Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1997 > Índice de artigos > Relações exteriores: economia e recursos > [Movimentos de Capital]  
- JANUS 1997 -

Janus 1997



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Movimentos de Capital

Amadeu Paiva *

separador

Uma característica notável do saldo global dos movimentos de capital, no ano de 1995, entre residentes e não residentes é o de ser praticamente nulo, conforme se constata no quadro 1 (ver Infografia). Para este resultado contribuiu decisivamente o valor líquido da posição externa de curto prazo dos bancos, significativo por representar 5,7% do PIB. A posição externa de curto prazo dos bancos deriva principalmente de operações denominadas em escudos (investimento em obrigações) de bancos residentes e entidades financeiras não residentes, nomeadamente em operações concertadas entre aqueles e fundos de investimento residentes pertencentes ao mesmo grupo financeiro.

Próximo de zero é também o saldo do investimento directo, contrariando o comportamento típico de Portugal como país receptor líquido. Esta realidade atesta a continuação da redução do saldo dos investimentos directos realizados em Portugal por não residentes (ver Informação Complementar) e a tendência para o aumento do investimento, no exterior, dos agentes residentes.

De facto, no terceiro ano após a liberalização dos movimentos de capital entre Portugal e a União Europeia, o investimento directo de Portugal no exterior atingiu o seu valor mais elevado desde 1987, tendo repetido a duplicação face ao ano anterior desde a queda acentuada em 1993. Continua, no entanto, a ter um peso reduzido no conjunto da actividade económica portuguesa. O padrão de distribuição por países de destino mantém-se (78% para os países da União Europeia, com destaque para a Espanha).

E interessante notar não só a participação do sector financeiro no investimento directo de Portugal no exterior (responsável por 45% do saldo), mas também os reflexos que as importantes alterações na estrutura accionista das empresas daquele sector ocorridas nos últimos tempos tiveram sobre a balança de capitais não monetários. A análise da repartição sectorial dos investimentos directos do exterior em Portugal mostra um significativo desinvestimento líquido no sector financeiro, que terá ultrapassado os 54 milhões de contos.

De forma análoga, o saldo negativo dos investimentos do exterior em acções nacionais deriva fundamentalmente da alienação de capital detido por não residentes em instituições bancárias residentes. E a parte mais significativa do reembolso líquido de crédito externo de longo prazo resulta de uma operação de reembolso antecipado, no final do ano, de responsabilidades assumidas no princípio do 2° trimestre por um banco português, na altura de uma importante operação de aquisição no sector bancário nacional.

O investimento de carteira dos não residentes movimentou valores consideráveis tendo-se dirigido, em geral, para obrigações. O saldo das transacções de obrigações de dívida pública em moeda estrangeira merece destaque. De referir o investimento em títulos de curto prazo (pela primeira vez com significado), essencialmente papel comercial emitido pelo Estado português. Por sua vez, o investimento de carteira de Portugal no exterior caracterizou-se, em termos líquidos, por uma grande regularidade ao longo de todo o ano, tendo principalmente trocado títulos de curto prazo por obrigações de entidades não residentes denominadas em escudos. O desinvestimento em títulos de curto prazo foi sobretudo da responsabilidade dos fundos de investimento residentes.

Os valores movimentados nos depósitos dos residentes não bancários no exterior continuaram a aumentar significativamente em articulação com as aplicações de carteira, tendo-se verificado, no entanto, uma redução do défice desta rubrica quando comparada com o ano anterior.

Topo Seta de topo

 

Informação Complementar

Investimento directo de não residentes

Apesar do esforço feito, Portugal mantém a sua dificuldade em captar investimento estrangeiro. Embora o valor do saldo dos investimentos do exterior em Portugal tenha um peso reduzido no conjunto da economia, os valores saídos e entrados no investimento directo do exterior em Portugal são significativos quando comparados com aquele valor, nomeadamente na categoria de "empréstimos e suprimentos" (quando a participação no capital das empresas costumava ser a rubrica mais importante). Tal permite concluir tratar-se de fluxos do tipo gestão de tesouraria entre empresas não residentes e as suas filiais em Portugal.

Este resultado para a economia portuguesa ocorre no ano em que os investimentos directos estrangeiros atingiram um novo recorde. Dentro da OCDE, a Alemanha, os EUA e o Japão continuam a ser, de longe os principais investidores líquidos, grupo em que se inserem o Reino Unido, a Suíça, a Austrália, a Holanda e a Áustria. Então, mais que o abrandamento geral da actividade económica dos países de origem do investimento, nomeadamente na União Europeia, é talvez a diminuição da atractividade relativa de Portugal (na Europa, relativamente aos países de Leste) e a reorganização das multinacionais em função da integração europeia que melhor explicam o comportamento do investimento directo estrangeiro relativamente ao nosso país.

separador

* Amadeu Paiva

Licenciado em Economia pelo ISEG. Docente no Departamento de Ciências da Empresa da UAL.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Saldo dos movimentos globais de capital entre Portugal e o exterior - 1995

Link em nova janela Investimento directo - 1995

Link em nova janela Investimentos de carteira - 1995

Link em nova janela Créditos externos e outras operações - 1995

Link em nova janela Investimento directo em % do PIB

Link em nova janela Peso do investimento estrangeiro nos bancos e IFNB, seguros, imóveis e serviços prestados ás empresas

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores