Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2009> Índice de artigos > Aspectos da conjuntura internacional > [ Indicadores da economia mundial ]  
- JANUS 2009 -



Descarregar texto Descarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Indicadores da economia mundial

Manuel Farto * e Henrique Morais **

separador

A conjuntura económica internacional é susceptível de ser avaliada em função de indicadores relevantes, alguns dos quais são aqui analisados em maior detalhe, para as grandes áreas económicas mundiais (Estados Unidos, área do euro e Japão), além de Portugal. Esta escolha não significa que as economias emergentes sejam irrelevantes mas antes que parecem estar a resistir relativamente bem à tempestade conjuntural que presentemente se abate sobre as economias desenvolvidas.

Num momento da conjuntura económica como o actual uma nota adicional deve ser incorporada. A enorme incerteza e ausência de confiança que paira sobre a economia internacional exprime-se também na volatilidade dos indicadores, sobretudo nos que procuram traduzir previsões das diversas variáveis, pelo que aquelas devem ser encaradas com extrema prudência.

A economia mundial vinha registando um notável crescimento económico traduzido por taxas de variação do PIB acima dos 4%, atingindo-se, em 2006, o nível de 5%. A crise do «subprime» que irrompeu nos EUA no Verão de 2007, propagando-se a todo o globo, pôs termo a um dos períodos de crescimento mais fantástico da economia mundial.

 

O «vírus» do «subprime» nos EUA…

Os EUA, que durante a década de 90 mantiveram o estatuto de «locomotiva» do crescimento económico mundial, com taxas de crescimento elevadas (acima dos 3%), taxas de desemprego relativamente baixas (5,8%) e com a inflação controlada (3%), têm vindo a perder fôlego na presente década. Os gráficos ilustram este movimento com a taxa de crescimento agora pouco acima dos 2%, mantendo-se o desemprego ligeiramente abaixo (5,2%), tal como a inflação (2,7%).

O abrandamento do crescimento da economia americana de 3%, em 2006, para 2,7%, em 2007, e 1,5%, em 2008, prevendo o FMI 0,5%, em 2009, exprime um movimento claro de degradação, sendo de admitir que a recessão possa verificar-se ainda em 2008, sobretudo se uma política anticíclica vigorosa não for rapidamente implementada em consonância com a reconstituição dos equilíbrios financeiros perdidos. A previsão de um crescimento do desemprego e de redução da inflação vai no mesmo sentido. Tudo indica que a recessão está ao virar da esquina.

Também no que diz respeito à área monetária é já patente, com pouco sucesso, o carácter anti-cíclico da política norte-americana. Deste modo, verificou-se uma trajectória de forte descida das taxas de juro oficiais pela Reserva Federal, as quais passaram de 5%, em 2006, para 2%, em 2008, recentemente alterada para 1,75%, sendo de esperar que novas baixas ocorram no processo de luta contra a recessão.

Os chamados «défices gémeos» devem conhecer sortes diferentes, sendo provável que o défice orçamental retome níveis elevados após as baixas dos últimos anos, ultrapassando mesmo a previsão de 4,6% do FMI, designadamente em consequência da política orçamental expansionista, enquanto o défice da balança de transacções poderá diminuir face à contracção da actividade económica, mesmo podendo o efeito da valorização do dólar jogar em sentido contrário.

Em qualquer caso, a mudança política na Casa Branca, repondo pelo menos em parte a credibilidade das autoridades e instituições e a sua capacidade de decisão, permite prever para breve a implementação de um vigoroso conjunto de estímulos à actividade económica que poderão fazer face, com algum sucesso, à recessão e impedir o surgimento de uma situação verdadeiramente depressiva, ameaça principal da situação actual.

 

...propagou-se à Europa…

Deste lado do Atlântico, as notícias são igualmente pouco favoráveis para as economias do euro. A década vai decorrendo com um crescimento medíocre, tendencialmente inferior a 2%, mantendo-se o desemprego a um nível moderadamente elevado (8%) e a inflação controlada em torno de 2,2%. Perante esta mediania, o ano de 2007 foi notável do ponto de vista das dinâmicas desta região, com um crescimento de 2,6%, superior ao da economia americana (provavelmente já a sofrer os primeiros efeitos do «subprime» pelo menos no sector da construção civil), o que é uma raridade. O desemprego em queda (7,4%), a inflação em 2,1%, apenas ligeiramente superior ao objectivo definido pelo BCE, o saldo orçamental no seu melhor (-0,6%), a balança corrente praticamente equilibrada constituem, no seu conjunto, resultados agradáveis face aos objectivos que têm norteado a política económica europeia.

O ano de 2007 constituiu todavia uma alegria breve, que terminou com o pesadelo americano. Subitamente a crise… Em Abril de 2008, Joaquín Almunia admitia: «O crescimento económico está a desacelerar na UE e na zona euro e as actuais pressões inflacionistas, importadas do exterior, são motivo de preocupação […] Embora […] as nossas economias tenham resistido aos choques externos». Em Setembro, constata-se uma desaceleração mais acentuada da actividade económica do que se esperava, com o crescimento económico a atingir 1,4% na União Europeia (1,3% na área do euro), o que corresponde a cerca de meio ponto percentual abaixo do que se previa em Abril. O crescimento no 2º trimestre foi de -0,1% para a EU27 e de -0,2% para a área do euro, admitindo-se que a desaceleração possa prosseguir nos próximos trimestres. O recuo do investimento em 1,2% em relação ao 1.º trimestre não será alheio a estes resultados. A recessão está pois à porta!

A subida da taxa de desemprego e a previsão de 8,3% para o próximo ano assinalam a degradação da actividade económica nas economias do euro e dos restantes países europeus. A ligeira melhoria da Balança Corrente não serve de consolo.

A inflação poderá baixar para 2%, o que não deixará de constituir uma satisfação para o BCE, ao mesmo tempo que tudo indica que o pacto de estabilidade e crescimento será respeitado prevendo-se que o défice orçamental não ultrapasse no conjunto os 2%. Do ponto de vista das grandes orientações assumidas pelas autoridades europeias nos últimos anos, expressas no Pacto de Estabilidade e Crescimento e na condução da política monetária, não parece haver razões para preocupações.

Estas boas notícias para Frankfurt e Bruxelas não deixarão de ter consequências para os europeus. A ausência de uma política macro--económica coordenada e decidida fará com que pouco possamos esperar dos impulsos internos para ultrapassar as dificuldades e a eventual recessão, já que as autoridades da UE não parecem decididas a promover ou patrocinar quaisquer medidas de carácter expansionista tendentes a prevenir ou limitar o movimento recessivo em marcha.

Resta-nos esperar que a aparente solidez das economias de muitos países emergentes e o poder de decisão das autoridades americanas sejam suficientes para relançar a retoma americana e por contágio a europeia.

Topo Seta de topo

…e ao Japão…

O Japão prossegue a sua longa marcha lenta iniciada na década de 90 com uma média de crescimento de 1,5% que se elevou ligeiramente na presente década para 1,7%, embora tenha atingido o nível de 2% em 2006 e 2007. O desemprego permanece baixo (3,9%), com 4,9% em média, na década. O nível de preços estabilizou, com uma inflação positiva de 0,6%, em 2007, o saldo orçamental aparece cada vez mais controlado com valores em torno de 3,4%, no final da década (contra 5,5%, ao longo da década), a balança corrente cronicamente positiva entre 3 e 4% e, finalmente, taxas de juro muito baixas com 0,5% em 2007.

A quebra do crescimento para 1,4%, em 2008, e para 0,5%, em 2009, segundo as previsões do FMI, embora mantendo todas as outras varáveis macro-económicas sob controlo, é sintoma que os efeitos do ciclo particularmente sentido nos países desenvolvidos também aqui vêm produzindo os seus efeitos. A recessão parece igualmente à espreita.

 

… agravando a doença portuguesa

A economia portuguesa observou na última década uma taxa anual de crescimento de 1,4%, uma taxa de desemprego de 6,4% e uma inflação de 2,9%. O saldo orçamental não se afastou muito dos 3%, com excepção de 2005, mantendo-se o saldo da balança corrente muito elevado, próximo de 9%.

Em 2007, o crescimento melhorou ligeiramente, para 1,9%, tudo indicando que volte a regredir em 2008, para 0,6%, e para 0,1%, em 2009. O desemprego ultrapassará 7,7%, significativamente acima da tendência da década, enquanto a inflação poderá, segundo o FMI, descer para 2,4%. O saldo orçamental deverá manter-se num nível controlado, abaixo dos 3%, podendo o défice da balança corrente atingir 12% o que, a verificar-se, constitui um valor preocupante.

A economia portuguesa deverá juntar-se às restantes economias num patamar de crescimento próximo de zero ou mesmo negativo. Não faz grande sentido, no presente contexto, discutir se o movimento de divergência em relação à economia europeia se mantém ou não. A constatação verdadeiramente importante é que tudo indica que, qualquer que seja o cenário futuro, a década está perdida do ponto de vista do crescimento económico e da convergência portuguesa para os patamares de desenvolvimento dos países europeus mais desenvolvidos.

 

A imunidade dos países emergentes

Os mercados emergentes e em desenvolvimento revelaram na última década ritmos de crescimento económico substancialmente superiores ao observado nas economias avançadas. Segundo o FMI, no período de 1997 a 2006, o crescimento médio do PIB naqueles países deverá rondar os 5,3%, enquanto nas economias avançadas será de 2,7%.

Entre os referidos mercados emergentes e em desenvolvimento, o destaque cabe indiscutivelmente à China, que terá um crescimento de 9,7%, em 2008, e, 9,3%, em 2009. A Índia poderá passar de 7,9% para 6,9% enquanto a Rússia poderá ver baixar o seu crescimento de 7,2% para 5,7% e o Brasil de 5,2% para 3,5%, apenas para falar dos BRIC. Mas igualmente a África e o Médio Oriente pouco parecem sofrer com a actual crise dos países desenvolvidos.

Assim, mesmo se os países emergentes são em alguma medida afectados pela crise económica, pode dizer-se que, no seu conjunto, parecem manter-se relativamente imunes ao «vírus» que se vem propagando entre os países desenvolvidos.

separador

* Manuel Farto

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Doutorado em Economia pela Universidade de Paris-X. Docente no ISEG. Docente visitante da Universidade de Orléans (França) e da Universidade Federal da Paraíba (Brasil). Subdirector do Observatório de Relações Exteriores da UAL.

 

** Henrique Morais

Licenciado em Economia. Mestre em Economia Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Docente na Universidade Autónoma de Lisboa e na Universidade do Algarve. Assessor do Banco de Portugal. Membro do Conselho Directivo do Observatório das Relações Exteriores da UAL.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Média 2000-2009

Link em nova janela Crescimento e política (média 2000-2009)

Link em nova janela Previsões para o ano 2009

Link em nova janela Crescimento e política (previsão 2000-2009)

Link em nova janela Indicadores económicos e financeiros (I)

Link em nova janela Saldo orçamental e taxa de desemprego

Link em nova janela Indicadores económicos e financeiros (II)

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -

Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2008)
_____________

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997