Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1997 > Índice de artigos > Relações exteriores: política e diplomacia > [Fluxos Financeiros Portugal – UE]  
- JANUS 1997 -

Janus 1997



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Fluxos Financeiros Portugal – UE

Observatório de Relações Exteriores*

separador

As transferências efectuadas para Portugal a partir do OGUE (Orçamento Geral da União Europeia), e aqui divulgadas, são atribuídas a título de co-financiamento de projectos nacionais, públicos ou privados, incluindo sempre uma contrapartida financeira nacional. A percentagem do co-financiamento comunitário varia de acordo com a tipologia das acções apoiadas e das zonas abrangidas, tendo atingido uma taxa de 68% do investimento público efectuado em 1995 ao abrigo do QCA 1994-99. Nos quadros que se apresentam devem distinguir-se, como indicado, as verbas atribuídas e as efectivamente transferidas.

A transferência de recursos financeiros a partir dos fundos estruturais para Portugal teve início em 1986 e destinava-se ao apoio a acções pontuais de desenvolvimento. Mas o volume financeiro aumenta significativamente a partir de 1989, ano em que, mercê da reforma dos fundos estruturais entra em vigor o I QCA para 1989-93. Ao abrigo de um QCA os fundos estruturais destinam-se ao co-financiamento de projectos aprovados no âmbito de um plano estratégico de desenvolvimento concebido e apresentado pelo Estado membro para o período estabelecido. Os montantes financeiros apresentados não incluem a totalidade dos fluxos recebidos por Portugal da UE: não foi possível contabilizar com rigor as ajudas de pré-adesão, nem contabilizar financiamento comunitário de natureza diversa, canalizado directamente para promotores nacionais, sem interferência do Estado português.

Por sua vez, nas transferências de Portugal para a UE não estão incluídas as participações nacionais nos fundos CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) e CEEA (Comunidade Europeia da Energia Atómica) e no capital e reservas do BEI (Banco Europeu de Investimentos). Quanto aos países contribuintes e beneficiários líquidos do orçamento comunitário, a apresentação dos valores por habitante vale como indicador significativo, embora provoque uma distorção da percepção dos montantes totais. Assim a Holanda está em segundo lugar como contribuinte, mas a contribuição inglesa é obviamente muito superior, dada a sua população. Do mesmo modo, o Luxemburgo aparece destacado como beneficiário líquido por causa da sua reduzida população e das possíveis contribuições da UE para as instituições comunitárias ali sediadas.

Topo Seta de topo

 

Informação Complementar

QCA: Quadro Comunitário de Apoio
FEDER: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (infraestruturas e investimentos produtivos)
FSE: Fundo Social Europeu (formação de recursos humanos e ajudas ao emprego)
FEOGA - Orientação: Fundo Europeu de Orientação e Garantia Agrícola (apoio à adaptação das estruturas agrícolas e promoção do desenvolvimento do meio rural)
FEOGA - Garantia: (aplicação da PAC - Política Agrícola Comum)
PEDIP: Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa
IFOP: Instrumento Financeiro de Orientação das Pescas
Fundo de Coesão: Montantes destinados a projectos públicos nos sectores dos transportes e do ambiente
IVA: Imposto sobre o Valor Acrescentado

separador

* Observatório de Relações Exteriores

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Fluxos financeiros entre Portugal e a CE

Link em nova janela Apoios estruturais atribuídos a Portugal

Link em nova janela Contribuintes líquidos e beneficiários líquidos do orçamento comunitário

Link em nova janela Portugal e o orçamento da União Europeia

Link em nova janela Orçamento geral da União Europeia em 1995

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores