Sport TV (33,33%), Lisboa TV 40%, Premium TV Portugal.
TV Cabo Portugal – Cabo TV Madeirense (69%), Cabo TV Açoreana (83,82%).
Lusomundo Cinemas – Warner Lusomundo, Lusomundo Moçambique.
PT Comunicação
Sapo.

separador

* Pedro Pinto

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa. Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Docente na UAL. Jornalista da TVI.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Audiência média nacional

Link em nova janela Share por canal total por cabo

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -

Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2006)
_____________

2006

2005

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997

 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores