Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2008> Índice de artigos > História dos grandes tratados europeus > [ O Congresso de Viena ]  
- JANUS 2008 -



Descarregar texto Descarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

O Congresso de Viena

Hermínio Esteves * e Nancy Gomes **

separador

Reunião diplomática que pôs termo à longa guerra travada entre a França napoleónica e as outras nações, o congresso de Viena foi talvez o acontecimento mais notável do século XIX, procurando estabelecer um novo equilíbrio europeu e assegurar a paz entre as grandes potências. Oficialmente aberto em 1-11-1814, o tratado geral só veio a ser assinado a 9-6-1815 pelos delegados da Áustria, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Prússia, Rússia, Suécia e Noruega.

Os homens reunidos em Viena tinham bem vivas as memórias da Revolução Francesa e o abalo que esta e o Império haviam infligido à Europa. A ordem internacional havia sido profundamente abalada em 1792. Havia, pois, que promover a reconstrução da Europa, em novos moldes, embora Metternich pretendesse fazer recuar os ponteiros da História e, se possível, promover o retorno a 1789. Outros, mais pragmáticos, embora inimigos da Revolução, entre eles Talleyrand, que havia cooperado com ela, sabiam que a nova ordem internacional não podia ser sequer a de 1792. Havia, em primeiro lugar, que criar as condições indispensáveis para a edificação duma nova ordem internacional; em segundo lugar, procuraram aproveitar a oportunidade de fortalecerem a posição dos grandes Estados. Para isso, havia que proceder à legitimação dos soberanos, isto é, à “restauração das monarquias”. Tanto Talleyrand como Gentz souberam, habilmente, combinar as peças do xadrez político, impondo dois princípios flexíveis favoráveis aos grandes Estados, um jurídico e um moral: o do equilíbrio europeu e o da legitimidade.

A reconstrução da Europa faz-se após vinte e cinco anos de conflitos e de guerras, afirmando-se os princípios internos dos Estados.

Contavam-se entre os pontos tratados a partilha da Polónia entre a Áustria, Prússia e Rússia, o estatuto da Confederação Germânica; a definição das fronteiras da Bélgica, dos Países Baixos e do Luxemburgo; a neutralidade da Confederação Helvética, etc. O Congresso levou a cabo uma redefinição das fronteiras que faria as suas vítimas. Em primeiro lugar, a Polónia, que ninguém procurou reconstruir como Estado independente. No lugar do Sacro Império Romano-Germânico, composto por 350 Estados, é criada a Confederação Germânica, composta por apenas 39 Estados. Dentro desta, o Império Austríaco e, acima de tudo, a Prússia, aumentam os seus territórios e a sua influência. A Prússia recebe uma parte do Saxe e a quase totalidade da Renânia, com a qual passa a dispor duma fronteira com a França, situação que favorecia os futuros conflitos entre os dois Estados, de que será exemplo a guerra Franco-Prussiana. A Áustria colheu escassos benefícios na Alemanha. Renunciou à sua antiga parte nos Países Baixos, considerados indefensáveis devido à sua localização geográfica, penetrando em compensação nos Balcãs e na Itália. Torna os pequenos ducados da planície do Pó seus vassalos e contribui para que o ducado de Parma seja entregue à imperatriz Maria Luísa. O resto da Itália pouco se altera, não constituindo mais que uma simples “expressão geográfica”, segundo Metternich. Apenas o reino da Sardenha reforça a sua posição com a anexação de Génova e a recuperação da Sabóia. Durante o Congresso haviam sido já assinados 17 tratados, acordos e regulamentos sobre matérias anexas. Talleyrand que, a par de Metternich, terá sido a grande figura do Congresso, conseguiu para a França “pelas virtudes e garantias de uma monarquia legítima, reocupar um lugar de primeiro plano entre os Estados”. Embora as fronteiras da França tenham sido reduzidas à expressão de 1792, não foi excluída do concerto das grandes potências, culminando assim o esforço e capacidade negocial do estadista francês.

Topo Seta de topo

Portugal foi representado de início pelo conde de Palmela e por A. de Saldanha da Gama, mais tarde pelo conde de Porto Santo e por D. Joaquim Lobo da Silveira, que veio a ser conde de Oriola. É atribuída a Portugal a indemnização de 300.000 libras, a pagar pela Inglaterra pelo apresamento dos nossos navios durante o conflito, tendo o Congresso garantido ainda ao nosso país uma indemnização de guerra na ordem dos 2 milhões, dos 700, que a França era obrigada a indemnizar outras potências na condição de potência vencida. Foi decidido que Olivença seria devolvida a Portugal, comprometendo-se os delegados a insistir com a Espanha para o cumprimento dessa cláusula – o que nunca chegou a efectuar-se. Portugal aceitava devolver a Guiana, que havia conquistado à França, a abolição do tráfico dos escravos, proibição que Portugal asseguraria ao norte do Equador e a anulação dos tratados anglo-lusos de 1810.

A nova carta geográfica da Europa viria a conhecer alguns ajustes impostos pelos condicionalismos da vida política do século XIX. Apesar de tudo, três princípios do Congresso de Viena conseguiram manter-se no quadro das relações internacionais: os que respeitam à neutralidade da Suíça; o da livre navegação dos grandes rios e o papel dos agentes diplomáticos, que eram considerados «parte integrante» das decisões do Congresso. Este encontra-se na origem da formação de novos blocos políticos: a França e a Inglaterra, por um lado, e a Rússia, a Alemanha e a Áustria, por outro, nele assentando também a supremacia germânica que veio a consolidar-se com Bismarck e que veio até à I Guerra Mundial.

 

Conclusão

O princípio basilar que orientou os trabalhos do Congresso de Viena foi o da legitimidade. Este princípio, introduzido por Talleyrand para que a França não fosse excessivamente penalizada pelas potências vencedoras, viria a ser adoptado por Metternich como expressão apropriada da sua política conservadora. Legitima o princípio da restauração monárquica, deixando de se falar em república. Era intenção de Metternich promover o retorno às monarquias absolutas. Porém, o retorno a 1789 já não era possível.

A escolha de Viena para a realização do Congresso resultou essencialmente de se tratar da capital dum país que não havia sido perturbado pela Revolução e, ao mesmo tempo, os Habsburgos constituírem o símbolo da ordem tradicional, da Contra-Reforma e do Antigo Regime. Mas, a nova ordem saída do Congresso de Viena não produziu o retorno à era das monarquias absolutas. Alguns soberanos não foram repostos depois do turbilhão revolucionário. A Revolução havia terminado de forma definitiva, mas as suas ideias persistiram sob as mais variadas formas: o liberalismo, como expressão da afirmação das classes burguesas triunfantes, os nacionalismos emergentes, que conduzirão à unificação da Itália e da Alemanha. Noutros casos, terão consequências bem mais graves, como no caso dos nacionalismos balcânicos.

Depois do Congresso de Viena a Europa conheceu o seu mais longo período de paz. Nos quarenta anos seguintes as grandes potências não se defrontaram entre si e, após a Guerra da Crimeia, em 1854, decorreram mais de sessenta anos sem qualquer guerra de grande dimensão.

separador

Topo Seta de topo

Informação Complementar

Os tratados

Como forma de resistência ao princípio de ordem e unidade imposto por Napoleão à Europa, os governantes europeus constituíram alianças com o objectivo de derrotar a França:

Tratado de Chaumont, de Março de 1814. Aliança militar entre a Grã-Bretanha, Áustria, Prússia e Rússia com o objectivo de derrotar Napoleão e redefinir geográfica e politicamente a Europa. A aliança teria a duração de vinte anos.

Tratado de Paris, de Maio de 1814. Pelo Primeiro Tratado de Paris, as fronteiras da França voltaram à situação de 1792, perdendo assim a Bélgica e a margem esquerda do Reno, que havia mantido durante mais de vinte anos. A França perdia ainda diversas possessões coloniais.

Tratado de Viena, de Junho de 1815. Resultou do Congresso de Viena, que reuniu praticamente todos os Estados europeus, antes da batalha de Waterloo. As decisões mais importantes foram adoptadas pelas cinco Grande Potências. Define-se um novo mapa e uma nova ordem na Europa.

Tratado de Paris, de Junho de 1815. Assinado após a derrota de Napoleão em Waterloo, alterou as fronteiras da França das de 1792 para as de 1790. A França perde assim outros territórios e pontos estratégicos na fronteira do nordeste. Pelo Segundo Tratado de Paris, a França passa a ser ocupada militarmente por forças estrangeiras até 1818, e passa também a ter de pagar uma indemnização elevada.

Tratado da Santa Aliança, de Setembro de 1815. Assinado pela Rússia, Áustria e Prússia. Propõe a criação de uma aliança de carácter geral, baseada nos laços fraternais que unem todos os homens, e que garanta assistência e ajuda, em todos os momentos e lugares.

Tratado da Quádrupla Aliança, de Novembro de 1815. Assinado secretamente entre a Rússia, a Inglaterra, a Áustria e a Prússia contra a França. Prevê uma acção imediata no caso de Napoleão voltar a ocupar o trono e ainda uma consulta no caso de a revolução voltar a manifestar-se na França.

 

O directório

O documento final do Congresso de Viena não incluía nenhuma garantia quanto à manutenção do novo statu quo, nem sobre a paz no futuro. Nesse sentido surgem duas propostas. Uma, inspirada por Alexandre I, desejava criar uma aliança de carácter geral, sem obrigações definidas e baseada em pressupostos morais e religiosos. A segunda, inspirada por Castlereagh, tinha como objectivo um pacto que garantisse a paz geral, com medidas concretas.

O tratado da Santa Aliança, de Setembro de 1815, reflectia as aspirações do czar. A Santa Aliança estava destinada, assim, a assegurar a ordem territorial da Europa do Congresso de Viena. Para tal definia uma fronteira ideológica baseada na fraternidade dos soberanos que se diziam delegados pela Providência para governar.

Pouco depois, a Santa Aliança foi substituída pela Quádrupla Aliança, resultado do Tratado de Novembro de 1815, assinado secretamente entre a Rússia, a Inglaterra, a Áustria e a Prússia contra a França, e que representa o triunfo das aspirações britânicas. Esta era uma aliança mais eficaz, prevendo uma acção imediata no caso de Napoleão voltar a ocupar o trono, e previa ainda uma consulta no caso de a revolução voltar a manifestar-se em França. O art. 6º do Tratado institucionalizava o Acordo Europeu, ou Acordo entre Grandes Potências, o qual previa a realização de conferências periódicas para adopção de medidas tendentes à manutenção da paz e ao respeito dos “Grandes Interesses Comuns”.

separador

Topo Seta de topo

* Hermínio Esteves

Licenciado em Ciências Históricas pela Universidade Livre. Mestre em Relações Internacionais pelo ISCSP/UTL. Doutorando pelo ISCSP na área de Cooperação Europa-África. Docente na Universidade Autónoma de Lisboa.

 

** Nancy Gomes

Mestre em Relações Internacionais. Professora Auxiliar no Departamento de Relações Internacionais da UAL. Colaboradora como Gestora de Bolsas, no Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela A Europa de Napoleão

Link em nova janela A Europa do Congresso de Viena

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -

Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2009)
_____________

2009

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997