Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2007> Índice de artigos > Religiões e política mundial > Actores político-religiosos > [ Mohandas Karamchand Ganghi, dito o Mahatma ]  
- JANUS 2007 -



Descarregar textoDescarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

Mohandas Karamchand Ganghi, dito o Mahatma

João Maria Mendes *

separador

Gandhi (Mohandas Karamchand Gandhi, dito o Mahatma – “alma grande” no antigo sânscrito) é apresentado, desde bem antes da sua morte em Janeiro de 1948, ora como pai da independência da Índia e grande reformador social, ora como um dos líderes espirituais mais influentes do séc. XX, ora como reinventor de práticas de intervenção social e política originais que viriam a marcar o futuro das militâncias pacifistas em todo o mundo: a desobediência civil, que aprendeu nos textos do americano Henry Thoreau, a resistência não-violenta, a satyagraha ( satya significa verdade, agraha tomada de posse), a ahimsa (recusa de fazer o mal). “ Experiência da verdade ” foi, aliás, o título que deu à sua autobiografia. Louis Massignon, seu biógrafo, prefere traduzir satyagraha por “reivindicação cívica da verdade”.

A sua notoriedade internacional adveio, decerto, do polimorfismo coerente da sua história de vida: Gandhi foi, para o observador político ocidental, simultaneamente um “ sage ” e um “ maître à penser ”, um “director de consciências”, um místico, um líder político visionário e carismático, um resistente e um exemplo de pobreza militante: uma conjugação de traços que de algum modo ilustra o filósofo-político da República de Platão, mas que, no mundo contemporâneo, só o Oriente poderia engendrar, dada a simbiose entre metafísica e ética na maioria do pensamento oriental.

Gandhi foi, assim, uma personalidade sincrética, que associava ascese e dietética à defesa do khadi (tecido de algodão artesanal com que confeccionava a sua roupa) e à “purificação moral”. Aos 50 anos, em pleno combate independentista contra o Império Britânico, ele definia-se a si próprio como um “idealista prático” ( Hind Svaraj , 1920). Esse utopismo-de-pés-na-terra é outro traço marcante do seu carácter e da sua prática política, frequentemente não compreendido pelos seus amigos e aliados do Partido do Congresso: doutrinador inflexível e obstinado, foi igualmente um negociador disposto às mais amplas concessões, como no Pacto de Delhi de 1931, em que acorda com o vice-rei Irwin a suspensão da desobediência civil e aceita participar, em Londres, na II Conferência sobre a Independência da Índia, que redundou num fracasso total.

Essa dualidade – de um lado o espírito reformador sempre na ofensiva, do outro uma igualmente forte tendência prática para a conciliação, exprime a satyagraha e a ahimsa que o moldaram desde a juventude. E ajuda a entender as circunstâncias da sua morte violenta: no tumulto que se seguiu à independência da Índia, declarada a 16 de Agosto de 1947 em simultâneo com a secessão paquistanesa, Gandhi, hindu defensor de uma mãe pátria abrangente, e que via a separação do Paquistão como uma “vivissecção”, pedindo à maioria hindu a maior tolerância em relação à minoria muçulmana, suscitou ódios entre hinduístas, acabando assassinado a tiro por um deles, cinco meses depois.

 

Iniciação sul-africana

Gandhi nasceu vaisya (casta de mercadores), em 1869, de uma família da burguesia administrativa de Porbandar (Gujarat), um principado de que seu avô e pai foram primeiros-ministros. Estuda Direito em Londres e volta à Índia em 1891 jovem advogado, mas as dificuldades do início de profissão fazem-no aceitar um convite para trabalhar na África do Sul – e é aí, num país marcado pelas desigualdades sociais e pela exclusão racial mais extrema, que vai nascer o futuro Mahatma : Gandhi assume a defesa da comunidade indiana, cívica e politicamente desprezada, ao mesmo tempo que combate, no seu seio, pela sua auto-regeneração moral. Lutas contra a anulação dos casamentos não-cristãos, pelos direitos eleitorais dos indianos, contra a restrição dos direitos migratórios, contra a segregação social e racial, marcam a agenda dessa “iniciação” sul-
-africana. Pessoalmente, aprofunda as suas convicções e caminho religioso. De jovem influenciado pelo sermão da montanha da Bíblia cristã, pelo Bhagavad-Gita (que citará até ao fim dos seus dias), pelo Até ao último de John Ruskin, por A salvação está em vós de Tolstoi e por A desobediência civil de Thoreau, Gandhi passa a ser um jovem advogado activista dos direitos cívicos, um agitador que sonha com reformas sociais e um hindu defensor da pureza como via espiritual.

Regressa à Índia em 1915 e, em cinco anos, vai tornar-se na principal personalidade da regeneração e da autonomia nacional contra o Império Britânico. Os seus primeiros combates a favor de trabalhadores rurais põem em prática a desobediência civil, a não violência e o jejum como armas políticas e sociais. Em breve, dará forma ao movimento Swades (ou Swadeshi), cuja palavra de ordem é “prefira indiano, compre indiano”, e que promove o consumo urbano de produtos tradicionais e artesanais em nome da identidade nacional (swadesh significa si próprio). Os seus objectivos são claros: luta contra a desigualdade cidade / campo, reabilitação da produção manual massiva, criação de emprego em meio rural com base em actividades enraizadas, combate ao comércio e à organização do trabalho imposta pelos ingleses, e que perpetua uma plêiade de discriminações negativas.

A sua vocação de reformador social exprime-se igualmente na defesa dos direitos cívicos e políticos dos intocáveis, ou, mais globalmente, contra a intocabilidade – um combate que sustentou durante décadas, apesar de Gandhi nunca ter posto em causa o sistema global das castas nem a ideia de homo hierarquicus em que ele assenta. A defesa dos dalit , ou das castas desprovidas de qualificação política, económica e social, envolveu também confrontos directos com o Império, sobretudo quando, em 1932, Londres conseguiu impor cadernos eleitorais separados para os intocáveis.

 

Duas campanhas

Seria precisamente no confronto contra os britânicos – que explode com o estado de excepção e as chacinas de 1919 e só termina com a retirada da Grã-Bretanha da Índia – que Gandhi viria a ganhar a aura internacional de líder independentista. De entre as esgotantes etapas desse confronto e os seus incontáveis episódios, sobressaem os anos da II Guerra Mundial, porque Londres declara a Índia em “estado de guerra” e os nacionalistas respondem que só um país independente participaria, por decisão própria, em acções militares contra as potências do Eixo. Mas, ao mesmo tempo, Gandhi extrema a sua doutrina da não-violência, gerando clivagens de grande profundidade no campo independentista. Em 1942, lança o seu imparável “ Quit India ”, subindo a parada anti-britânica para um clima de confronto final. É preso enquanto a repressão brutal dispara nas ruas. Só será libertado em 1944.

Finda a Guerra, o governo do Labour admite, em Londres, o início do processo de independência. Mas, na Índia, o combate anti-britânico já foi substituído pelo crescendo da violência inter-religiosa entre a maioria hindu e a minoria muçulmana, e Gandhi tem de renascer para a campanha pela tolerância religiosa. Em vão: mal a independência é assumida, tumultos entre os dois grupos fazem 5000 mortos em Calcutá.

Na perspectiva da história das independências do séc. XX, o Mahatma é uma das principais figuras dos movimentos nacionalistas, o homem que derrotou o Império Britânico. Mas para as contraculturas que marcaram a opinião pública ocidental, e claramente ao longo das décadas de 60 e 70, ele é sobretudo o estratego da desobediência civil e da não-violência como armas do combate de rua, ou o líder espiritual capaz de fazer a ponte entre a resistência popular prolongada e a ascese individual. O agitador político funde-se com o autor das Cartas ao Ashram, o seu testamento de satyagraha.

separador

Topo Seta de topo

* João Maria Mendes

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Lovaina (Bélgica). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Docente na Escola Superior de Cinema e Teatro e na Universidade Autónoma de Lisboa. Subdirector do Observatório de Relações Exteriores da UAL.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Mohandas Karamchand Gandhi

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -

Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2006)
_____________

2006

2005

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997

 
  Programa Operacional Sociedade de Informação Público Universidade Autónoma de Lisboa União Europeia/FEDER Portugal Digital Patrocionadores