Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 1998 > Índice de artigos > Relações exteriores > Economia e recursos > [A especialização internacional da indústria portuguesa]  
- JANUS 2004 -

Janus 2004



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

A especialização internacional da indústria portuguesa

Graça Ponte da Silva *

separador

Os desenvolvimentos recentes da economia mundial colocam novos desafios à economia portuguesa os quais terão como consequência uma nova inserção na geografia económica mundial. O crescimento do comércio e investimentos internacionais é um dos aspectos caracterizadores do processo de globalização em que, particularmente desde a década passada, assenta a evolução da economia mundial. Simultaneamente com a definição de um sistema de produção integrado à escala mundial, verifica-se ainda a emergência de novos pólos de desenvolvimento, onde se destaca a região da Ásia/Pacífico. Este processo tem como consequência uma nova divisão internacional do trabalho associada a profundas transformações das estruturas produtivas nos países desenvolvidos e com consequências a nível da organização espacial e empresarial da indústria.

As transformações ocorridas na União Europeia, decorrentes da integração dos países da Europa Central e Oriental no sistema internacional de trocas e da necessidade de apoio ao desenvolvimento dos países da orla do Mediterrâneo, alteram profundamente as condições de competitividade e financiamento da economia portuguesa, reforçando a necessidade de uma melhor articulação com a estrutura produtiva europeia. Para uma pequena economia fortemente apoiada no sector exportador, como é a portuguesa, e face às novas condições de concorrência internacional e ao novo desenho da divisão internacional do trabalho, é essencial a aposta em novos factores de competitividade que permitam uma maior presença em mercados geográfico/sectoriais mais dinâmicos, assim como a evolução para novos segmentos nos mercados tradicionais e uma maior interpenetração entre os sectores secundário e terciário.

Durante a última década, os movimentos de adaptação e reestruturação que se têm verificado não se traduziram ainda em alterações significativas nos principais aspectos caracterizadores da estrutura produtiva da indústria portuguesa. A economia portuguesa continua a caracterizar-se por um padrão de especialização frágil e desequilibrado, muito polarizado regional e sectorialmente e apoiado, em larga medida, em vantagens competitivas associadas a custos de mão-de-obra ainda relativamente baixos ou à existência de recursos naturais.

Durante a década em análise, o comportamento das exportações portuguesas foi globalmente positivo, traduzindo-se em ganhos de quota nos principais mercados. Os mercados tradicionais ganharam ainda mais importância, tendo-se reforçado a já forte integração europeia do comércio externo português, sendo significativo o reforço dos laços ibéricos e o recuo do Reino Unido. Em termos sectoriais, contudo, manteve-se um perfil das exportações caracterizado pela liderança das fileiras têxtil e florestal, nitidamente distinto do da União Europeia. Todavia, é significativo o recuo das fileiras agroalimentar e electrónica e o progresso das exportações de material de transporte e eléctrico. Não obstante o comportamento positivo das exportações, o perfil de especialização da indústria portuguesa (avaliado segundo um indicador de vantagens comparativas que tem em conta as interdependências entre as variáveis internas e os fluxos de trocas externas) reproduz um padrão frágil onde apenas as fileiras têxtil e florestal apresentam globalmente vantagens comparativas. A um nível mais fino de análise continua a ser evidente o desequilíbrio de uma estrutura industrial hiperespecializada: fora das fileiras têxtil e florestal há muito poucos pólos de competitividade. A concentração dos pontos fortes a jusante nas fileiras e a disseminação dos pontos fracos por todo o tecido produtivo, é mais um aspecto revelador da fragilidade da nossa especialização. É clara a necessidade de novas opções que, na medida em que redesenhem o perfil de especialização da indústria nacional, permitam uma melhor adequação às mutações da economia mundial e aos novos pressupostos da divisão internacional do trabalho.

O desenvolvimento tecnológico dos processos de fabrico, a crescente terciarização da indústria, a plena integração dos PECO no sistema internacional de trocas, a emergência e o reforço de novos pólos de desenvolvimento assim como a nova lógica global de organização da indústria, são alguns dos aspectos das novas condições da concorrência internacional. O deslocamento da produção em massa para países de mais baixos salários impede a reprodução do actual perfil de especialização internacional da economia portuguesa e obriga à criação de novos factores de competitividade. A criação de novas vantagens passa, nomeadamente, pela redefinição e articulação do tecido produtivo, pelo desenvolvimento científico e tecnológico e pela formação de recursos humanos, promovendo o desenvolvimento de novas indústrias e gerando novos factores de competitividade a partir de indústrias tradicionais. É determinante a aposta em novos métodos de produção, gestão, organização e distribuição, na flexibilidade, inovação e qualidade e na orientação para segmentos de mercado com maior potencial de crescimento.

Topo Seta de topo

 

Informação Complementar

Os países da Europa Central e Oriental: novos desafios para a economia portuguesa

O processo de transição e progressiva integração dos PECO no mercado mundial e as perspectivas de alargamento da U.E., integram-se num movimento mais amplo de transformação das condições da concorrência internacional. Num novo quadro de referência para as decisões dos agentes económicos, afigura-se esgotada a continuação da aposta numa estrutura produtiva baseada nos tradicionais factores da competitividade da indústria portuguesa. O estabelecimento de fortes relações económicas dos PECO com a Europa Ocidental restabelece laços normais, justificados pela proximidade geográfica e histórica. Para tal contribuem a celebração de acordos de associação, o tratamento aduaneiro preferencial dado ao outward processing, assim como a intensificação dos fluxos de IDE.

De um modo geral, o comércio dos PECO com a U.E. reproduz ainda as relações entre países em desenvolvimento e desenvolvido: exportam principalmente produtos com elevado conteúdo de mão-de-obra, energia ou matérias-primas e importam produtos com maior conteúdo tecnológico e capital-intensivos, assim como bens de consumo. Apesar de alguns produtos tradicionais das suas exportações, frequentemente associados à dotação em recursos naturais, se manterem importantes, nota-se a emergência de novos produtos, com destaque para os têxteis, vestuário e calçado, mobiliário e automóveis. O crescimento de sectores com forte conteúdo de mão-de-obra indicia uma especialização próxima de PVD da Ásia ou do Norte de África. Contudo, alguns países (Polónia, Hungria, ex-Checoslováquia) tendem a diversificar as suas exportações, aproximando-se mais dos países desenvolvidos.

Apesar da ainda reduzida expressão dos PECO, a estabilização das suas economias, a consolidação das reformas institucionais, a reconversão do sector industrial e a existência de mão-de-obra qualificada, abrem novas perspectivas de desenvolvimento. A economia portuguesa, a manter-se o actual perfil de especialização, encontrará sérias dificuldades competitivas, as quais inicialmente se manifestarão particularmente em indústrias com forte conteúdo de mão-de-obra, mas com tendência a estenderem-se a indústrias intensivas em capital-humano.

separador

* Graça Ponte da Silva

Licenciada em Direito pela UAL.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Exportações portuguesas - estrutura geográfica

Link em nova janela Exportações portuguesas - estrutura por fileiras

Link em nova janela Exportações portuguesas - quotas de mercado no mundo e na UE

Link em nova janela Perfil da especialização portuguesa

Link em nova janela Perfil da especialização da UE

Link em nova janela Principais vantagens comparativas da indústria portuguesa

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -
Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2003)
_____________

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997
 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores