Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2009> Índice de artigos > A saúde no mundo > [ As relações entre saúde, direito e economia: os cenários ]  
- JANUS 2009 -



Descarregar texto Descarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

As relações entre saúde, direito e economia: os cenários

Marta Valerio * e Gianni Tognoni **

separador

O artigo «Saúde-cuidados de saúde como indicador privilegiado» é o quadro de referência ideal no qual podemos inserir os cenários que serão referidos a seguir. São exemplos de como a contiguidade, ou melhor, as contaminações entre saúde e economia levaram a consequências extremas nos cuidados de saúde e, através delas, à violação de direitos fundamentais.

O percurso começa com a mudança de paradigma relativo à relação entre público/privado, que marcou o início dos anos 80 e ganhou força no âmbito sanitário, no decorrer dos anos 90, e do qual são bem reconhecíveis, ainda hoje, as consequências e os desenvolvimentos.

Até então era válido e confirmado por Alma-Ata (1978) o conceito segundo o qual algumas componentes da vida da sociedade (saúde, instrução, segurança social) teriam que ser retiradas dos mecanismos do mercado ficando o Estado por elas responsável. O neoliberalismo inverte esta ordem de ideias e a política thatcheriana e de Reagan tenta um progressivo desmantelamento do Welfare State .

Os intérpretes fiéis, a nível global, desta agitação cultural têm sido as agências internacionais, como o Banco Mundial (BM), o Fundo Monetário Internacional e a World Trade Organization (WTO), utilizando muitos países do hemisfério sul como verdadeiros laboratórios de experimentação, de modo a verificar a sua praticabilidade e implicações.

No quadro «Etapas significativas» estão elencados alguns dos documentos que têm marcado as etapas fundamentais da ingerência da economia e do pensamento liberal nos sistemas sanitários ocidentais e nos países de baixo rendimento (Low Income Countries).

Um simples olhar para os autores dos relatórios-chave, que marcaram os últimos anos do século anterior, torna evidente a profundidade das transformações também a nível institucional: o BM e a WTO são protagonistas e inspiradores, ao ponto da reaparição da OMS em cena corresponder a uma verdadeira assunção de uma nova identidade macro-económica.

 

A resposta a Alma-Ata: Financing Health Services in Developing Countries. An Agenda for Reforms

É o primeiro documento do Banco Mundial a ser dedicado inteiramente aos cuidados de saúde. As dívidas exorbitantes dos Low Income Countries, consequência das crises petrolíferas dos anos 70, leva o BM a interferir nas economias dos Estados para propor políticas de saneamento – os «programas de ajustamento estrutural».

O método proposto tende a reduzir o número dos serviços que produzem «poucos» benefícios de cuidados de saúde, de modo a libertar recursos a favor dos «pobres». O mecanismo é explicado em termos estritamente económicos. Os bens e os serviços dos sistemas sanitários subdividem-se em:

• privados, se os benefícios (do fármaco, da prestação, …) são exclusivamente a favor do consumidor, que se mostra disponível para pagar pelo produto;

• públicos, se os benefícios são recebidos equitativamente por toda a sociedade: quando cada indivíduo não está disposto a pagar e delega no Estado (ex. campanhas de prevenção).

A provisão dos bens públicos está a cargo dos governos, enquanto para os bens privados é o consumidor que participa na compra através de uma parte proporcional do seu rendimento: a saúde individual passa de «direito universal» a interesse privado.

As reformas articulam-se em quatro fases que traduzem de modo eficiente o modelo liberal no qual se inspiram:

• introduzir formas de participação na despesa por parte dos utentes, sobretudo para fármacos e prestações de tratamento. Especifica-se: «A abordagem mais comum nos países em desenvolvimento tem sido a de considerar a assistência sanitária como um direito de cidadania e de tentar fornecê-la a todos de forma gratuita. Geralmente, esta abordagem não funciona.»;

• promover formas de seguro privado. Considerada a ausência de uma cultura de seguros, propõe-se a introdução de coberturas obrigatórias para os trabalhadores independentes. Para evitar o crescimento (documentado) dos custos de assistência, sugere-se não dar a entender o sistema como gratuito: as «pequenas» despesas não serão reembolsadas; o seguro irá cobrir apenas os custos que podem ser definidos como «catastróficos» para o indivíduo (conforme o rendimento familiar);

• privatizar os sistemas sanitários. A assistência sanitária está entregue às associações não governamentais, às cooperativas geridas pelas comunidades, que têm de ser financiadas e promovidas. O Estado deve reservar para si um papel de terceiro, com funções de garantia e de controlo;

• descentralizar o governo dos cuidados de saúde, de modo a garantir a eficiência ; é a última peça da estratégia para reduzir ao mínimo a intervenção do Estado na assistência sanitária e dar lugar aos seguros privados.

Topo Seta de topo

O Global Burden of Diseases

A nova abordagem à saúde-mercado encontra a sua investidura definitiva no Global Burden of Diseases Study (1). Os indicadores clássicos, até então utilizados para representar a morbi-mortalidade das populações, que «contam» as pessoas e que, de forma dramática, documentam as diferenças entre Norte e Sul do planeta, são substituídos por um novo indicador global, o DALY (Disability Adjusted Life Year). Este indicador reúne, a nível de populações, a carga em anos da mortalidade precoce (aquela abaixo de uma média convencional que pode ser alcançada por todos, desde que sejam controladas as variáveis de risco) e das consequências não fatais de patologias e incidentes. O « burden », terminologia económica que evoca o débito, expressa a «carga» que uma patologia representa para a sociedade.

A representação da realidade e do mundo está transformada, o projecto de «saúde para todos» é substituído pela constatação de que existe uma carga para gerir, equiparável a uma categoria da economia: «evoca o realismo contabilístico, que encara os devedores como sujeitos com deveres de solvência, mais do que como pessoas pressionadas por ónus, com direitos a exigir ou a procurar em conjunto» (2).

 

Os Programas Verticais

No modelo lançado pelo Financing Health Care e continuado com o GBD não há lugar para os Primary Health Care (PHC) e para a abordagem transversal e planeada em função das populações proposta no auge do período dos direitos na Declaração de Alma-Ata. De facto, abre-se caminho para as intervenções sectoriais dos chamados programas verticais. Afirmam-se, orientados pelo mercado, os Selective PHC, que levam novamente o conceito de saúde à intervenção médica e tecnológica e, por isso, selectiva de modo a prevenir ou a tratar aquelas doenças específicas responsáveis pelo maior nível de mortalidade e morbosidade, nas regiões menos desenvolvidas e para as quais existem intervenções de provada eficácia. As indicações do BM traduzem-se na reorganização dos sistema sanitários em programas verticais (imunização, planeamento familiar, controlo de cada doença, ...) com a realização de campanhas específicas, relativamente económicas e de grande visibilidade, mais adequadas às exigências políticas ou administrativas dos países doadores e dos organismos internacionais e mais próximas das estratégias de mercado e de social marketing.

Face à rapidez da acção e dos resultados positivos que frequentemente são alcançados sobre problemas e populações pré-definidas e medidos a curto prazo, tem de se sofrer as repercussões a longo prazo. As consequências têm sido pagas até agora pelos Low Income Countries, em termos de desarticulação da acção de cuidados de saúde, com multiplicação dos custos, desperdício de recursos e desconexão da acção de desenvolvimento realizado em outros sectores (educação, produção...).

O mercado, e por isso o privado, entra nos cuidados de saúde com o mesmo mecanismo e também através de doações das várias fundações ocidentais que têm dominado o cenário da cooperação internacional das últimas décadas. Entre os financiadores da Organização GAVI Alliance recorda-se, por exemplo, a Fundação Bill e Melinda Gates, com orçamentos cinco vezes superiores ao global da OMS.

 

A evidência das desigualdades sócio-económicas

Como sinal de esperança (ou indicador da inadiável necessidade de dar um «rosto humano« a políticas das quais é necessário aceitar a «factualidade»), a Comissão sobre as Determinantes Sociais de Saúde introduz novamente (se não nos orçamentos, pelo menos na linguagem) a articulação da saúde (não das doenças) com a vida real das sociedades, no mesmo ano, 2005, em que se constata o fracasso do primeiro quinquénio dos programas globais (3).

As tarefas da Comissão servem de suporte a políticas inovadoras que promovam a construção de um movimento para a equidade que una governos, organizações internacionais, institutos de investigação e sociedade civil.

De um ponto de vista supranacional, as determinantes sócio-económicas têm de ser lidas tendo em conta proporções que certamente se amplificam, ao ponto de serem legíveis de forma exaustiva só considerando as categorias gerais. O papel da economia é tão forte que quase anula o papel das restantes determinantes. A pobreza é, sem dúvida, um factor sócio-económico, mas nos Low Income Countries é o indicador de desigualdade por excelência.

As considerações relativas ao factor económico não mudam sequer quando se entra no mérito da avaliação das diferenças no interior dos Estados. Neste caso, é o rendimento que domina. Um exemplo para todos, quase uma experiência ditada pela história: nos anos 80, durante a duríssima crise económica da União Soviética, a esperança média de vida da população russa passa de 65 para 57 anos de idade; depois de um período de melhoramento iniciado em 1995, a partir de 1999, juntamente com a grave crise económica de 1998, regista-se uma nova e rápida descida da esperança média de vida (4).

 

O que significa um Sistema de Cuidados de Saúde, no século XXI?

Este título traduz o que o editor da revista Lancet , Richard Horton, tem dado à sua nova leitura do National Health System inglês, 60 anos depois da sua criação (5).

O artigo de Horton oferece uma oportunidade a não perder para uma reflexão mais sistemática sobre a relação entre cuidados de saúde, sociedade e mercado.

O quadro «Se a saúde é um dos direitos fundamentais» apresenta simplesmente as palavras que seguem a progressão do discurso, sendo mesmo essa, no fundo, a mensagem mais original.

Os aspectos mais técnico-científicos são, hoje em dia, muito menos importantes (na saúde pública mas não só) do que o modo como os conteúdos, os objectivos e os indicadores são apresentados – embalados – vendidos – comprados nos mercados dos bens e dos imaginários.

É a linguagem que define as prioridades. Uma realidade à qual se dá o nome de direito é totalmente diferente da mesma realidade declarada capítulo da economia.

separador

Topo Seta de topo

Informação Complementar

Etapas significativas

1987 Financing health services in developing countries. An agenda for reforms. Washington DC: World Bank .

1993 World development Report 1993. Investing in Health. Washington DC: World Bank .

O relatório contém dois conceitos importantes:

• garantir os pacotes assistenciais e o seu custo para os cuidado de saúde;

• define-se um novo indicador, o DALY – Disability Adjusted Life Years – síntese de uma elaborada metodologia e que exprime a carga das doenças de uma comunidade através da combinação de dois indicadores diferentes: anos perdidos por morte prematura e anos perdidos por incapacidade. Resumindo, o DALY combina informações sobre a mortalidade e a morbilidade na base do número de anos de vida em boa saúde perdidos.

1995 WTO/ Acordos de comércio internacional com consequências nos cuidados de saúde.

Recordam-se

General Agreement on Trade in Services ( GATS ): consente a entrada de empresas privadas na gestão de serviços públicos fundamentais, como os serviços hídricos e os serviços sanitários públicos.

Agreement on Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights ( TRIPS ): Protege patentes, copyrights , marcas comerciais e o design industrial dentro das fronteiras nacionais, incluindo as patentes sobre medicamentos.

Os termos valem para todos os membros: os países que não respeitam os Acordos da WTO estão sujeitos a sanção.

1997 Global Burden of Diseases Study .

2001 Macroeconomics and health. OMS . (http://www.cid.harvard.edu/archive.cmh/)

A comissão que redige o relatório evidencia a extrema dramaticidade do estado de saúde dos países pobres e as consideráveis e crescentes desigualdades dentro destes países. A solução proposta é relativa a uma intervenção da comunidade internacional, estimada nos 30 mil milhões de dólares por ano, de modo a favorecer:

• o acesso gratuito e universal a um pacote de serviços sanitários essenciais, baseados na assistência sanitária básica;

• um nível mínimo de financiamento público.

Tradução de Benedetta Maxia.

separador

Topo Seta de topo

1 - MURRAY, C. J., LOPEZ A. D. – Global Mortality, Disability, and the Contribution of Risk Factors: The Global Burden of Disease Study. Lancet. 1997; (349):1436-1442.

2 - TOGNONI, G. – GBD Ovvero: Acronimi e Dizionari Di Fine-Inizio Millennio. Ricerca & Pratica. 1997; (76): 133-137).

3 - MARMOT M. – Social Determinants of Health Inequalities. Lancet. 2005; (365):1099-104).

4 - Fonte dados: WHO/Europe HFA Data Base.

5 - Lancet, 2008; 371: 2213-18; Editorial, p. 2146; Perspectives, p. 2163.

separador

* Marta Valeria

Economista com competência específica no âmbito dos cuidados de saúde e dos serviços. Investigadora sénior no Laboratório de Epidemologia de Cidadania no Consorzio Mario Negri Sud.

 

* Gianni Tognoni

Médico, com especiais interesses nos domínios da farmacologia, experimentação clínica, epidemologia e saúde pública. Actualmente dirige um Instituto de investigação de fins não lucrativos, o Consorzio Mario Negri Sud. Há mais de trinta anos desenvolve actividade no campo dos direitos humanos e é Secretário Geral do Tribunal Permanente do Povos.

separador

Referências bibliográficas

Universal Declaration of Human Rights, 1948. Disponibile su: http://www.un.org/Overview/rights.html

WHO Constitution, 1948. Disponibile su: http://www.who.int/governance/eb/who_constitution_en.pdf

Declaration of Alma Ata, World Health Organisation, 1978. Disponibile su:
http://www.who.int/hpr/NPH/docs/ declaration_almaata.pdf

MURRAY, C. J., LOPEZ A. D. – Global Mortality, Disability, and the Contribution of Risk Factors: The Global Burden of Disease Study. Lancet. 1997; (349):1436-1442.

Commission on Macroeconomics and Health. Macroeconomics and Health: Investing in Health for Economic Development. WHO, 2001.

The Lancet. Series on Alma Ata. Lancet, 2008; 372: 863-1008.

MARMOT, M. – Social Determinants of Health Inequalities. Lancet. 2005; 365: 1099-104.

MARMOT, M. – Achieving Health Equity: From Root Causes to Fair Outcomes. Lancet, 2007; 370: 1153-63.

Commission on Social Determinants of Health FINAL REPORT: Closing the Gap in Ageneration. Health Equity Through Action on the Social Determinants of Health. WHO, 2008.

Osservatorio Italiano Sulla Salute Globale. Rapporto 2004 su salute e Globalizzazione. Feltrinelli, 2004.

Osservatorio Italiano sulla Salute Globale. TOGNONI, G., VALERIO, M., ROMERO, M. – «Salute e Diritto. Pensieri per una progettualità di ricerca», in A Caro Prezzo. Le Diseguaglianze Nella Salute. Edizioni ETS, Pisa 2006.

MACIOCCO, G. – «Politica, Salute e Sistemi Sanitari», in Il Pensiero Scientifico Editore. Roma, 2008.

TOGNONI, G. – «I Farmaci Essenziali Come Indicatori di Diritto». Giornale Italiano di Farmacia Clinica, 1998; 12:118-9.

PÉCOUL, B. et. al. – Access to Essential Drugs in Poor Countries. A Lost Battle? JAMA. 1999; 2814: 361-7.

DENTICO, N., FORD, N. – The Courage to Change the Rules: A Proposal for an Essential Health R&D Treaty. PLOSmedicine, 2005.

TOGNONI, G. – «Attualità del Tema del Genocidio Nell'Esperienza del Tribunale Permanente dei Popoli», in Genocidi/Genocidio. Fondazione Internazionale Lelio Basso. 1995.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Se a saúde é um dos direitos fundamentais (Constituição da OMS)

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -

Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2008)
_____________

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997