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- JANUS 2008 -



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O Tratado de Bruxelas de 1948

José Cutileiro *

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O Tratado de Colaboração Económica, Social e Cultural e de Defesa Colectiva assinado em Bruxelas a 17 de Março de 1948 por representantes da França, dos três países do Benelux, e do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, conhecido por Tratado de Bruxelas, teve a maior importância para a segurança do Ocidente durante a guerra fria.

Não por ter vindo a estar na origem da União da Europa Ocidental, durante décadas a única organização europeia de defesa, criada em 1954, depois de o Tratado ter sido modificado e completado por um Protocolo assinado em Paris a 23 de Outubro desse ano.

 

O fracasso da Comunidade Europeia de Defesa (1952)

A criação da UEO surge depois de uma Comunidade Europeia de Defesa aprovada pelos governos dos quatro países continentais signatários do Tratado de Bruxelas (o Reino Unido não se lhes juntou), da Alemanha e da Itália ter sido rejeitada pelos deputados à Assembleia Nacional francesa a 8 de Agosto desse ano. (Seria o primeiro ‘não' francês ao projecto europeu; o segundo, declarado por eleitores e não por eleitos, chegaria meio século depois, no referendo de Maio de 2005 sobre o Tratado Constitucional. De Gaulle, que tinha as maiores dúvidas sobre a viabilidade da aventura europeia, dizia que as nações eram ovos cozidos e que com ovos cozidos não se faziam omeletes. Para uma maioria de franceses, nem em 1954 nem, pelos vistos, meio século depois.)

A aparição da União da Europa Ocidental na cena institucional europeia para procurar atenuar as consequências da morte à nascença da Comunidade Europeia de Defesa não deixa de conter alguma ironia, como às vezes a história proporciona. A CED morrera porque uma maioria de deputados franceses viram nela uma cobertura europeia para autorizar o rearmamento da Alemanha Ocidental, que era inevitável mas a que eles eram hostis – e tentar fazê-la passar sob essa cobertura fora estratagema concebido por Jean Monnet e adoptado entusiasticamente pelo primeiro-ministro francês René Pléven. Os governos das partes assinaram o tratado em 1952; em 1954, quando a Assembleia se veio a pronunciar, o governo de Paris tinha mudado e era chefiado agora por Pierre Mendès-France, que não tinha posição definida quanto à CED e dirigia um governo que estava dividido sobre ela e fora incapaz de sanar essa divisão. A oposição ao tratado tinha dois grupos protagonistas principais: os gaulistas, que viam nele uma afronta à independência nacional, e os comunistas que viam nele uma tentativa de fortalecer a Europa contra a União Soviética. Ora a vitória convincente dos opositores – 319 contra 263 – teve efeito perverso quanto aos interesses de ambos: atirou de vez a Alemanha para os braços da Aliança Atlântica, reforçando assim o Ocidente contra a URSS e confirmando a Organização do Tratado do Atlântico Norte como pedra angular da defesa colectiva da Europa ocidental; desde esse dia até ao colapso da União Soviética, em 1990, os comunistas nunca conseguiriam enfraquecer a frente ocidental. Os gaulistas tentaram várias vezes gesticular contra a hegemonia norte-americana – em 1966 de Gaulle retiraria mesmo a França da estrutura militar integrada da OTAN – mas, no fundo, nas crises realmente importantes da guerra fria, incluindo a crise de 1962 sobre os mísseis soviéticos em Cuba, a França mostrou-se um aliado firme dos Estados Unidos. (O desentendimento sobre o Iraque aconteceu depois do fim da guerra fria; julgo ser legítimo imaginar que se esta, à época, continuasse ainda, Paris não se teria oposto a Washington.)

As paixões que levaram à rejeição do Tratado pareceriam demasiado fortes se fossem avaliadas contra a pacatez europeia deste começo do século XXI, quando existem a União Europeia, a amizade franco-alemã, o euro, a Rússia no G-8. Mas aqueles tempos eram outros. O Tratado de Bruxelas fora assinado três anos depois do fim da guerra (da Segunda Guerra Mundial) na Europa Quando os deputados franceses votaram contra a CED tinham só passado nove anos sobre a rendição incondicional da Alemanha. Não tinha ainda havido a crise do Suez, nem o relatório secreto de Nikita Krutchev ao 20.º congresso do Partido Comunista soviético, sobre os crimes de Estaline.

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Mas a União Soviética, prosélita e expansionista, afirmava-se já senhora intolerante de toda a Europa que lhe coubera na partilha do continente entre duas esferas de influência no post-guerra, regateada em Ialta por Churchill, Roosevelt e Estaline.
O golpe de Praga, com a defenestração pelos russos, disfarçada de suicídio, do ministro dos Negócios Estangeiros checoeslovaco Jan Mazaryk, dá-se em 1948. É também em 1948 que começa o bloqueio de Berlim. Com excepção da Jugoslávia de Tito – que sai desavinda do Comintern exactamente em 1948 – nenhum país velho ou novo dessa parte do mundo escapava ao domínio de Moscovo; os três Estados bálticos tinham mesmo perdido as suas independências e sido cercados pelas fronteiras da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Os europeus ocidentais – os britânicos antes de todos os outros – tinham percebido que um poder monstruoso, prosélito e implacável se estabelecera na sua fronteira leste e que era prioritário defenderem-se dele.

Tinham percebido também, uns melhor do que outros, que, mesmo para os vencedores europeus da Guerra de 1939-1945, principais aliados dos americanos, a França, salva de caír entre os derrotados pela acção rebelde de de Gaulle e (a partir de 1941, depois de Hitler ter invadido a União Soviética) dos comunistas, bem como, mais forte e convincente na guerra e na vitória, a Grã-Bretanha, o poder que tinham agora na Europa e no mundo não se comparava com o poder que tinham tido antes da guerra. E era também claro que, devido à pressão posta a favor da independência de povos coloniais pela União Soviética e pelos Estados Unidos, menos poder viriam a ter ainda num futuro muito próximo. Embora em 1948 o título de Ernest Bevin fosse ministro dos Negócios Estrangeiros e Imperiais (Foreign and Imperial Secretary – assim aparece na acta de assinatura do Tratado de Bruxelas) o sol que cinquenta anos antes nunca se punha no Império Britânico passara a ser um sol poente. Em 1947, a Índia e o Paquistão tinham declarado as suas independências e o resto – na África, na Ásia, nas Américas, na Europa (Chipre) – esboroou-se, quase sempre ordeiramente, em poucos anos.

As antigas grandes potências europeias do século XIX, incluindo o que restava a ocidente da Alemanha, acabaram por perceber que, para se defenderem de eventuais ataques soviéticos ou, melhor ainda, para desencorajarem Moscovo de os desencadear, precisavam de associação garantida com os Estados Unidos, que fosse constante, institucionalizada e apoiada num aparelho militar operacional.

Foi nesta veia que os arquitectos do Tratado de 1948 quiseram assiná-lo, sobretudo por quererem dar aos americanos prova de que os europeus eram capazes de se organizarem entre si sobre questões da sua defesa e estariam assim prontos a um arranjo transatlântico que reforçaria esta. Todos os signatários tinham esse fito, mas aquele que mais depressa se apercebera da necessidade de um elo transatlântico robusto e foi ajudando melhor a convencer Washington (não só a parte de Washington isolacionista e desconfiada de compromissos com europeus, mas também aqueles políticos americanos que desejavam ver uma Europa unida) das vantagens, também para os Estados Unidos, em estabelecer esse elo, foi Bevin, leiteiro de Bristol que a acção sindical primeiro e a acção política depois haviam guindado ao governo da Grã-Bretanha, como ministro do Trabalho na coligação de unidade nacional imposta pela guerra e presidida por Churchill e, a seguir à vitória eleitoral de 1945, como ministro dos Estrangeiros do governo trabalhista do Reino Unido presidido por Clement Attlee. Percebera cedo que, derrotado o nazismo, o problema que se perfilava diante das democracias europeias não era o de riscos causados por eventual rearmamento alemão – dos termos e controle do qual a UEO, de resto, se viria a ocupar – mas o expansionismo agressivo soviético. Bevin partilhava com outros trabalhistas ingleses uma dedicação aos interesses da classe operária que diferia daquela sentida e expressa pela maioria dos seus homólogos do continente europeu, por incluir repúdio declarado do comunismo e hostilidade à União Soviética.

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Do Tratado de Bruxelas (1948) ao Tratado de Washington

Os labores de Bevin e dos seus colegas obtiveram o efeito desejado. Em Abril de 1949 os Estados Unidos, o Canadá, o Reino Unido, a França, os três países do Benelux, a Dinamarca, a Noruega, a Islândia, a Itália e Portugal assinaram em Washington o Tratado do Atlântico Norte (de que, em 1952, foi criada a organização que ainda hoje existe, a OTAN). Entretanto a Turquia e a Grécia juntaram-se-lhe em 1952; a Alemanha Ocidental em 1955 (quando da reunificação alemã, em 1990, a Alemanha de Leste passou a fazer parte de um país membro do Tratado em vez de, como alguns tinham julgado inevitável, a Alemanha reunida ter passado a ser neutra); a Espanha em 1982; a Hungria, a Polónia e a República Checa em 1999: a Eslovénia, a Eslováquia, a Roménia, a Bulgária e os três países bálticos em 2004.

Verberada e posta em dúvida no Ocidente por pacifistas e comunistas de várias tendências durante os anos da guerra fria, a OTAN sobreviveu a muitas vicissitudes – a crise do Suez, a saída da França da estrutura militar integrada (com mudança de endereço europeu de Paris e Mante La Jolie para Bruxelas e Mons, na Bélgica), a colocação de mísseis intermédios na Europa, o próprio fim da guerra fria – sem deixar de ser, até hoje, o instrumento de defesa colectiva mais importante e eficaz à disposição dos Estados Unidos e dos europeus. Além disso, a partir da sua colocação na Bósnia-Herzegovina em 1996, passou também a ocupar-se de gestão de crises em partes agitadas do mundo onde interesses europeus e americanos tenham sido ou possam ser beliscados. Tal obrigou a organização a dotar-se de novos conceitos estratégicos e de novas tácticas, com grandes mudanças práticas, porque a preparação necessária à defesa própria é muito diferente da preparação necessária à intervenção bem sucedida em zaragatas de outros.

A OTAN é consequência, oblíqua talvez mas de importância crucial, do Tratado de Bruxelas de 1948, quer enquanto instrumento de defesa euro-atlântica, para o que der e vier, quer enquanto ferramenta de gestão de crises nalguns dos cantos problemáticos do globo – Kosovo e Afeganistão são os dois teatros de operações mais conhecidos.

Outra consequência do Tratado, de importância menos crucial para a nossa sobrevivência durante quase meio século de confrontação nuclear, mas de grande utilidade e alcance para conforto da posição da Europa no mundo de hoje – o mundo post-guerra fria e post-9/11 – é a Política de Segurança e Defesa da União Europeia. A ascendência da PESD até ao tratado assinado em Março de 1948 em Bruxelas é menos oblíqua do que a ascendência da OTAN, mas também precisa de cicerone.

 

A União Europeia Ocidental (1954)

A União da Europa Ocidental, criada em 1954 e dotada de competências de defesa colectiva, endossou logo estas à OTAN, porque não faria sentido político, estratégico ou financeiro que o não fizesse. A organização ocupou-se por um tempo da questão da reintegração do Sarre na Alemanha, manteve papel formal de vigilante do rearmamento alemão mas, até ao começo dos anos 80, vegetou sem qualquer intervenção significativa em problemas de defesa e segurança europeus. A sua sede em Londres pareceu a um diplomata do continente um hotel decrépito em Bournemouth, gerido pela filha de dono que já tivesse morrido.

Entretanto, outros propósitos do Tratado tinham encontrado expressões institucionais diversas. O Conselho da Europa, criado em 1949, ocupava-se de democracia, direitos do homem e questões sociais e culturais. O que começara como a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço transformara-se num processo mais ambicioso de cooperação económica em muitos domínios: encetara-se a longa e triunfante marcha de aprofundamentos e alargamentos até ao que é hoje a União Europeia.

No começo dos anos oitenta, a UEO começa a saír da sua letargia, estimulada sobretudo pela França, que gostaria de ver maior cooperação entre os europeus na OTAN e entendia ser a UEO o quadro onde a promover. E, a seguir ao entendimento entre Reagan e Gorbatchov que abrandou as tensões nucleares entre os dois blocos, os europeus, mais uma vez com a França à frente, viram futurar-se um panorama estratégico em que os seus interesse e os dos norte americanos estariam menos soldados entre si do que quando tinham enfrentado juntos a ameaça nuclear.

A partir dessa altura, a UEO é reorientada e desenvolvida como instrumento de gestão de crises que afectassem interesses europeus. Se interesses americanos estivessem também em jogo, o instrumento de acção colectiva continuaria a ser a OTAN. Trabalhando com a Comunidade (depois União) Europeia e a Aliança Atlântica, a sede da UEO é transferida para junto de ambas, em Bruxelas. São negociados acordos com a OTAN que autorizam o uso de meios militares desta em operações europeias. A posição charneira da UEO era consequência de oposição britânica a qualquer papel militar da própria União Europeia. Em 1998, porém, Tony Blair decide acabar com essa interdição histórica e a União herda o património político-militar da UEO, incluindo os acordos de cooperação com a OTAN, condição sine qua non para missões militares europeias de alguma envergadura.

Hoje há forças da União colocadas na Bósnia-Herzegovina, onde antes haviam estado colocadas forças da OTAN; estão em curso uma dúzia de outras missões mais pequenas através das quais a presença europeia em partes conturbadas do mundo se faz sentir.De há quase dez anos para cá vêem-se homens e mulheres fardados no Rond Point Schumann, coração urbano da Bruxelas comunitária, avessa durante quase meio século a uniformes militares.

Convém lembrar que não se trata de defesa colectiva, a qual continua a ser euro-atlântica e a estar investida na OTAN como sempre esteve desde o estabelecimento desta, já lá vão quase seis décadas. Mas a estrutura político-militar e as tarefas que lhe cabem tornaram-se parte integrante da União e elemento valioso da sua acção externa.

Como estrutura e tarefas foram transferidas da UEO ou decalcadas, com os ajustes mínimos necessários, do que naquela havia sido criado, embora a UEO tenha praticamente desaparecido (restam um secretariado vestigial em Bruxelas e uma Assembleia Parlamentar em Paris), a marca do Tratado de Bruxelas de 1948 continua a fazer-se sentir no panorama institucional e político da defesa e segurança europeias pois, como vimos, esteve na origem das solidariedades quer euro-atlântica quer intra-europeia que nos ajudaram a atravessar incólumes a segunda metade do século XX.

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* José Cutileiro

Diplomado e Doutorado pela Universidade Oxford. Leccionou em St.Antony's College, Oxford, na London School of Economics e, depois de 24 anos passados em diplomacia e instituições internacionais, foi Professor no Institute for Advanced Study, Princeton. Escreve sobre relações internacionais. É Conselheiro Especial do Presidente da Comissão Europeia .

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