Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2003 > Índice de artigos > A convulsão internacional > O “arco de crise” (II): Israel, Palestina, Iraque > [Jerusalém]  
- JANUS 2003 -

Janus 2003



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Jerusalém

João Marco Domingues *

separador

Jerusalém é uma cidade sagrada para três religiões monoteístas: cristinanismo, islamismo e judaísmo. A Cidade Velha (ou Velha Jerusalém) concentra a maior parte dos monumentos das três religiões: os Templos Judeus e o Muro das Lamentações, a Via Dolorosa e a Basílica do Santo Sepulcro para os cristãos, e as mesquitas do Monte do Templo ou Monte Moriah para os Muçulmanos. Apesar de em hebraico Jerusalém (Yerushalayim) significar, curiosamente, “a paz aparecerá” esta cidade sempre conheceu a guerra e a destruição, desde o momento em que a sua existência é descrita nos documentos bíblicos.

separador

Jerusalém (em hebraico Yerushalayim: a paz aparecerá; em árabe al-Quds al-Sharif: a nobre cidade santa) é um centro religioso, sagrado para três religiões monoteístas: Cristianismo, Islão e Judaísmo. Ao longo dos mais de 3000 anos de existência, muitas foram as culturas que ali marcaram presença. Persas, Gregos, Romanos, Bizantinos, Muçulmanos, Egípcios, Otomanos e Britânicos são exemplos dos povos que, de alguma forma, cravaram a heterogeneidade na génese identitária dos povos autóctones, legando uma carga religiosa, simbólica e mítica sem paralelo no mundo.

Reflexo do natural fervor religioso que sempre vincou o seu estatuto, Jerusalém chega a ser considerada o centro geográfico do mundo, frequentemente ilustrado com a criação de Heinrich Buenting em 1581.

O futuro de Jerusalém assenta, particularmente, sobre uma pequena zona da cidade – o Monte Moriah, ou Monte do Templo – com uma área de 15 hectares, que representa o principal ponto de discórdia entre palestinianos e israelitas. Este rectângulo com cerca de 300 por 500 metros, é considerado um dos substanciais responsáveis pelo fracasso da Cimeira de Camp David e das tentativas posteriores para promover a paz.Três vezes sagrada, Jerusalém, com os seus locais religiosos, tornou-se o principal enclave para o êxito do longo processo de paz iniciado com o Acordo de Oslo.

 

Jerusalém religiosa

A Cidade Velha (ou Velha Jerusalém) concentra em si a maior parte dos monumentos das três religiões, delimitados por um muro com sete portas – a oitava está murada – junto à antiga linha de armistício que dividiu a cidade entre Israel e a Jordânia entre 1948 e 1967. No seu interior persistem três bairros principais que se distinguem por peculiaridades culturais e religiosas, portadoras de uma tradição multissecular: a nordeste, o bairro muçulmano; a noroeste, o bairro cristão; a sudeste o bairro judeu. Apenso a estes, há um quarto bairro a sudoeste: o bairro arménio.

 

Jerusalém e o Judaísmo

Há cerca de 3000 anos, o rei David conquistou a cidade aos Jesubitas e declarou-a capital do reino. Neste local o seu filho Salomão construiu o Primeiro Templo, com o propósito de nele abrigar a Arca da Aliança que continha as duas Tábuas da Lei confiadas por Deus a Moisés. O Primeiro Templo é completamente destruído em 586 a.C.

Em 515 é construído, no mesmo local, o Segundo Templo. Este é arrasado por Pompeu em 63 a.C., reconstruído em 20 a.C. pelo rei Herodes e definitivamente destruído por Titus no ano 70 da era cristã. Dessa época sobraram as ruínas de uma muralha que sustentava esse templo, cujas fundações se crê se situam por baixo da actual Esplanada das Mesquitas. A essas ruínas, chama-se Muro das Lamentações.Esta designação não é utilizada pelos judeus; o termo hebraico é Kotel Hamaaravi, que significa muro ocidental.

 

Jerusalém e o Cristianismo

Designada comummente por “Cidade Santa” no seio da comunidade católica, Jerusalém encerra, tanto na Cidade Velha, como fora do seu perímetro, diversos pontos de interesse no âmbito da arqueologia religiosa e de locais de culto.

Também para os cristãos a Esplanada das Mesquitas é um local sagrado, devido à sua ligação com Jesus Cristo, proibido de entrar no Templo pelos líderes religiosos judeus.

A noroeste, no bairro cristão, percorrendo a Via Dolorosa que atravessa também o bairro muçulmano, chega-se à Basílica do Santo Sepulcro, erigida no ano de 326. Este complexo religioso agrupa vários edifícios, entre os quais o Santo Sepulcro, onde, segundo a tradição cristã, foi sepultado o corpo de Cristo, de onde terá ressuscitado três dias depois, e o monte do Gólgota, local da Sua crucificação.

Jerusalém conta com 26 igrejas católicas, 26 ortodoxas, 12 gregas, 14 russas e 8 protestantes.

 

Jerusalém e o Islão

Tendo assegurado o governo da cidade durante mais de 1000 anos, os muçulmanos mantêm uma forte ligação espiritual a Jerusalém, que consideram o terceiro lugar mais sagrado do Islão, depois de Meca e Medina. Actualmente as autoridades islâmicas gerem as mesquitas do Monte Moriah, também designado por Monte do Templo e, para os muçulmanos Haram al-Sharif. Toda a esplanada das mesquitas, especialmente o octógono da Cúpula do Rochedo e a mesquita Al-Aqsa, é haram para o islão, ou seja, local sagrado de oração, tendo sido a primeira Qibla (lugar para onde os muçulmanos se viram quando fazem as orações) que foi depois mudada em 630 d.C. pelo profeta Maomé, para a Kaaba (Meca, Arábia Saudita).

Sobre o Monte Moriah situa-se o mais vistoso monumento religioso de Jerusalém: a Cúpula do Rochedo (ou Mesquita de Omar). No seu interior encontra-se uma grande rocha. Para os judeus essa rocha é importante, defendendo que nela Abraão (Ibrahim, no Corão) amarrou o seu filho Isaac para ser sacrificado. Já para os muçulmanos, Maomé ter-se-ia apoiado nela para subir aos céus para receber o Corão.

Topo Seta de topo

 

Jerusalém política

Jerusalém, a “Cidade da Paz”, conheceu guerras e destruição desde que a sua existência foi primeiramente relatada nos documentos bíblicos.

Actualmente assistimos a uma situação de tensão que surgiu a partir do momento em que se procurava uma solução para o problema político da Palestina, no sentido pré-1948 da denominação.

O Império Otomano foi desmembrado e ocupado por ingleses e franceses após a derrota na I Guerra Mundial. Algumas tribos árabes pressionaram as então potências mundiais e ganharam autonomia em países constituídos. Assim, surgiram novos Estados, como a Síria, o Iraque e o Líbano. O território restante do Médio Oriente manteve o antigo nome de Palestina, sem qualquer autonomia ou independência. Por altura do plano da ONU de partilha da Palestina, em 1947, esta área geográfica era habitada pelos palestinianos e outras tribos árabes, desunidas e dispersas. Os judeus eram principalmente habitantes de diversos países europeus que, a partir do final do século XIX e até meados do século XX foram migrando para a Palestina, primeiro incentivados pela política do Movimento Sionista de Theodor Herzl, e acentuando-se depois com a perseguição aos judeus pelo nazismo.

Em 14 de Maio de 1948, uma resolução da ONU divide o território da Palestina entre árabes e judeus. Os judeus aceitaram a partilha e proclamaram o Estado de Israel, logo reconhecido pela União Soviética e pelos Estados Unidos, as novas potências do pós-guerra. Porém, a Liga Árabe (Egipto, Síria, Iraque, Líbano e Transjordânia, antigo nome da Jordânia) rejeitou a partilha, considerando que com ela perderia um território árabe e declarou guerra ao recém-criado Estado de Israel. Os árabes não só perderam a guerra como Israel tomou parte do território que seria palestino, ampliando as suas fronteiras. Era o começo de um conflito que já dura há mais de 50 anos.

Em 1967, na chamada Guerra dos Seis Dias, Israel invadiu e tomou os montes Golã (que pertenciam à Síria), a Faixa de Gaza (Egipto) e a margem ocidental (controlada pela Jordânia), incluindo a parte oriental de Jerusalém que de imediato anexou ao seu território.

O Knesset – parlamento israelita – tinha sido transferido de Tel-Aviv para Jerusalém ocidental em 1949, transformando-a na capital política do Estado hebreu. Segundo a lei fundamental de 30 de Julho de 1980, o conjunto da cidade constitui a capital “eterna e indivisível” de Israel. No entanto, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, através da resolução 478, não reconhece esse estatuto. Quase toda a comunidade internacional acatou a recomendação da ONU, exceptuando El Salvador e Costa Rica que transferiram as suas embaixadas para Jerusalém.

Os palestinianos, por seu lado, aspiram a fazer de Jerusalém oriental a capital do futuro Estado da Palestina. Esta disputa entre duas soberanias é numericamente favorável a Israel, que está em posição de força e que tem multiplicado os factos consumados no terreno ao longo de 35 anos de ocupação.

Aplicando metaforicamente a tela de Salvador Dalí, Jerusalém é a “persistência da memória”, ou a teimosia da presença. Não é, contudo, condomínio de judeus e palestinianos. Trata-se de um património da humanidade, espelhado naquilo que ela tem de mais perene, a identificação religiosa, concretizada em símbolos e locais sagrados. É dessa identificação – de onde brota, nos limites tantas vezes construídos pela história, o ódio étnico e exclusivista e a intolerância cultural – que a milenar cidade retira o seu magnetismo, a sua força e o seu enigma.

 

Informação complementar

Cronologia de Jerusalém

Tratando-se de civilizações e povos antigos, é difícil estabelecer com precisão as datas dos acontecimentos mais importantes. De qualquer forma, foram utilizadas datas aproximadas que, naturalmente, podem variar de autor para autor.

2000 a.C. – Período Patriarcal (Abraão, Isaac, Jacob)

1050-930 a.C. – Reino unificado

1004 a.C. – David funda Jerusalém, fazendo dela a Capital do Reino

930-586 a.C. – Reino de Judá

960 a.C. – O Rei Salomão inicia a construção do 1º Templo

952 a.C. – Consagração do 1º Templo

586 a.C. – Nabucodonosor invade Jerusalém e destrói o 1º Templo

539-332 a.C. – Domínio Persa

520 a 515 a.C. – Reconstrução do 2º Templo

332-167 a.C. – Domínio Grego

168 a.C. – O domínio opressor grego atinge o seu cume

63 a.C. - Domínio Romano

63 a.C. – Pompeu destrói Jerusalém

37 a.C. – Jerusalém é destruída parcialmente por Herodes

20 a.C. a 63 d.C. – Herodes reconstrói o 2º Templo

29-32 – Vida pública de Jesus Cristo

70 – O Templo é definitivamente destruído pelo Imperador Tito

324 – Domínio Bizantino

335 – Término da construção do Santo Sepulcro

614 – Persas conquistam Jerusalém. A Santa Cruz é saqueada

628 – Os bizantinos reconquistam a cidade, a Santa Cruz é recuperada e entronizada em Jerusalém

639 – Domínio Muçulmano

639 – Jerusalém é dominada pelos árabes li-derados por Omar

692 – Término da construção da Mesquita de Omar (Cúpula do Rochedo)

1010 – O califa Al-Hakim destrói o Santo Sepulcro

1099 – Domínio Cristão

1099 – Os cruzados, convocados pelo Papa Urbano II em 1095, chegam a Jerusalém e reconquistam a cidade

1244 – Domínio Mongol

1244 – Jerusalém é conquistada e saqueada pelos mongóis

1516 – Domínio Otomano

1516 – Jerusalém é conquistada pelos otomanos

1840 – Reocupação turca

1917 – Domínio Britânico

1920 – É atribuído o mandato da Palestina ao Reino Unido

1947 – Resolução das Nações Unidas a fim de criar um Estado Judeu e Árabe na Palestina

1948 – Reino Unido retira-se da Palestina. O país é invadido por Estados vizinhos. É declarado o Estado de Israel a 14 de Maio

1948 – Domínio Israelita

1949 – Jerusalém é dividida entre dois países; Jerusalém é proclamada capital de Israel; Jerusalém Oriental fica sob domínio da Jordânia

1967 – Israel ocupa a Velha Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias

1987 – Início da Intifada, revolta palestiniana nos territórios ocupados por Israel, primeiro em Gaza e depois na Cisjordânia.

2000 – O dirigente do Likud, Ariel Sharon, visita a Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, acompanhado de um apertado corpo de guarda-costas. Surgem violentas manifestações que dão origem à 2ª Intifada.

separador

* João Marco Domingues

Mestre em Relações Internacionais pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de Paris I - Sorbonne. Doutorando em Ciência Política da Universidade de Paris I - Sorbonne. Investigador no Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança - IPRIS.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Mapa antigo

Link em nova janela Cidade velha

Link em nova janela População em Jerusalém 2000

Link em nova janela População em Jerusalém 1922-2000

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2004)
_____________

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores