Pesquisar

  Janus OnLine - Página inicial
  Pesquisa Avançada | Regras de Pesquisa 
 
 
Onde estou: Janus 2008> Índice de artigos > Aspectos da conjuntura internacional > [ A Índia e a iniciativa quadrilateral ]  
- JANUS 2008 -



Descarregar texto Descarregar (download) texto Imprimir versão amigável Imprimir versão amigável

ESTE ARTIGO CONTÉM DADOS ADICIONAIS seta CLIQUE AQUI! seta

A Índia e a iniciativa quadrilateral

Constantino Xavier *

separador

Com o degelo da Guerra Fria e a desagregação do Movimento Não-Alinhado, a Índia procura expandir o seu horizonte estratégico para além do rival Paquistão e da Ásia do Sul. Por outro lado, a crescente importância económica e geoestratégica da Ásia, em particular a ascensão da China, obriga a novos equilíbrios de poder e à procura de soluções multilaterais que visem a estabilidade e segurança do continente.

É neste contexto que emerge a possibilidade de a Índia integrar o projecto embrionário de uma comunidade, parceria ou aliança das democracias na Ásia ou, na sua versão japonesa, um “arco de liberdade e prosperidade”. Subjacente aos seus objectivos de promoção dos princípios da economia de mercado, dos direitos humanos e da democracia liberal está, no entanto, a preocupação em conter e gerir a expansão da China.

Com a inclusão da Índia, em Maio de 2007, na Iniciativa Quadrilateral (IQ) composta pelos EUA, Índia, Austrália e Japão, surgiu uma importante interrogação: para onde irá pender a incógnita Índia no complexo de segurança asiático? Deixar-se-á converter ao “eixo democrático” ou a uma “NATO asiática”, fomentando assim uma ruptura continental com a China?

 

Incentivos e obstáculos

São vários os incentivos que explicam a atracção indiana pelo projecto. Para além das suas credenciais políticas (60 anos de democracia) e económicas (crescimento fulgurante, entre 7 e 9%), a Índia mantém relações bilaterais privilegiadas com os três outros constituintes da IQ.

Com os EUA tem negociado um acordo de cooperação nuclear civil que lhe deverá permitir descartar o estatuto de pária no regime de não-proliferação nuclear e as suas forças armadas realizaram, só nos últimos cinco anos, mais de cinquenta exercícios militares conjuntos. O Japão sempre foi uma peça central na Look East Policy indiana, apresentando-se como o maior contribuinte em ajuda externa e o quarto maior investidor externo. Finalmente, as boas relações com a Austrália, desde a visita histórica de Rajiv Gandhi, em 1986, são reforçadas pela imensa diáspora indiana no país. Comum a todos os quatro membros da IQ é ainda o seu interesse estratégico no oceano Índico, nomeadamente a segurança dos seus estreitos (especialmente o de Malaca) e o combate à imigração ilegal, à pirataria e ao terrorismo naval.

É, no entanto, o factor China que melhor explica a aproximação indiana à IQ. A disputa fronteiriça sino-indiana, ao longo dos Himalaias, permanece uma fonte de tensão contínua e impede qualquer diálogo político mais profundo. Nova Deli receia também o cerco que Pequim lhe está a montar na sua vizinhança regional. Para além de continuar a fornecer mísseis ao Paquistão e a operar a partir do seu porto de Gwadar, a China surge agora noutras frentes, com uma base naval no sul das Maldivas, outros dois portos em construção no Sri Lanka e no Bangladexe, e vários projectos de infra-estrutura e recursos energéticos na Birmânia. O receio com que a Índia encara este avanço da China para a Ásia do Sul é ainda reflectido pelo facto de o governo de Nova Deli estar a bloquear investimentos chineses em vários sectores da sua economia, invocando “riscos à segurança nacional”. A sua principal agência petrolífera, a ONGC, tem perdido vários concursos internacionais para a rival chinesa Sinopec (por exemplo, em 2006, em Angola), o que contribui para a percepção de que se tornou insustentável competir de igual para igual com a China.

Topo Seta de topo

Por outro lado, são também substanciais os obstáculos que se apresentam a uma maior integração da Índia numa IQ que, em caso de expansão, corre o risco de dividir a Ásia com base numa sinofobia estratégica mascarada de parceria democrática. É no próprio seio da coligação governamental liderada por Manmohan Singh que se fazem ouvir estas vozes de protesto, nomeadamente entre os partidos comunistas. Por outro lado, a aproximação a um eixo ideológico patrocinado pelos EUA seria crítica para um governo que tem dedicado grandes esforços à integração da sua população muçulmana (16%, segunda maior do mundo).

Um comprometimento mais sério com a IQ colocaria também em causa a sagrada independência que as elites estratégicas indianas cultivam há décadas, podendo o país vir a ser obrigado a cortar as suas relações íntimas com o Irão (e assim abandonar o projecto de um gasoduto através do Paquistão) e a condicionar o quasi-monopólio russo no seu sector de Defesa. Mais importante ainda, colocaria em causa os esforços dedicados à normalização das relações sino-indianas, marcadas por um crescimento exponencial do comércio bilateral (quintuplicou entre 2002 e 2006, devendo o seu volume ultrapassar os quarenta mil milhões de USD antes de 2010).

 

Omnialinhamento estratégico

Para não se comprometer e pesando cuidadosamente os incentivos e obstáculos que adviriam de um alinhamento mais sério com a IQ, a Índia continuará a seguir a via do omnialinhamento, ou seja, uma Índia com muitas relações amigáveis, mas nenhuma amizade séria. Como grande potência aspirante, mas longe das preocupações de que a China é alvo, a política externa indiana tem procurado alargar, o mais possível, a sua margem de manobra na arena asiática. Compreende-se assim a sua cuidadosa, talvez mesmo receosa, aproximação à IQ, sempre acompanhada de garantias aos chineses.

O South Block, sede da diplomacia indiana em Nova Deli, deixa transparecer este omnialinhamento em várias frentes: poucos meses depois da IQ em Manila, em Maio de 2007, o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Pranabh Mukherjee, participou, em finais de Outubro, na terceira cimeira ministerial Rússia-China-Índia, reivindicando uma “ordem internacional mais justa e racional” e mais “multipolaridade global” (1). Outro exemplo é a proeza diplomática indiana de celebrar 2007 como “o ano da amizade” da Índia com a China e o Japão em simultâneo, enquanto assina um acordo nuclear com os EUA, forma oficiais da Marinha iraniana e se afirma líder do “Sul Global” nas negociações da ronda de Doha.

O omnialinhamento indiano não deve, no entanto, ser entendido como uma mera esquizofrenia momentânea. Acima de tudo, reflecte uma preocupação urgente em evitar a lógica dicotómica “EUA vs. China” que afecta crescentemente a análise e o comportamento dos principais actores na Ásia. Segundo Shiv Shankar Menon, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros indiano, “estamos no processo de desenvolver uma nova arquitectura para a Ásia – uma arquitectura aberta, e não binária ou exclusiva, de que a China é parte integrante” (2). É este o grande objectivo da diplomacia indiana para os próximos anos.

 

Uma nova Ásia

O “namoro” indiano com o projecto do eixo das democracias na Ásia, resultante na Iniciativa Quadrilateral, integra-se portanto num esforço mais amplo de multiplicar entendimentos e parcerias multilaterais, informais ou institucionalizadas, em busca de um novo complexo de segurança asiático.

Explica-se assim o presente interesse do país em se aproximar de fóruns de que esteve tradicionalmente afastado, incluindo a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, onde detém o estatuto de parceiro), a Cimeira da Ásia Oriental (membro), a Organização de Cooperação de Xangai (observador) ou o Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC, candidatura pendente). Outros exemplos, geograficamente mais próximos, são a Associação para a Cooperação Regional na Ásia do Sul (SAARC, que fundou e que tem a China como observadora) e as iniciativas de Kunming, da baía de Bengala (BIMSTEC) ou de Mekong-Ganga, todas vocacionados para a cooperação económica na Ásia do Sul e do Sudeste. Como efeito destas movimentações, o foco do complexo de segurança asiático, tradicionalmente localizado na Ásia do Norte, Oriental e do Sudeste, tem vindo a integrar progressivamente a Ásia do Sul e o oceano Índico.

Aos actores externos, casos dos EUA ou da União Europeia, esta estratégia indiana poderá parecer, por vezes, incoerente e confusa. Oculta, no entanto, o potencial de uma Índia intermediária entre a China e os EUA e entre as várias sensibilidades e projectos que se apresentam para o futuro da Ásia. Por isso, qualquer tentativa de obrigar a Índia a enveredar por eixos predefinidos e potencialmente conflituosos resultará, muito provavelmente, numa retirada imediata de Nova Deli.

Por outro lado, o actual debate que ocupa as elites estratégicas indianas, sobre o futuro do país no mundo, reflecte a percepção de que o omnialinhamento é uma solução a prazo. Perante o entendimento que, a longo termo, o país não poderá continuar a ser um mero observador do impacto estratégico da ascensão chinesa, emerge a necessidade de assumir, e não transcender ou ignorar, escolhas e comprometimentos. Em consequência, crescentemente pressionada pela superioridade económica e militar chinesa, a diplomacia indiana apresentar-se-á, mais cedo ou mais tarde, na liderança do pelotão dos actores empenhados em negociar uma resposta multilateral inclusiva – possivelmente uma versão oriental dos Acordos de Helsínquia – visando assegurar a estabilidade e segurança do continente. A participação da Índia na IQ não passa, assim, de um mero passo prospectivo, em busca de um papel de liderança no processo de mutação que se anuncia para a Ásia.

separador

Topo Seta de topo

Informação Complementar

Genealogia do quadrilateral

Março 2002
Os EUA, a Austrália e o Japão iniciam o Diálogo Estratégico Trilateral (TSD).

Dezembro 2004
Após o tsunami, as marinhas norte-americanas, indianas, australianas e japonesas realizam operações de socorro conjuntas no oceano Índico.

Março 2006
Manmohan Singh e George W. Bush assinam um acordo indo-americano de cooperação nuclear, à margem do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Bush refere que a Índia tem “o dever histórico de promover a democracia no mundo”.

Novembro 2006
O MNE japonês Taro Aso defende o fortalecimento de laços com “nações amigas [e organizações] de interesses equivalentes”, referindo os EUA, a Austrália, a Índia, a União Europeia e a NATO.

Maio 2007
Em Manila, altos representantes dos EUA, Índia, Austrália e Japão iniciam um diálogo informal de segurança, a Iniciativa Quadrilateral. A China envia uma mensagem questionando os seus propósitos.

Agosto 2007
Perante o parlamento indiano, o PM japonês Abe defende “liberdade e prosperidade numa Ásia alargada, incluindo o oceano Pacífico, os EUA, e a Austrália”.

Agosto 2007
O PM australiano John Howard anuncia a venda de urânio à Índia, abrindo uma excepção inédita para um país não-signatário do TNP.

Setembro 2007
Dezenas de navios e submarinos dos EUA, Índia, Japão e Austrália (e um de Singapura) realizam exercícios navais na baía de Bengala, no oceano Índico.

Topo Seta de topo

Posições estratégicas indianas

Perante a participação do seu país na Iniciativa Quadrilateral (IQ) e a paralela aproximação aos EUA, as várias escolas estratégicas indianas têm cristalizado as suas posições, alimentando um vivo debate.

Para os nehrunianos , independentemente dos objectivos ou dos parceiros, a IQ é um precedente perigoso porque fomenta a lógica de alianças de cariz conflituoso. Em vez disso, favorecem o contexto das Nações Unidas e, alternativamente, arquitecturas institucionais regionais.

Esta última opção é também advogada pelos regionalistas de inspiração funcionalista. Têm operacionalizado modelos de cooperação económica entre regiões fronteiriças da Índia, do Paquistão, da China e do Myanmar e defendem que, antes de se envolver no complexo asiático alargado, a Índia deve dedicar prioridade absoluta ao contexto regional da Ásia do Sul.

A IQ encontra naturalmente oposição acérrima dos partidos comunistas (forte influência maoísta e pró-China) e dos pacifistas gandhianos , defendendo uma viragem da política externa para Sul e para os países em desenvolvimento, longe da Machtpolitik das grandes potências.

separador

1 - Comunicado conjunto dos MNE russo, chinês e indiano, em Harbin, a 24 de Outubro de 2007. Disponível em http://meaindia.nic.in/pressrelease/2007/10/24js01.htm

2 - Palestra no India International Centre, em Nova Deli, a 10 de Janeiro de 2007.
Disponível em http://www.ipcs.org/India_seminars2.jsp?action=showView&kValue=2213


separador

* Constantino Xavier

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Mestrando em International Politics na Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Deli. É, desde 2004, correspondente do Expresso na Índia e colunista da revista Atlântico.

separador

Dados adicionais
Gráficos / Tabelas / Imagens / Infografia / Mapas
(clique nos links disponíveis)

Link em nova janela Acordo nuclear Índia-EUA

Link em nova janela Cimeira trilateral de Harbin (2007)

Topo Seta de topo

 

- Arquivo -

Clique na edição que quer consultar
(anos 1997 a 2009)
_____________

2009

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

1999-2000

1998

1998 Supl. Forças Armadas

1997