Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2008> Índice de artigos > Aspectos da conjuntura internacional > [ A questão curda recentra a Turquia no Médio Oriente ]  
- JANUS 2008 -



Descarregar texto Descarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

A questão curda recentra a Turquia no Médio Oriente

João Maria Mendes *

separador

A Turquia dá sinais de cansaço relativos à sua aliança política e militar com os EUA (devido à questão curda) e de relativo desencanto em relação à União Europeia (devido ao double speak europeu sobre a sua adesão, pedida há vinte anos). A autorização parlamentar a uma intervenção militar de larga escala no Curdistão iraquiano é um desafio aos EUA. Quando à UE, que trata a Turquia como “o seu México” (1), parece não entender a importância estratégica que o país tem como ponte moderada para o mundo árabe e islâmico. O resultado é o novo recentramento turco na sua própria região.

Uma das orientações axiais da política externa da Turquia republicana, laica e militarista fundada por Mustafa Kemal (Ataturk), em 1923, sobre as ruínas do Império Otomano, foi, durante mais de 80 anos, o não envolvimento nas questões do Médio Oriente — uma forma de recusar a herança do Império Otomano. Esse desinteresse programático, geralmente assumido pela política externa turca (à excepção de um curto período na década de 50), está associado à lenta estabilização de uma elite social, política e militar kemalista desejosa de “ocidentalizar” o país, e traduziu-se na entrada da Turquia para o Conselho da Europa em 1949 (desde a sua fundação), para a NATO em 1952 (valendo-lhe, durante a Guerra Fria, a desconfiança e a hostilidade da URSS), para a OCDE (1960) e a OSCE (1973). A Turquia propôs-se, desde Abril de 1987, aderir à então Comunidade Económica Europeia, com quem mantinha uma “associação” desde 1963 — embora só tenha sido oficialmente reconhecida como candidata a membro no Conselho Europeu de Helsínquia de Dezembro de 1999, e as negociações efectivas só se tenham iniciado em Outubro de 2005.

Desde bem antes da surpreendente conquista do poder político pelo AKP (Partido da Justiça e do Desenvolvimento), islamita moderado e de centro-direita, em 2002, com 34 % dos votos, o país manteve, portanto, esta dupla paixão por um “Ocidente” representado pelos EUA e pela Europa. O AKP incrementou essa dupla abertura, mas, recentemente, e sem nunca a pôr em causa, está a reposicionar a Turquia como actor regional importante.

A nova hegemonia do AKP, reforçada em Julho de 2007 por segunda vitória em eleições gerais antecipadas, com 46,6 % dos votos, e pela eleição de um presidente da República oriundo do partido, Abdullah Gül, no Agosto seguinte, manteve a crise de relacionamento com a hierarquia militar (que desde 1960 levou a cabo quatro golpes de Estado que derrubaram governos civis, o último dos quais em 1980) e com a elite laica, por suscitar o temor de uma islamização progressiva da república ou, pelo menos, de uma reconquista da importância da religião na vida política do Estado.

O AKP, liderado pelo primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, tem gerido as tensões internas com determinação e prudência, quer reforçando a sua legitimidade por via eleitoral e retirando, assim, margem de manobra às Forças Armadas, quer garantindo sucessivamente o seu respeito pelo laicismo republicano kemalista. O próximo passo será a revisão constitucional, a elaborar no “espírito de Copenhaga” (caro à UE), e de onde deverá sair a subordinação das Forças Armadas ao poder político, a reformulação dos direitos das minorias, da liberdade religiosa... Por sua vez, a revisão constitucional obrigará à revisão do Código Penal.

A atenção internacional tem estado, assim, focalizada na política interna turca: os media ocidentais passaram as semanas da eleição de Gül a cenarizar o que sucederia quando a esposa do presidente, Hayrünissa, chegasse ao palácio presidencial com o seu hiyab , o lenço islâmico. Mas, para além das tensões internas que alimentam o entertainement mediático, é bom não perder de vista alguns novos traços da política externa da Turquia, que se afastam determinadamente da tradição kemalista. O novo activismo turco no Médio Oriente tem como causa próxima a questão curda (os curdos são mais de 14 milhões na Turquia, 20% da população), mas não se limita a ela.

 

O novo activismo

Erdogan visitou Teerão em Julho de 2004 e assinou, ali, um tratado de cooperação em matéria de segurança que levou o Irão a abandonar o seu apoio (expresso nos anos 80 e 90) ao separatismo curdo e ao PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão, que passou à luta armada em 1984). Por outro lado, o acordo energético entre os dois países (o Irão é o principal fornecedor de gás natural à Turquia, depois da Rússia) foi relançado em 2007: a Turkish Petroleum Corporation (TPAO) explorará petróleo e gás natural no Irão, ao mesmo tempo que o gás do Turquemenistão seguirá para a Turquia e a Europa por um pipeline que atravessa território iraniano (solução que os EUA tentaram impedir a todo o custo).

Também as relações com a Síria vêm sofrendo uma forte inflexão: longe vai o ano de 1998, quando Ankara ameaçou Damasco de invasão se a Síria continuasse a apoiar os separatistas curdos. Dada a superioridade militar turca, Damasco encerrou os campos de treino do PKK e expulsou o líder do partido, Abdullah Öcelan, a quem dera refúgio (e que viria a ser preso na Turquia no ano seguinte). Esse “passo atrás” sírio abriu portas a uma aproximação entre os dois países, consagrada em 2005 pela visita a Ankara do presidente Bashar al-Assad (nunca um presidente da Síria tinha visitado a Turquia desde a independência síria, em 1946), e pela visita do presidente turco Ahmet Necdet Sezer a Damasco (com o apoio explícito do primeiro-ministro Erdogan) — visita que Washington tudo fez para impedir. Gül e al-Assad prosseguiram contactos em Outubro de 2007.

O Irão (seis milhões de curdos) e a Síria (um milhão) mudaram o seu relacionamento com a Turquia por terem começado a sentir o “efeito PKK” nos seus próprios territórios: na fronteira “curda” do Irão, um Partido pela Vida Livre no Curdistão Iraniano , aliado do PKK, passou a alimentar uma guerrilha esporádica contra forças militares iranianas; quanto aos curdos da Síria, a sua agitação cresce face à possibilidade política de um Curdistão independente no Norte do Iraque, economicamente forte devido ao petróleo de Kirkurk (um referendo, ainda em 2007, decidiria se a cidade integrará a região), e Damasco teme que tal possibilidade alimente um separatismo interno — o mesmo que Ankara enfrenta em território turco.

A prudente aproximação entre Ankara e Teerão não significa que a Turquia não esteja preocupada com o desenvolvimento do programa nuclear iraniano — que recebeu o apoio de Vladimir Putin em Outubro de 2007, em mais um sintoma do desejo de regresso da Rússia a uma posição de grande potência — e ainda mais com a sua possível reorientação militar: a iminência da transformação do Irão em potência nuclear forçaria a Turquia a reaproximar-se do eixo EUA-Israel, ou a instalar no seu território uma rede de dispositivos antimíssil de curto e médio alcance (tipo Patriot), ou a considerar, em último caso, a sua própria nuclearização.

Topo Seta de topo

Palestina

Outra reorientação: o relacionamento Turquia-Israel estreitou-se em 1996 nos domínios na defesa e das informações militares; mas, depois da vitória do AKP, a Turquia adoptou uma postura progressivamente mais pró-palestiniana: Erdogan criticou o “terrorismo de Estado” israelita na margem ocidental e em Gaza, e logo após as eleições palestinianas de Janeiro de 2006, recebeu em Ankara uma delegação do Hamas — enquanto Israel e os EUA o tentavam isolar e desacreditar. Durante a crise do Líbano, Erdogan criticou duramente as acções militares israelitas, enquanto nas maiores cidades turcas se multiplicavam manifestações anti-Israel, apoiadas por organizações não-governamentais. Na ressaca da crise, Erdogan disponibilizou mil soldados para a força de manutenção da paz (da ONU) no Líbano, e afirmou, contra o então presidente Sezer, que a Turquia não protegeria os seus interesses mantendo-se como mera observadora. Criticado até por membros do AKP, que não queriam imaginar soldados turcos em confrontos com o Ezbollah, a determinação de Erdogan visou mostrar à Europa que a Turquia é um importante jogador regional, e mereceu o aplauso de Washington. E, em Outubro de 2007, o chefe da diplomacia turca pediu explicações a Israel sobre o raid aéreo israelita contra instalações militares na Síria, a 6 de Setembro — uma atitude inesperada, se se pensar no acordo Ankara-Jerusalém de 1996.

Em Agosto de 2006, Ankara abriu as portas ao rei Abdullah da Arábia Saudita (uma visita que restabeleceu laços perdidos há 40 anos), e os dois países passaram a cooperar para conter a importância crescente do Irão, incluindo o seu programa nuclear. E em Março de 2007 fez o mesmo com o presidente egípcio Hosni Mubarak, adoptando os dois países um novo “diálogo estratégico” com vista à cooperação nos domínios energético e da segurança regional.

Este novo activismo turco no Médio Oriente é avaliado pela administração americana, a um ano do fim do segundo mandato de George W. Bush, como sintoma de uma progressiva “islamização” da política externa turca. E é acompanhado, na Turquia, por um crescente sentimento “antiamericano”: já no Verão de 2006, uma sondagem conduzida pela Pew Charitable Trusts revelava que só 12 por cento dos turcos mantinham uma imagem positiva dos EUA, e que a sua grande maioria entendia a falta de apoio americano a Ankara, contra a guerrilha do PKK (que provocou 35.000 mortos, turcos e curdos, nos últimos 20 anos) como apoio tácito ao separatismo curdo: os EUA reclamavam o apoio da Turquia na sua “guerra contra o terrorismo”, invadiam o Afeganistão e o Iraque justificados por essa mesma guerra, mas mudavam de política quando se tratava de ajudar Ankara a resolver o “problema PKK”. Em Setembro do mesmo ano, nova sondagem, desta vez feita pelo German Marshall Fund, mostrava que só sete por cento dos turcos aprovavam a política externa de George W. Bush, contra 81 por cento, que a desaprovavam explicitamente.

No entanto, os EUA esperam ainda implementar o programa conhecido por “Uma visão partilhada” (Shared Vision), assinado em 2006 pela secretária de Estado Condoleeza Rice e pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros Abdullah Gül.

 

Por mais quinze anos

Desde o fim da Guerra Fria, a Turquia teve tempo para repensar a sua paixão pelo “Ocidente”, quer na vertente da sua “parceria estratégica” com os EUA, quer no tocante à sua aspiração de aderir à actual União Europeia.

No que à Europa diz respeito, as sucessivas hesitações e contradições dos seus líderes perante a candidatura turca (justificadas pela não resolução do problema de Chipre, pelo ritmo das reformas políticas e económicas turcas, e pelo crescente medo europeu de um futuro com mais imigrantes e mais desemprego, resultante dos sucessivos alargamentos da UE), cria um terreno propício a uma desconfiança e decepção turcas correspondentes. No passado recente, as declarações públicas do novo papa Bento XVI, desfavoráveis à adesão turca e confirmando a identidade da UE como um “clube cristão”, bem como as tomadas de posição, também contrárias à adesão turca, do novo presidente francês, Nicolas Sarkosy, podem ter dificultado o longo caminho, de 15 ou mais anos, que a Turquia terá de percorrer antes de estar em condições de — eventualmente — ser aceite entre os europeus. Mas de que Europa estaremos a falar dentro de 15 anos, e de que Turquia, e de que Médio Oriente?

Sarkosy propôs levar o debate sobre os limites da Europa ao Conselho Europeu de Dezembro de 2007, limitando-se a oferecer à Turquia uma “relação privilegiada” no âmbito da sua proposta de “União Mediterrânica” (um relançamento do Processo de Barcelona) — o que foi ouvido como um insulto em Ankara. Ora, o papa de Roma pode não representar senão uma parcela politicamente não-relevante da opinião pública europeia (se é que tal existe), mas o presidente francês tem tendência a ser reconhecido como um rosto forte da Europa.

 

Duas campanhas iraquianas

No que toca aos EUA, a Guerra do Golfo de 1990-91 foi um duro teste para a “parceria estratégica” que envolvia a Turquia: o então presidente Turgut Özal autorizou Washington a lançar ataques (fora do âmbito da NATO) contra o Iraque a partir de bases turcas (sobretudo a de Incirlik), colocou 100 mil soldados na fronteira turco-iraquiana e juntou-se às sanções da ONU contra Saddam Hussein, fechando os pipelines turcos ao petróleo iraquiano. Özal acreditou que este alinhamento pesado reforçaria o reconhecimento da importância da Turquia como aliada dos EUA e aceleraria, ao mesmo tempo, o processo de adesão à Comunidade Europeia, mas tais ganhos políticos foram nulos. E Ankara perdeu milhares de milhões de dólares com o fecho dos seus pipelines ao Iraque. Na ressaca da guerra, a proteccção ocidental a um Estado curdo de facto no Norte do Iraque deu novo fôlego ao nacionalismo separatista e ofereceu novas bases logísticas ao PKK. Özal recuou então, e adoptou uma série de restrições à autorização dada a americanos, ingleses e franceses para usarem bases turcas na monitorização da no-fly zone no Norte do Iraque.

A invasão americano-britânica do Iraque, em 2003, e a guerra que se mantém desde então, levaram a novo envolvimento turco nas questões do Médio Oriente, ainda centrado na questão do nacionalismo curdo. A falta generalizada de segurança no Iraque pós-Saddam levou a que mais curdos procurassem refúgio no Norte do país, e a fragmentação de facto do Iraque dá novas asas ao sonho de um Curdistão independente. A guerrilha do PKK reactivou-se em 2006 (após um cessar-fogo resultante da prisão de Öcelan), e Ankara garante que foi no Norte do Iraque que se reinstalou a maior parte da sua logística.

 

De volta à montanha

É a esta luz que é preciso ler a autorização, dada em Outubro de 2007 pelo parlamento turco, a uma intervenção militar “de envergadura” no Curdistão iraquiano, e sobretudo “na montanha”, a velha “terra de ninguém” entre Iraque, Turquia e Irão, onde se concentram 3.500 homens armados pelo PKK, vindos quer do Curdistão turco, quer do iraquiano: tal autorização foi pedida pelo governo, mas satisfaz a exigência das Forças Armadas, que não acreditam em negociações com os curdos iraquianos. George W. Bush e as autoridades de Bagdade reagiram imediatamente, o primeiro afirmando que tal intervenção seria contrária aos interesses da Turquia; as segundas, dizendo que esperam de Ankara respeito pela soberania do novo Iraque. Mas ao mesmo tempo, Bagdade pediu ao PKK que saísse “tão depressa quanto possível” do Curdistão iraquiano, e os curdos de Erbil garantiram que se defenderiam de “toda e qualquer intervenção militar” no território. Antes da queda de Saddam Hussein, a Turquia fez 24 incursões militares no Norte do Iraque, intervenções que cessaram desde que o AKP é governo.

A ter lugar, decidida pelo AKP de Erdogan, uma intervenção no Curdistão iraquiano constituiria um decisivo desafio turco aos EUA e acentuaria desagregação política do Iraque. Se for substituída por incidentes localizados e esporádicos, a ameaça de intervenção será uma “espada de Dâmocles” que a Turquia suspende sobre os EUA e o novo Iraque, tentando forçar uns e outros a comprometerem-se na aniquilação do PKK e na contenção dos sonhos curdos.

separador

Topo Seta de topo

1 - Moscoso del Prado, Juan. In “Por el amor laico entre la UE y Turquía”. El País , 31 Agosto 2007.

separador

* João Maria Mendes

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Lovaina (Bélgica). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Docente na Escola Superior de Cinema e Teatro e na Universidade Autónoma de Lisboa. Subdirector do Observatório de Relações Exteriores da UAL.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Distribuição da população curda na região

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -

Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2009)
_____________

2009

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997